O CRB para domingo tem cara de vencedor – Blog do Marlon
6 de Setembro: fortalecimento de amizades através do esporte
Minha pelada está na rede: Racha dos Trouxas
Desenho tático para CRB x Fortaleza - Ilustração: Marlon Araújo

Desenho tático para CRB x Fortaleza – Ilustração: Marlon Araújo

 

Há muito tempo que a tática no futebol vem trazendo frutos positivos. Sempre que se espera um grande jogo, cercado de interesses e com alternativas táticas interessantes, o assunto volta a ser discutido: vencer no desenho, na estratégica pode garantir vitória em campo?

 

Entendo que um bom posicionamento tático, uma boa estratégia para suplantar o adversário dá uma condição importante para vencer uma partida.

 

Ao que parece, teremos uma ótima briga tática no jogo de domingo entre CRB x Fortaleza. O estudo que tenho feito para o jogo mostra este tipo de situação.

 

O esquema da moda no futebol mundial desde a última Copa do Mundo, o 4-2-3-1 requer algumas vertentes básicas para ser bem executado.

 

Não basta ter jogadores certos para as funções certas. É preciso ter uma equipe coletivamente competente, que saiba se comportar de acordo com o esquema de jogo escolhido pelo treinador. Precisa saber que para o 4-2-3-1 funcionar, há condições básicas que precisam ser cumpridas. Como, por exemplo, fazer com que os volantes marquem e joguem, desarmem  e acertem o primeiro passe. Glaydson e Jonnathan tem condições de fazer isso. E já fizeram com eficiência durante algumas partidas na temporada .

 

Mas de que adianta os volantes estarem bem se os meias não participarem do jogo?. E lembrando que isso precisa ser com e sem a bola. Com a posse, os três meias do CRB precisam se movimentar, trocar de posição, criar e interagir com Magrão . Assim, o time vai para frente e consegue funcionar.

 

É claro que é importante ressaltar a necessidade da qualidade e inteligência de jogo do meia Eder . Quando estas características aparecem, ele consegue dinamizar o jogo do CRB.

 

Somado a isso, outros detalhes decisivos que fazem do CRB um time bem inteligente taticamente é a utilização dos laterais.. Eles sabem subir na hora certa e fazer a cobertura defensiva. Volantes que sabem adiantar formando uma segunda linha com quatro jogadores e causando superioridade numérica no setor, além de preencher melhor os espaços para desmembrar a marcação adversária na saída de bola do time e um centroavante que vive uma excelente fase.

 

Com a chance de ter uma dobra de lateral, usando João Victor e Cristiano, o CRB vai bem composto e ainda teria a possibilidade de tentar matar o jogo com Clebinho, no segundo tempo, algo que o Fortaleza faz muito forte com Erick Flores na etapa final.

 

Os dados parecem ter sido lançados. Vamos ver quem ganha na estratégia e quem ganhará dentro de campo.

Atualmente não há comentários.