Papo marcante – Blog do Marlon
Números brilhantes do CRB
O novo já nasce velho
Ao lado da fera, PVC: entende muito de futebol

Ao lado da fera, PVC: entende muito de futebol

O envolvimento com o futebol tem me proporcionado momentos marcantes na minha, ainda embrionária, carreira. Sempre admirei o comentarista Paulo Vinicius Coelho, ou simplesmente, PVC.

A minha busca por conhecimento e a oportunidade de ser técnico do CSA me proporcionaram contatos marcantes com esta fera do jornalismo esportivo brasileiro. Na última 6ª feira, a vinda de PVC á Maceió para uma palestra na Bienal me proporcionou um momento realmente marcante: entrevistei a fera.

Eu já havia conversado até por mais tempo com ele, mas eram conversas – claro, que sobre futebol e táticas de jogo – informais, mas pela primeira vez me vi como entrevistador de um grande ídolo da comunicação.

Ele ajudou muito, pois toda resposta do PVC ele traz uma informação. As ideias são claras, as respostas são objetivas e PVC mostra articulação sobre todos os assuntos.

Para PVC, o futebol é uma paixão e no contato comigo, falou de maneira apaixonada, sem esquecer processos éticos. PVC afirmou que o jornalista não pode se servir do poder.

Recepcionei PVC antes da palestra na Bienal

Recepcionei PVC antes da palestra na Bienal

Assuntos como a atual geração do futebol brasileiro, ausência de sequência de trabalho nos técnicos e a cultura do futebol brasileiro.

Em relação a nossa atual geração, PVC não acredita que está safra é ruim, o que falta para o Brasil é sequencia. Atualmente são muitas mudanças no grupo, além de reinícios nos últimos anos, pois o Brasil recomeçou trabalhos quatro vezes nos últimos oito anos, falta planejamento e trabalho.

PVC é jornalista na essência. No ano passado, durante a Copa do Mundo, foi um dos jornalistas chamados por Felipão para uma conversa e ele disse que não fugiria da notícia e com uma afirmação de “não renunciar a notícia”.

Cortando na própria carne, PVC disse que nosso principal problema é de cultura. Mas neste aspecto, é preciso incluir todos os atores: jogadores, técnicos, dirigentes e até mesmo jornalistas.

Ele é muito fera e um cara completamente aberto a ouvir e dialogar.

  • Bruno Soriano

    Muito bom, Marlon! PVC de fato é uma sumidade no comentário esportivo. E você também se especializou como ninguém neste ramo. Tornou-se um verdadeiro estrategista do futebol. Um abraço do colega cronista Bruno Soriano.