Estrear com vitória sempre é positivo e contra um adversário difícil é ainda mais importante – Blog do Marlon
Em confronto de abertura da Série C, CSA anima e ASA preocupa
Vai começar o Brasileiro. Alagoas larga com três e com objetivos ousados

CRB vence Ceará com gol de Neto Baiano: vitória importante na largada da Série B – Foto: Pein Fon-TNH1

O CRB venceu o Ceará na estreia da Série B por 1 a 0. O gol foi marcado por Neto Baiano e o CRB fez uma boa partida. Mesmo sofrendo em parte do 2º tempo, o Galo conseguiu controlar o jogo com uma estratégia de ofertar campo, espaço para o Ceará e explorar a velocidade de Maílson como fator para vencer a partida.

Vencer na estreia é sempre importante, vencer um adversário com a força do Ceará também é muito bom. Foi apenas o primeiro de uma longa série de 37 jogos que ainda serão realizados.

Fato importante também foi começar vencendo com o mesmo grupo que disputou o Alagoano.

O jogo tático

Momento inicial onde Mailson centraliza para flutuar no espaço zagueiro Lateral e desorganizando o sistema defensivo cearense.

Time do CRB modelado igual ao Ceará.  Com a bola o CRB adianta o Yuri um pouco a frente do Adriano e com Maílson flutuando. Os homens que vem de trás atacam os espaços . O Ceará veio bem desfalcado na linha de três. Com isso, o time cearense jogou sem o homem referência, usando um falso nove. O CRB marcou baixo como estratégia e esperou o Ceará.  Percebendo a força do bloqueio regatiano na frente da área, o Ceará optou por jogadas individuais e arremates de média distância, criando pelo menos dois momentos de perigo para o CRB. O Galo teve oportunidades com Ratinho, Mailson e chegou ao gol de Neto Baiano, em uma bela assistência de Marcos Martins.

No segundo tempo, CRB iniciou uma pressão, mas demorou pouco. O Ceará começou a soltar os volantes, Raul e Richardson. Raul é um jogador da base, com 19 anos , mas com muita qualidade no passe e trouxe dificuldades para o time do CRB. Givanildo ainda reforçou os homens de frente com Maxi Biancuchi e o time do Ceará ganhou volume e teve em um mesmo lance três chances de empatar.

Movimentação ofensiva do CRB de ocupação de espaços e ataque pelos lados com Marcos Martins

 

Mas o CRB mudou sua linha de frente em duas peças e fortaleceu seu meio com a entrada de Danilo Pires , com a clara intenção de tentar diminuir o volume de jogo de Raul e Richardson.

Ao final, com mais espaço, o CRB ainda incomodou e poderia ter feito o segundo gol , principalmente, se Maxwell não fosse tão individualista. Escolhi Mailson como destaque da partida. O árbitro da partida Marcelo Aparecido de Souza (SP) teve uma boa arbitragem. O CRB agora enfrenta o Luverdense na Arena Pantanal, expectativa para visualizar o comportamento tático atuando fora de casa, onde na temporada passada foi um dos melhores visitantes.

  • Luciano

    Marlon, gosto muito do seus comentário,
    Mais o Mailson como o destaque, descordo de vc, errou muito passse e perdeu muitas jogadas.

    • Marlon Araújo

      Valeu Luciano , futebol é isso cada um tem uma forma de observar.Minha escolha é baseado no que ele produz ofensivamente, peça fundamental para desorganização defensiva do adversário.

  • Cláudio Vilemon

    Coaduno com os seus comentários, o Mailson taticamente tem contribuído muito no ataque, com relação aos erros nos toques de bolas é, consequência do dele esta procurando o jogo e, os melhores posicionamentos dos outros jogadores. Necessita é, claro, de melhora nesse funamento básico.

  • Antonio

    Sim o mailson fez um bom jogo , mas o time do Ceará não estava completo , o nosso time precisa se reforçar nas laterais , pois na falta de um dos dois que temos não teremos substitutos a altura , além disso o Neto baiano , que realmente arrasou nas finais do alagoano , precisa
    Fazer jogos bem melhores pra fazer agente acreditar que ele vai voltar a ser o grande goleador que ele já foi. Esse Elias é muito fraco , e o mailson é bom mas não aguenta um jogo inteiro.
    Precisamos contratar dois atacantes e dois laterais urgentemente.

  • Nadson Belo

    Por outro lado,Marlon,o que você acha dessa repetição de erros por parte da diretoria do CSA,que mais uma vez dá uma de amadorista, anunciando jogadores que acabam não vindo ou prometendo grandes jogadores,sem condições financeiras para isso? Está repetindo os mesmos erros de anos passados, diferente do CRB, que só anuncia jogador quando o contrato já está assinado.

  • Marcus henrique

    Precisamos de atacantes e laterais sim, mas o setor mais carente é meio de campo msm, Danilo Pires é piada

  • Miral

    Vitória enganosa. O time é fraco e só dava pro medíocre campeonato alagoano. Ou contrata bons jogadores ou cai.

  • Jr. Malafaia

    Boa, Marlon! Só discordo quanto ao melhor em campo, fico com NB, e em relação à arbitragem, pois a achei confusa e maleável. Árbitro, praticamente, marcou tudo na base do grito. Série B é coisa séria e o árbitro, apesar de não ter comprometido, foi muito mal.
    Estava observando a tabela do campeonato, e reparei numa coisa que achei estranha: CRB vai no fim do mundo enfrentar o Luverdense dia 20 e, apenas 3 dias depois recebe o Santa Cruz no Trapichão. Enquanto que o Santa Cruz, no mesmo dia 20, recebe o Guarani em Recife. Ou seja: o CRB é o mandante, e o Santa o visitante, mas o CRB vem de mais longe e, com certeza, não irá treinar.
    Eu acredito que é assim que a cbf faz para favorecer os grandes, ou, pelo menos, complicar para os pequenos.
    Mas vamos lá! Contra tudo e contra todos, rumo à Série A!