Vitória com desempenho! Fim do Mazolabol e começo do futebol total de Jr Rocha – Blog do Marlon
Segunda vitória aumenta confiança mas ainda é preciso encontrar o equilíbrio
Resultados e objetivos iguais, mas desempenhos diferentes

Willians Santana comemora um dos gols: três: vitória com desempenho – Foto: Pei Fon – TNH1

 

O CRB conseguiu a primeira vitória na Série B. Não foi uma vitória simples, o time regatiano apresentou bons conceitos de jogo, uma apresentação consistente ofensiva e defensivamente. Penso que a primeira vitória na Série B decretou o fim do ‘Mazolabol’ e o passo inicial do futebol total de Júnior Rocha, onde há uma participação efetiva de todos.

O time conseguiu apresentar um futebol coletivo e dentro desta coletividade apareceram individualidades do meia atacante Willians Santana, da movimentação tática de Neto Baiano e da entrega dos volante Tinga e Lucas Siqueira.

O Jogo tático

Logo ao ver a escalação do CRB com a presença de Lucas Siqueira como primeiro volante, vi algo que já havia falado nas resenhas esportivas do PFC: Lucas funcionaria bem como o primeiro volante pois defende e apresenta qualidade para sair para o jogo. Também ficou evidenciado o ‘blefe’ do Jr Rocha: Tinga nuca foi o 10. Ele usou isso para ter o grupo.

A equipe mudou a característica. Rocha fez um 4-2-3-1 com posse e sem posse, defendia em duas linhas de quatro bem compactadas , com dois homens a frente destas duas linhas: Diego Rosa e Neto Baiano.

Mas o CRB teve como destaque no primeiro tempo a intensidade com que jogou. Não havia encaixe de marcação do Atlético-GO. Os dois volantes alternavam o posicionamento, uma ora, Lucas era o primeiro e em outro o segundo. No ataque, a mesma coisa: Neto era deslocado para o lado esquerdo, ficando entre o lateral e o zagueiro para que Diego Rosa atacasse o posicionamento do centro-avante.

Sem o encaixe da marcação do time goiano, o CRB tomou conta do jogo a partir dos sete, oito minutos do tempo inicial. Antes do gol, já havia uma jogada intensa criada, com o escanteio e Lucas Siqueira cabeando no travessão. Depois o CRB marcou dois gols muito rápido, no intervalo de pouco mais de dois minutos.

Somente no primeiro tempo foram 16 finalizações, sendo 7 delas certas, com três gols. Só no tempo inicial, o CRB finalizou mais que durante todo o tempo dos outros jogos.

No segundo tempo, o CRB controlou o jogo. O Atlético (GO) tinha mais posse, mas não conseguia volume, muito disto graças a qualidade defensiva apresentada pelo Galo.

Ficou evidenciado que não adianta ter mais posse e não saber o que fazer com a bola. Mesmo sem posse, o Galo foi mais intenso no segundo tempo e poderia ter feito mais gols. No final já na fase de desconcentração, o Atlético chegou ao seu gol.

Diego Rosa foi o garçon. Destaquei o papel tático de Neto Baiano e a entrega dos volantes Tinga e Lucas Siqueira. O craque do jogo foi Willians Santana. Jr Rocha trabalhou melhor e gostei da atuação do árbitro carioca Bruno Arleu de Araújo fez um boa arbitragem. Não conhecia o árbitro mais gostei muito da condução da partida.

  • George Amorim

    Sem dúvidas a melhor exibição do ano. Coletivamente me surpreendi com a evolução rápida do time entre terça e ontem. Há esperança de uma série B tranquila

  • Fabricio Feitosa

    Melhor atuação da temporada, jogou como time grande, a evolução é muito nítida, hoje temos organização tática é uma transição eficiente, méritos do Júnior Rocha apesar do pouco tempo de trabalho. Ainda há muito a melhorar, mas só o dia a dia vai trazer isso. Forte abraço grande Marlon!

