A Psicologia ao longo das últimas duas décadas conquistou o universo digital e passou a realizar atendimentos psicológicos de modo online, conectando psicólogos e pacientes do mundo inteiro. Esse avanço chegou para democratizar o processo psicoterapêutico e permitir com que mais pessoas possam ter acesso ao autoconhecimento, ampliação de visão e consciência sobre suas próprias vidas.

As grandes cidades possuem psicólogos espalhados nos grandes centros empresariais, mas por vezes as empresas por não compreenderam a importância da saúde emocional de seus colaboradores não os liberam para serem atendidos e a distância se torna um dificultador do acesso ao atendimento psicológico. Muitos empresários por estarem imersos em seus compromissos também não conseguem perceber a importância do desacelerar e compreender suas razões, sentimentos emoções. As donas de casa por sua vez por estarem sempre ocupadas, não consegue encontrar um tempo para o autocuidado, pois sempre estão focadas no cuidado dos que estão a sua volta.

Por esses e por tantos outros motivos o Atendimento Psicológico Online ganha mais força a cada ano. As sessões online são um pouco parecidas com o formato presencial, o acolhimento é o mesmo e a postura do Psicólogo também. Os encontros se dão via Chat, Videoconferência ou e-mails, essa escolha vai depender da conectividade que o paciente possui com a internet e claro com sua habilidade com recursos tecnológicos.

Mas algumas pessoas podem ficar na dúvida, quais os critérios devo estar atento na hora de escolher um Psicólogo Online? De acordo com a resolução 11/2018 que o Conselho Federal de Psicologia liberou, no artigo 3 consta que a prestação de serviços psicológicos referentes a esta Resolução está condicionada à realização de um cadastro prévio junto ao Conselho Regional de Psicologia e sua autorização. No Art. 4° versa que o profissional que mantiver serviços psicológicos por meios tecnológicos de comunicação à distância, sem o cadastramento no Conselho Regional de Psicologia, cometerá falta disciplinar.

Então o primeiro critério para você escolher seu Psicólogo Online é saber se ele está autorizado a atender online e isso você pode fazer acesso esse site: https://e-psi.cfp.org.br

2 – Saiba qual sua necessidade e objetivo na terapia

3 – Avalie a formação e as experiências profissionais do psicólogo

4 – Perceba como o Psicólogo se comunica digitalmente

5 – Avalie o conteúdo compartilhado por seu Psicólogo.

6 – E por fim, faça contato e tire dúvidas com o profissional

Em minha prática de atendimento online, atendo pessoas de todo o Brasil e brasileiros no exterior, esse é um formato que permite que mais e mais pessoas possam se reencontrar com seus propósitos e significado de vida.

Se você  ainda não experimentou, fica essa sugestão.

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].

Atualmente não há comentários.