Lições importantes para uma construção – Blog do Marlon
CSA não foi mal, mas foi apresentado a Série B
É preciso dar tempo para uma nova construção

Não resta dúvida que a derrota do CRB para o Campinense mostrou um Regatas jogando (?) um futebol assustador. Fui uma apresentação muito ruim pela Pré Copa do Nordeste e a derrota por 1 a 0 traz ainda mais pressão

Mas o que se viu no jogo mostra caminhos muito claros para o técnico Júnior Rocha. Observando o CRB serão necessárias três níveis de mudança: técnica, tática e de animação.

Tecnicamente mudanças precisam acontecer. A lateral direita é uma das necessidades. Ayrton não tem reunido condições. Diogo Matheus é mais jovem, mostrou ter mais força.

Mesmo com a mudança feita nos dois volantes – jogaram Feijão e Tinga – ficou claro que o Lucas Siqueira pode ser a peça a dar consistência defensiva e qualidade de saída no jogo.

Outra evidencia é a necessidade urgente de um meia armador, um homem que pense o jogo. O CRB não tem esta peça no elenco. Os que já foram testados tentando fazer a função não emplacaram. Rafael Bastos deixa a clara impressão que já pode ser desligado da equipe, não vai mais contribuir. Willians Santana é outro que precisa dar uma resposta em campo. Jogando com meias pelo lado, no 4-2-3-1, o melhor rendimento ainda é de Edson Ratinho.

Com as mudanças técnicas, o time poderá melhorar taticamente. A mudança de patamar do jeito do time jogar vai forçar que jogadores executem melhor o fundamento do passe, que retenham mais a bola. Pela maneira que vinha jogando, o CRB não sabe o que fazer com a bola, não consegue trocar passes, não consegue evoluir o jogo. Não apresenta intensidade. Júnior precisará de mais tempo para mudar isso.

E por fim, o grupo está abatido. Não vou usar palavras como vontade, garra, descompromisso. Se tiver tudo isso e não reunir as outras duas situações (tática e técnica) vai comprometer os resultados do mesmo jeito. Não adianta ter raça, garra e estar compromissado se você não reúne tática e técnica.  Além disto, não acho o elenco sem compromisso. Mas está claro que o elenco está abatido pelos resultados e pelo fato de não render.

Vi o time abatido contra o Oeste, mas que reagiu. Tadeu fez duas boas defesas, o time perdeu algumas oportunidades. Mas vem mudança de técnico, você perde um jogo novamente, como foi contra o Campinense – é natural que você caia o nível anímico.

Sem tempo, pois hoje regenera quem jogou, amanhã grupo cansado e dentro do prazo de desgaste pós jogo, que varia entre 48 e 72h, Jr Rocha não poderá ser intenso. Sem ‘treinar’, no sábado encara o Vila Nova e novamente, sem treinar, terça enfrenta o Fortaleza. Para colocar o CRB novamente no rumo será preciso tempo, calma e paciência.

  • Luciano

    CRB terá tempo calma e paciência .. tem uma torcida covarde e fraca. Se fosse no csa o pau ja tava cantando no mutange .

  • Miral

    O jogo do CRB ontem parecia mais um filme de terror! Que coisa mais tenebrosa. Jogadores sem a mínima condição de vestir a camisa do time. A conclusão é uma só: já está rebaixado na Série B. A dúvida é se ficará na lanterna ou se alguma outra equipe conseguirá a façanha de ser pior que o CRB.

  • CRB

    Não consigo entender a titularidade de Boaventura, ano passado falhou diversas vezes e esse ano continua. A “sorte”dele é que marca muitos gols nas jogadas de bola parada.
    Rafael Bastos, mal consegue dominar a bola, está em péssima fase.
    Willian Santana , não consegue criar.
    CRB precisa de um meia urgente e Ratinho não pode ser banco.

    Neto Baiano, nem chutar a gol consegue.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Entendo Marlon,que o CRB precisa urgentemente contratar um psicólogo.Depois que a equipe perdeu o título do alagoano para o CSA,os jogadores demonstram claramente que estão abatidos.No jogo de ontem contra o Campinense esse abatimento ficou gritante.A defesa que era o ponto forte do time na era Mazola ontem estava batendo cabeça.O setor de meio campo não existiu,no ataque apenas Neto baiano brigando desesperado por uma bola estourada da defesa.Enfim,ou contrata um psicólogo,ou o time cai.