  • José A de Oliveira

    Boa tarde Marlon, esse é o CRB que estávamos cobrando, ele não venceu uma equipe fraca como o Boa Esporte como exemplo, um saco de pancada, CRB venceu Atletico-go uma equipe descansada e sempre cotado para subir, jogou com raça e muita determinação, o primeiro gol do Willians Santana só aconteceu porque ele previu antes da bola chegar no goleiro que ele iria largar por isso se antecipou aos zagueiros, segundo gol oriundo de uma vontade fantástica do Diego Rosa e novamente do Willians Santana, terceiro gol corou a disposição e consolidar a raça da equipe. Ainda acho que apesar da raça e o gol mal anulado do Neto Baiano só o Juiz e o comentarista da tv Antônio Torres não viu o gol legal, Neto Baiano deveria descansar e dar lugar a outro centroavante mais descansado ele falha muito na finalização, naquela bola que recebeu do Edson Ratinho e perdeu o gol, se fosse mais inteligente tiraria do goleiro com toque de lado e ficaria com gol aberto para fazer, João Carlos também é outro que precisa ser substituído para descansar o físico e a mente, ele falhou no gol contra o Vila Nova mal pusicionado e o terceiro gol do Fortaleza, ambos desde o começo do ano que jogam precisem descansar e tem substitutos à altura. No mais esse é o CRB que queremos com raça e determinação se jogar desse jeito contra o Sampaio Correa com certeza o galo vencerá, precisamos do titulo da Copa do Nordeste, mais por enquanto esqueçam o jogo contra o Ceará o foco é a recuperação e subir de posição na série B.

    • makys silva

      CRB…CAMPEÃO BRASILEIRO…GRANDE COISA GANHAR DO ATLETICO-GO. AGORA É O MELHOR TIME DO MUNDO…TORCEDORES MODINHAS.

    • Manoel Silva

      Sou azulino de coração, mas entendo e vejo que o CRB dos últimos goleiros que teve esse João Carlos é dos melhores, por que não o melhor, mas torcedor não entende que o cara é um ser humano sujeito a falhas, mas as atuações desse excelente goleiro merece todo o meu respeito. É um grande goleiro que as vezes salva o galo de levar goleadas, ontem mesmo contra o Sampaio Correia, parte da vitória cabe a ele que fez grandes defesas. Olhe bem sou azulino mas reconheço o valor de um atleta no time rival.

  • Matheus

    O papai galo acordou , vamos pra cima CRB ????

  • Thiago

    Jogão de bola!
    Agora vai, agora o GALO SE APRUMOU!!!

  • Givaldo Sérgio

    Marlon eu sou seu Fã , vou confessar , quando vc falou na rádio que o Lucas no seu time seria 1º Volante e o Tinga 2º , lembro ainda que vc disse , Tinga nunca foi , nem nunca será 10. Eu disse esse azulino quer é ver o CRB perder …, Você ensina comentando parabéns ???

    • Dantas

      Esse azulino é fera e estuda muito o futebol; sabe deixar de lado a paixão pelo CSA quando comenta um jogo, seja do galo ou do azulão.

  • Pedro filho

    Parabéns. Não lia muito seus comentários, confesso até que não gostava de alguns. Mas você coloca o assunto numa linguagem fácil de assimilar. Se eu fosse comentarista eu acho que eu seguiria essa sua linha, pois o que você viu e comentou eu também vi e comentaria, se tivesse o talento de escrever como você escreve.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Assisti um CRB diferente na noite desta sexta-feira.Aliás,desde o jogo contra o campinense que o CRB vem propondo uma forma diferente de jogar.Apesar que,no jogo diante dos paraibanos,devido a necessidade de vencer,o time demonstrou um certo nervosismo na saída de bola.Nesta sexta-feira,percebi uma certa evolução na marcação.Principalmente,com a descida de Neto baiano marcando a saída de bola na defesa adversária e,seu deslocamento pelos lados do campo impedindo assim a saída do adversário palas laterais.Ainda falta um meia pifador tipo Daniel do CSA pra deixar os atacantes na cara do gol.O lado esquerdo da defesa,na lateral,ainda existe uma certa dificuldade devido a dificuldade de marcação do Diego que apoia e não defende com a mesma facilidade.

