O mais regular venceu – Blog do Marlon
Gigantes invisíveis
Empate que complica situação para classificar
ASA e CSA disputaram dois jogos com grande equilíbrio - Foto: Alberto Oliveira

ASA e CSA disputaram dois jogos com grande equilíbrio – Foto: Alberto Oliveira

A final da Copa Alagoas colocou frente a frente dois rivais norteados pelo equilíbrio. O ASA começou mal, encheu todos de dúvida, recuperou-se, cresceu e encaixou de forma competitiva. O CSA começou bem, entusiasmou no início, estabeleceu-se na liderança, caiu, entrou em crise, melhorou e mostrou competitividade.

Apenas os detalhes fizeram com que o ASA chegasse ao título. Nos dois jogos, ASA e CSA mostraram o equilíbrio entre duas equipes bem parelhas. O CSA foi melhor no jogo em casa, merecia vencer, mas não conseguiu vantagem. O ASA foi melhor em casa, merecia vencer, mas não conseguiu o objetivo. Na decisão por pênaltis, o ASA foi mais frio e eficiente. A conquista veio na frieza e eficiência.

Agora o ASA chega com moral para o 2º turno e põe o bloco na rua como um dos favoritos. O CSA também estabeleceu-se na condição de favoritismo.

Os dois são fortes candidatos a conquista do campeonato estadual e ainda deverão melhorar ao longo do 2º turno. O CSA receberá reforços e tem no trabalho de Nedo Xavier a garantia de um crescimento. Já o ASA também buscará reforços e Vica tem o grupo na mão, fortalecido pelo envolvimento do técnico com a equipe.

Vencedor e vencido tem coisas positivas e vão em busca de uma vitória maior ao fim da competição.

  • Thiago Camêlo Fonseca

    Boa noite Marlon!
    Na minha opinião, o CSA com a chegada do Nedo Xavier passou a ter uma consistência tática. Ficou claro o esquema tático 4-4-2, com uma trinca de volantes, sendo um 1º e dois º volantes, com um meia fechando o losango no meio campo. O Nêdo também já deixou claro uma variante de esquema a depender das circunstâncias do jogo, qual seja: 4-2-3-1, como ele fez no segundo jogo da final, quando estava atrás do placar, ao tirar o Elieser e colocar o Zé Paulo (a substituição do Elvis pelo Granja foi apenas de característica do jogador, saiu um meia de cadência, com um bom passe, enfiadas; entrou um meia mais agudo, mais veloz e com um chute melhor a meia distância, não alterou o esquema que naquela hora passara a ser o mencionado acima, 4-2-3-1). No final do jogo, quando estava sendo dominado e sofrendo muita pressão do Asa, sobretudo, na minha opinião, pelo condicionamento físico, voltou ao losango com a trinca de volantes, ao substituir o Afonso pelo o Marco Antônio.
    Em suma, na minha humilde opinião, o grande problema do CSA é capacidade/competência técnica de alguns atletas, principalmente no sistema defensivo. Vamos lá:

    1) Pierre, apesar de um bom passe, é muito lento; não dá aquela proteção à defesa que o Tiago Conceição dava, embora não tenha uma saída de bola boa. Entretanto, no meu entender, para primeiro volante prefiro um bom marcador a um bom passador, principalmente quando joga com dois segundo volantes, que aí sim teria de ter uma boa saída de bola;

    2) Thuram – Voluntarioso, mas totalmente limitado na saída de bola e na recomposição;

    3) Samuel – Idem;

    4) Breno – muito técnico, boa saída de bola, bom tempo de bola, mas acho que ainda deixa a desejar no condicionamento físico, sobretudo na recomposição e marcação em cima dos atacantes na segunda metade da etapa final dos jogos.

    OBS.: Queria fazer uma observação quanto ao Sorim. Fiquei encantado com sua atuação no primeiro jogo da Final: marca em cima, com personalidade, cobri muito bem a subida do lateral direito etc. No entanto, no segundo jogou observei algumas deficiências pontuais no referido atleta, tais como: ia de primeira em atletas habilidosos como o Valdívia e toda vez ficava, errou muitos passes curtos quando o Asa pressionava etc…Nada que um atenção maior da comissão técnica ou um treino mais específico com o garoto resolva…são falhas totalmente plausíveis de quem ainda está em formação..Se o CSA lapidar bem esse jogador, assim como o Crb fez com Jonathan, terá muitas alegrias

    E pra finalizar, falta alguns jogadores voltar a render como já rendeu outrora: Elieser, Rafael Granja, Zé Paulo e Afonso (embora este último compensa na dedicação tática e disposição).

    Meu amigo Marlon, desculpa pela delonga, mas como meu primeiro postagem de várias outras, queria externar o que acho do Csa com a transição de treinador e pela a expectativa que a torcida cria com esse time.

    Sucesso nessa sua jornada comentarista que o povo comenta!

    Thiago Camêlo