Entenda o CRB na Série B em números – Blog do Marlon
Recordar é viver! CRB de Mazola já havia feito isto!
Só recupera se simplificar, Mazola!
Formação do time do CRB no último jogo em Maceió: time revelado em numeros - Foto: ASCOM CRB

Formação do time do CRB no último jogo em Maceió: time revelado em numeros – Foto: ASCOM CRB

Entre os meus conceitos sobre a minha função como comentarista está dos comentários de hoje serem baseados em informação. Você precisa informar, levar algo novo para o seu leitor ou para o seu ouvinte. Claro que há espaço para opinar, para interpretar, mas essencialmente, para informar.

Muita gente não vê ou não concorda com números, estatísticas, leitura, mas todos estes dados norteiam uma direção do futebol não ser mais empírico, onde “eu acho”, “eu penso”. O futebol trás dados, números que transformamos em informações para todos que acompanham.

Andei me debruçando sobre os números do footsats, o site referência em termos de estatitiscas de jogo na América Latina. É ele por exemplo que distribui para Rede Globo, informações gerais e individuais sobre os jogadores. Também é dele o mapa de calor mostrado nas transmissões. O técnico Mazola Júnior tem acesso e acompanha estes números. Já ate citou em entrevistas dados levantados a partir do footstats, como quando ele citou que o CRB era o time que mais bola perdia em toda a Série B.

Na análise que fiz dos últimos números vejo claramente que a Série B está nivelada por baixo e que o CRB não está muito distante da média existente dentro da competição. Existe uma tendência que a partir do final do turno e do início do returno, tenhamos um crescimento técnico dentro da competição, pois as equipes estão se qualificando, jogadores estão entrando de forma, times estão dando liga e tudo isso, reflete em dados mais positivos de todas as equipes.

Passo a numerar alguns tópicos:

A FERA

Olívio é o grande destaque do time do CRB e integra a seleção do campeonato somando 88 pontos. O volante do Galo lidera as estatísticas da equipe como o jogador com mais passes certos na equipe. Olívio desarma sem fazer falta. Quando comparado ao outro volante da equipe, Glaydson Almeida, vê-se a diferença nas características. Glaydson é o mais faltoso da equipe. Destacar também que em dois jogos, Danilo Bueno já tem 87 passes certos, o que mostra a qualificação do jogador e como o time cresceu com a entrada deste jogador. Em relação a desarmes, Olívio também lidera com 38 desarmes.Ele também é o jogador com mais virada de jogos no CRB: 15.

IMPORTANTE

Gleidson Souza tem uma importância no time do CRB. Ele é o jogador que mais participa do jogo ofensivo,proporcionando o passe para finalização. CRB. Ele também é o segundo no quesito passes certos, mas lidera as estatísticas de passes errados na equipe.

AUSÊNCIA SENTIDA

O jovem Maxwell não foi relacionado para o último jogo. Mas o atacante formado na base do CRB faz falta ao time do CRB. Ele é o jogador com maior quantidade de finalizações certas na equipe, portanto, é aquele que mais se aproxima do gol. Ele já acertou no gol 12 finalizações. Também é o melhor garçon. O jogador lidera o ranking de assistência para gol, com duas assistências. Clebinho, que também perdeu espaço no time, tem 8 finalizações no gol, sendo, o segundo em finalizações certas. Em compensação, Clebinho lidera o critério de finalizações erradas: são 13 no total. Outro dado importante é relativo a Zé Carlos. Foram sete finalizações em gol, com quatro gols marcados e uma assistência.

FALTA DE CONFIANÇA

O time do CRB tem jogador com potencial para jogadas individuais, para o drible. Mas isto não acontece. É uma equipe que dribla muito pouco. O jogador que mais tem acertos neste quesito é justamente Clebinho. Em contra partida, Maxsuel é o que mais tenta dribles e erra.

PERIGO

CRB tem tomado um número excessivo de gols na reta final do jogo. São cinco gols entre os quinze minutos finais de ambos os tempos de jogo. Isso mostra a falta de concentração nos momentos finais. Tomar gols nos 15 minutos finais na segunda etapa liga o alerta sobre a condição física.

BOM E RUIM

Muito criticado pela torcida, Paulo Sérgio tem a maior quantidade de acertos em cruzamentos na equipe. São 11 cruzamentos certos Também é o jogador que mais erra em termos de cruzamento. Ele já errou 40 cruzamentos. Ele é o jogador que cruza na equipe e tem sua importância dentro do time.

MUDANÇA DE CARACTERÍSTICA

Hoje como todo mundo de defende muito com duas linhas de quatro, é necessário criar alternativas para finalizações de média e longa distância. Neste quesito, o CRB tem apenas um gol marcado de fora da área. Bastante diferente do ano passado, quando a equipe finalizava e marcava vários gols de média distância.

  • ANTONIO MARTINS

    Quando um cara como esse Olívio é escolhido como melhor jogador de um time, é que constatamos como nosso futebol alagoano está à beira do abismo. Quem viu Roberto Menezes jogar sabe do que estou falando.