  • Anildo

    Marlon vc é um otimo comentarista . Sou crb e vi que agora o crb esta bem melhor que o do Mazola quando treinador .vc ja tinha falado nos seus comentarios onde o galo tava deixando a desejar justamente no meio com os volantes invertidos . mais ai o junoir rocha ja consertou . graças a Deus

  • ivo

    Inimaginável que o CRB, continuasse com o mesmo sistema de jogo após a contratação do novo treinador, espero que o Junior, não tenha o mesmo destino do Dado, o galo naquela época estava oscilante, mas convenhamos a mudança não foi feliz. Impressionante a regressão técnica do Mazola, bom, como tudo gira em torno de um ciclo, a era Mazola, terminou, menos mal que não foi de tudo um desastre. Agora inicia-se um novo ciclo que depois será chamado de a era do Junior Rocha, e assim segue as nomenclaturas do futebol moderno cheio de invenções e muito pouca bola. Quanto ao jogo o Capitão já disse tudo, foi também o que vi, a melhora foi visível e com certeza irá melhorar ainda mais. A partir da decima rodada veremos que tem bala na agulha. Até lá…

  • um ALAGOANO

    Esse jogo demonstrou que faltava ao time um técnico que realmente soubesse colocar o time pra jogar, esse treinador sempre fez isso nos times dele e não seria aqui, aquela conversa do mazola de que futebol era agora assim, jogo feio se defendendo e chutões pra se livrar da bola, acho que ele faltou as aulas do mesmo curso da CBF que ele e o Jr Rocha frequentaram.?

  • ivo

    Inimaginável que com a mudança de técnico o CRB, continuasse sem esquema de jogo, afinal, essa foi a causa da mudança. Apesar do pouco tempo, o Jr Rocha tem demonstrado conhecimento do futebol dos dias atuais, espero que tenham paciência com o Jr, e deixem ele apresentar o seu trabalho de forma gradativa, não esquecendo que ele não é mágico, é técnico. O jogo foi bom, o Capitão nos trouxe a radiografia do que aconteceu e vamos esperar melhoras, a partir da decima rodada veremos quem tem bala na agulha, até lá…

  • Abrahão

    MARLON, O MAIOR DE ALAGOAS ACORDOU. GALO EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO…. O PAPAI ACORDOU…………………

  • Macedo

    O importante é que você detalha muito bem o que foi o jogo em seus comentários, não é como o “comentarista” da tv, com a alcunha de “TORRÃO”, que fala coisas equivocadas e não sabe analisar um jogo de futebol. Não é de hoje que esse cidadão deixa transparecer sua torcida contra qualquer clube, com exceção do CSA, quando joga em uma competição nacional e pra ele o mérito é sempre pra o time adversário de Alagoas.
    Parabéns Marlon.

  • Fernando

    Acho muito cedo para fazer uma avaliação da equipe nos termos: “começo do futebol total de J. Rocha”.
    A equipe tem um longo caminho a seguir, com apenas uma vitória em 4 jogos não se pode em hipótese alguma avaliar a equipe com um bom desempenho.
    Cautela e “canja de galo” não ofende a ninguém.

  • Luiz Gustavo

    Vamos trabalhar essa posse de bola e a transição para sairmos desta zona, que é a de conforto.

  • Moa

    Que jogão foi esse que todos estão alarmando? gols polêmicos só. Ainda tem muito caminho pela frente.

  • Moa

    Futuramente o técnico será um PIPOQUEIRO A MAIS. ESPEREM E VERÁS…

  • Moa

    FUTURAMENTE O MARLON SE CANDIDATA A ALGUM CARGO POLÍTICO.

  • ivo

    Moa, fala sério! Você pode entender de tudo, menos de futebol. Outro detalhe, a coluna trata de futebol e nunca das particularidades, esquece, fala do jogo de ontem, uma vitória com “V” como esta escrito. O resto e meme.