Indicado pelo Barcelona, alagoano é contratado para jogar na China
O alagoano Yuri está se aproximando de marcar mais um golaço na sua carreira. Após brilhar na Liga Adelante – 2ª Divisão da Espanha – , o meia foi contratado pelo futebol chinês. Ele vai jogar Qingdao Huanghai. Sua estréia será contra o Tianjin Quanjin, equipe dos brasileiros, Wanderley Luxemburgo, Jadson, Luis Fabiano e Geovanio.
Se não bastasse a condição de ser contratado pelo mercado que mais cresce no futebol mundial, o alagoano Yuri ainda obteve mais uma grande vitória. O time chines tem um espécie de convênio com o Barcelona e nesta parceria, o time espanhol enviou a comissão técnica para a China e por conhecer o jogador alagoano da 2ª Divisão da Espanha, a nova comissão técnica do Qingdao indicou a contratação do jogador alagoano.
Ele começou no Maia FC integrante da 2ª Divisão Portuguesa. Nesta passagem, com apenas 17 anos, ele foi um dos artilheiros. Yuri chegou a jogar no exterior ao lado do seu irmão Igor, que atualmente defende o Panthrakikos na 1ª Divisão da Grécia.
Sua trajetória de sucesso não parou. Ele chegou a ser contratado pelo Boavista, time da 1ª Divisão de Portugal, onde além de artilheiro da equipe, ajudou o time português a chegar a fase semifinal da Taça UEFA. Também jogou no Gil Vicente e no Estoril.
Depois voltou para o futebol espanhol onde atuou no Pontevedra da 3ª Divisão da Espanha. Por lá ao lado do seu irmão e do primo Charles – atualmente jogando no Malagá -, formaram o 2º melhor ataque de todas as divisões espanholas, ficando atrás apenas do Sevilla comandado por Kanouté.
O melhor momento deste alagoano no exterior foi na Ponferradina. Chegando ao clube em 2009, ele fez história e tornou-se o segundo maior artilheiro da história do clube. Na temporada 2013/14, ele foi eleito o melhor sul-americano na Liga Adelante em votação popular.
Yuri e Igor tem DNA do futebol oriundo do pai Alex, que foi volante do CRB e do CSA na década de 70. Alex foi para o Portugal e inseriu os dois jogadores no mercado europeu.