  • ivo

    Vejo os comentários e fico perplexo com as conclusões. Desde o primeiro jogo do CRB, desse ano que a equipe vem jogando essa bola murcha, vinha sim fazendo resultados, o técnico dizia que era isso que importava, mas não convencia ninguém, até perdeu para Dimensão, isso por duas vezes.Não acredito que com esse plantel o CRB, possa fazer uma boa campanha, tem jogadores em número e com nome, mas falta qualidade, pelo menos até o presente momento, tem razão sim o Capitão, em seu comentário.

  • Marcos Pereira

    Engraçado, quando o crb estava liderando o alagoano já falavam em tetra invicto; quando o Ayrton fez um gol de falta contra o Coruripe, pensavam quem tinham um novo Juninho Pernambucano; quando Boaventura fazia gols de cabeça era zagueiro artilheiro; conclusão: essa lástima presta! Eu acho é tome! Tomara que seja o começo do fim. E se ficar puto é pior. kkkkkkk

  • José A de Oliveira

    Marlon, faço minhas as suas palavras, a maior motivação para esse grupo fraco é a dispensa de quem não está jogando nada, parece que a equipe está com algum tipo de paralisia, a bola passa na frente deles sequer colocam o pé para cortar o lance, um absurdo no jogo de ontem, jogador recebeu, girou,chutou e fez o gol, tudo isso na frente de zagueiro e lateral do CRB, no jogo contra Oeste o segundo Gol o volante foi em cima do jogador que fez o gol, em vez de cortar ou matar a jogada,deu as costas e tentou cortar com um coice, Jogador como Williams Santana e o Fernandes, Rafael Bastos, Anderson Conceição podem traquilamente serem desligados, Aírton se não melhorar rua, Feijão se não voltar a ter raça pode devolver ao Bahia, Tinga pelo que fez o ano passado ficaria em observação. A diretoria precisa parar de contratar mal e ter atitude de dirigentes descente, ficar de olho para saber se está havendo laranja podre dentro do grupo e desligar antes de contaminar os novos contratados. Eu não gosto de ter CSA como referência, mais as vezes temos que admitir a boa administração, perce-se que jogador que não comprometimento e não tem raça e falha demais com Rafael Tenório e Raimundo Tavares esse tipo de jogador não se cria. Porque no CRB vai se criar, não tem diretoria?

  • um ALAGOANO

    o que é um absurdo é o time treinar desde fevereiro e não tem uma jogada pra saída de bola, só chutão e quem tiver sorte que consiga resolver na frente.

  • Matheus

    Isso mesmo Marlon , tem que ter uma mudança grande nesse próximo jogo , pra mim tinha que entrar com joao Carlos , Diogo Matheus , Boaventura , Márcio e Lucas, Feijão , Tinga , Ratinho , Diego rosa ,Ruan e neto baiano.

    Jogadores tem que jogar com raça , respeitae a história do CRB , um rebaixamento esse ano seria uma tristeza grande , outra humilhação.

  • Almeida

    Vimos ontem um time apático, sem vontade de jogar, sem garra, pareciam que tavam jogando a pelada do final de semana. Esses caras, como qualquer funcionário de qualquer empresa, têm que ser chamados à responsabilidade. Estão recebendo muito bem e em dia. Tem que mostrar a eles, que é com esse salário que eles recebem do CRB, que eles sustentam suas famílias. Precisam ter a vontade de ganhar, a garra, a gana de vencer, que nós estamos vendo no jogadores do csa. Um time caro da série B, que é o CRB, praticamente foi engolido por um time da série D (Campinense).

  • Olympio

    Marlon,gosto das suas análises, mas quem se lembra dos seus rasgados elogios ao técnico Mazola e a esse elenco formado por ele. Parecia que o elenco do CRB seria um Real Madrid do Brasil. Rapaz… como o futebol confunde as pessoas.

    • Marlon Araújo

      Nunca escondi amigo , Mazola não é um profissional ruim , apenas não soube modelar com tantas opções por ele indicada . Agora se fizer justiça eu sempre alertei da baixa performance e expressivos resultados .

  • Olympio

    Marlon, você conhece muito de futebol, mas o futebol engana muito. É por isto que é apaixonante. Essa é a diferença em relação a outros esportes.

  • Luiz R S Filho

    Olympio…concordo e entendo sua colocação….Mesmo para um analista de futebol – conhecedor, não só curioso – esse esporte prega peças. Vou por exemplo citar aqui o CSA até a conquista deste Alagoano. Se não tivessem renovado os contratos com os jogadores que na visão dos Dirigentes/Treinador se destacaram na conquista da Série C, todo mundo e principalmente a imprensa reclamaria e apontaria esse fato como possível da dessarumação que estava até a chegada do novo Treinador que utilizando as mesmas peças praticamente aos poucos introduziu um novo formato ao time.
    Agora isso só dá certo quando todos querem….falam a mesma língua.

