Vitoria azulina com eficiência e evolução – Blog do Marlon
CRB mostrou os mesmos acertos e erros do último amistoso
A mesmice e a igualdade
Desde o inicio da partida, CSA teve vantagem numérica em relação ao time do CSE - Ilustração: TaticalPAd-Marlon Araujo

Desde o inicio da partida, CSA teve vantagem numérica em relação ao time do CSE – Ilustração: TaticalPAd-Marlon Araujo

Ao vencer o CSE, ontem a noite em Palmeira dos Indios, o CSA isolou-se na liderança do Alagoano. O placar magro de 1 a 0 mostrou uma evolução do time azulino.

Claro que o futebol não tem logica, mas o sistema tático implementado, a proposição do jogo e o posicionamento de uma equipe dentro de campo dao o tom de qual equipe tem mais possibilidade de vencer.

Quando CSE e CSA desenharam suas formações em campo, a logica dizia que o CSA tinha mais possibilidade de vitória. Isso porque, o CSA optou pela mesma formação com três zagueiros, um povoamento do meio campo com cinco homens e mais dois atacantes. O CSA mostrava-se organizado e ocupava espaços.

Cheguei a imaginar o CSE fazendo um espelho, ou seja, atuando da mesma maneira que o CSA ou ocupando espaços no meio para pelo menos numericamente, igualar as ações. Mas não foi isso que aconteceu. O time tricolor veio a campo com uma 4-4-2 em forma de losango e nesta formação, perdeu o domínio do jogo. Wilson poderia ao menos recompor o meio, mas não o fez. Luiz Paulo não voltava e Paulo Victor não tem poder, nem características de marcação. Sendo assim, o CSE ficava com três homens a menos. O CSA ocupou o meio, ganhou numericamente, além de toda primeira e segunda bola, ficavam com o time azulino.

Sendo assim, o CSA mandou no jogo. Até os vinte e cinco minutos iniciais, o CSA já havia finalizado pelo menos cinco vezes, com destaque para o goleiro do CSE André Pereira.

Mas depois deste momento de pressão, o CSE chegou a equilibrar as ações e o CSA apresentou um pouco de dificuldades. A gente conhece quando um time está treinado, pronto para executar determinados posicionamentos e jogadas em função do gol. Reinaldo Alagoano treinou abrir pelos lados, para na bola pelo alto, desviar e proporcionar situações de gol. Deslocado para o lado, ele venceu praticamente todas as bolas com o lateral tricolor e foi justamente em uma jogada deste tipo, que ele desviou e proporcionou que Zé Paulo fizesse o gol do CSA.

O segundo tempo teve uma mudança no CSE que empurrou o time para cima do CSA. A equipe passou a ter dois meias e o CSA optou por se defender atrás da linha da bola e explorar os espaços no contra ataque.Depois, Laelson Lopes deixou o time ainda mais ofensivo, quando sacou Paulo Victor, apagado na partida e colocou Philco, fazendo três atacantes.

O resultado foi visível e o CSE tentou de tudo para empatar, mas contou com a eficiência defensiva do CSA.

Destaque da partida para Afonso que não guarda posição e desmonta esquemas adversários, ora como ala, em outros momentos como meia e até mesmo com segundo atacante. O CSA parece ter encontrado sua forma de jogar, agora caberá ao técnico Ronaldo Bagé criar as variações e aos poucos ir aumentando suas opções de mexer na equipe.

Vitoria justa do CSA que mostra que o time segue firme em busca de puxar o campeonato, com a tradição de sua camisa, a força de sua torcida e a qualidade de um grupo que apesar de limitado, tem se mostrado competitivo.

Atualmente não há comentários.