Estamos tão corridos e cheios de coisa, que muitas vezes não estamos prestando atenção a nossa volta e tampouco escutando o que as pessoas têm a nos dizer. Existe uma diferença gritante entre ouvir e escutar, significados importantes que eu não tenho dúvida que farão uma grande diferença para você. Na eminência de acreditarmos que somos muito bons em determinadas área podemos não nos importarmos com o que os outros tem a nos falar e desta forma perdemos a chance de evoluirmos.

Algo que devemos entender bem são os conceitos de ouvir e escutar, o primeiro é traduzido quando ouvimos algum som e não colocamos atenção nele, é o ato involuntário de captar algum som. A segundo traduz o nosso comportamento de ativarmos a nossa atenção ao som que desejamos ou as pessoas que estão falando conosco. Compreender essa diferença nos possibilita ampliarmos nossa consciência sobre o que estamos fazendo e sobre o que precisamos fazer, ou seja, é uma questão de aproveitamento de oportunidades.

Estamos tão dispersos ao longo dos dias que não damos importância a determinados momentos, pessoas, sentimentos e emoções. O baixo nível de autoconhecimento pode ser um fator decisivo diante da deficiência de escutar e eu explico; quando não nos conhecemos tendemos a inverter prioridades e a não reconhecer o que de fato é importante para nossas vidas, logo, acabamos desperdiçando chances de crescimento e evolução. Algo que também acontece é quando nos fechamos para determinadas situações e pessoas, estamos tão cheios de si, que nada com que o outro tenha a me dizer fará diferença em minha vida. Esse comportamento é sutil e quando nos damos conta estamos distantes de todos aqueles que são importantes para nós, pelo simples movimento de não nos importarmos com que eles têm a dizer.

Se você é uma dessas pessoas que possuem uma dificuldade gigante em escutar, aqui vão algumas dicas:

  1. Se liberte da obrigação de achar que sempre precisa ter razão.
  2. Procure dar espaço para que as pessoas possam se colocar e contribuir na sua vida, existe uma mágica nisso.
  3. Entenda que não existe apenas um jeito de fazer as coisas, se abra para o novo.
  4. Não deseje controlar todas as coisas, no fim desta exaustiva jornada descobrirá que fracassou.
  5. Entenda que existe um tempo para todas as coisas, inclusive para você evoluir.
Atualmente não há comentários.