  • Everaldo

    A diretoria, de forma irresponsável, simplesmente jogou dinheiro do clube fora com a contratação de determinados “jogadores” como Rafael Bastos, Serginho, Leilson, Willians Fernandes(bebe todo dia), Mazola (atacante) que, ou veio bichado ou Alarcon tá esperando propostas pra encher o bolso, Edson Borges, Airton que mal consegue ficar em pé, Juninho Potiguar, Rhuan (dois burros e se fosse só pra correr contrataria o Usain Bolt), bem como a manutenção do Diego avenida, Flavio entrega jogo Boaventura, Ratinho no meio. Dispensou um pseudo técnico e contratou outro que já deu mostras que pode ser até pior, só serve pra entregar camisas. Já esta mais que na hora dessa diretoria começar a respeitar o CRB e a torcida, pois já tivemos paciência demais aos desmandos do Sr Marcos Barbosa e seu chumbeta Alarcon Pacheco. E ainda têm a cara de pau de pedir apoio da torcida.

  • Sampaio

    Sabe que eu acho? Eu acho é tome.kkkkkkkkk

  • José A de Oliveira

    Devemos ser sincero, para serie B time por time,com as novas contratações o time do CSA ganha de goleada do CRB, não sei quem estará pagando os salários desses jogadores porque são jogadores caros, Walter por exemplo ganhava mais de 200 mil no Goiás, além do técnico Marcelo Cabo ser um dos mais caros da série B. CRB é a cara da sua diretoria um time omisso, vacila dentro de campo, semelhante é sua diretoria omissa fora de campo sem atitude que mostre inteligência e comando, desde o começo do ano apesar das cobranças não cuidou de contrata um jogador de qualidade par o meio,um camisa 10, mesmo que vença alguns jogos não irá muito longe, se não acontecer algum milagre é time para brigar na zona do rebaixamento, enquanto no papel CSA está fazendo um time para brigar para série A.

    • Valdo Holanda

      Claro que pra mudar o CRB o treinador vai precisar que dos jogadores, que tenham mais vontade, determinação que se doem realmente, quanto a elenco o do Galo é melhor que o deles, e sobre o jogo do Campinense o CRB já tentou tocar mais a bola, manter a posse, paciência e aguarda, acredito no trabalho do Junior Rocha.

  • ivo

    Oliveira meu caro, esse time do csa que vc diz que irá brigar pela serie A, antes da decicisão era considerado descartável pela torcida e pela imprensa, pouca coisa mudou, umas poucas contratações e o time engrenou, agora falar de serie A com uma rodada é um pouco precipitado, parece-me que você não acompanha futebol, claro que vc acompanha, eu sei, o que fez Rafael e o Raimundo e a torcida? Deram um ultimato para os jogadores, querem continuar, mostrem que estão a altura, caso contrário a porta da frente é a serventia, simples assim, não adianta fazer como o Mazola, passando a mão na cabeça dos meninos que estão se esforçando, essa era a conversa e o galo se afundando, espero que a diretoria e a torcida acordem em quanto é tempo.

    • José A de Oliveira

      Ivo, concordo com você em parte, no jogo contra o Goias os jogadores do CSA foram quase os mesmo mais a atitude era de time que quer ganhar, dos contratados quem entrou correspondeu fez até gol com assistência do camisa 10 deles, ainda tem vários que estarão estreando, porque lá dar certo? porque tem comando, tem dirigentes que sabe agir no momento certo, seja para dispensar ou cobrar. Porque da minha chateação? não é pelas últimas três derrotas, mas pela não pespectiva de melhoras no médio e longo prazo, até acho que esses novos jogadores são boas contratações mais sem um bom camisa 10 de qualidade, pode e vai ganhar alguns jogos mais não tem pespectiva de uma campanha uniforme, porque não tem meio de campo, não tem criação, para a bola chegar com qualidade nas beiradas e no centroavante, senão será um centroavante isolado e somente chutão, como estamos vendo desde o início do ano. Camisa 10 se procurar acha, mais é preciso querer procurar, seja nos clube da série A ou algum clube do futebol Argentino, Uruguaios etc.

  • ivo

    Aí marujada, rapadura é doce mais não é mole…ainda tem mais, aguardem!