• Apresentação do Blog

Pensando na real necessidade das pessoas refletirem sobre suas vidas e entrarem em contato com suas próprias questões eis que o desejo por esse blog nasceu. Ele possui um propósito todo especial, carregado de generosidade, visão de mundo ampliada, percepção holística do ser humano e acima de tudo, ele chega para despertar o leitor a uma reflexão sobre seus processos diários, que muitas vezes não são percebidos em detrimento do acelerado cotidiano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados preocupantes: a depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, afetando mais pessoas que problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas. A saber: atualmente, mais de 450 milhões de pessoas no mundo sofrem transtornos mentais. No Brasil, são 20% das mulheres e 12% dos homens. Esse número, porém, só tende a crescer.

Eis que o autoconhecimento vira protagonista neste palco da vida, virando o ponto de partida na prevenção de muitas doenças, inclusive a depressão. Quem é você? Quais são suas raízes? O sentimento que temos em relação a nós mesmos, às pessoas e ao mundo faz muita diferença. O desenvolvimento da resistência contribui para evitar a depressão.

O autoconhecimento permite que a pessoa se identifique e desenvolva as suas competências técnicas e comportamentais, se tornando um agente do processo de desenvolvimento e crescimento. Conhecer-se, saber o que quer e principalmente o que buscar para agregar na sua carreira e no seu processo de desenvolvimento, permite as pessoas uma maior assertividade em seus processos cotidianos. A pessoa que se conhece, concentra suas energias em seus pontos fortes e trabalha os que precisam de atenção.

O blog nasce para despertar as pessoas a serem o melhor que podem ser, como dizia Shakespeare.

  • Vitor Luz

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas Ufal. Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing pelo Centro Universitário – Cesmac. Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes – Unit. Master Coaching e Mentoring Sistêmico ISOR. Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL. Aluno de Formação em Gestalt Terapia pelo Centro de Crescimento Humano – CCH, com Lenise Cajueiro e também em formação em Tcc para Casais e Família pelo Cev.

Profissionalmente atua como Jornalista Articulista da Revista Due escrevendo sobre comportamento humano. Há mais de seis anos integra a diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Alagoas – ABRH AL, investindo esforços no desenvolvimento da Gestão de Pessoas no Estado. Psicólogo Clínico no Espaço Sol (@espaçosol_) e na Clínica Cura (@curasaudeintegrada), oferecendo Psicoterapia com base em Gestalt Terapia para jovens, adultos e casais.

Integra de forma voluntária a Comissão de Psicoterapias do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas – CRP 15 e a diretoria do Projeto Focinhos Terapeutas, que atua com Terapia Assistida por Animais, auxiliando crianças portadoras do espectro autista. Psicólogo Consultor do programa Balanço Geral, da Tv Pajuçara, afiliada à Rede Record.