Mais de um milhão de candidatos faltam ao segundo dia de provas do Enem

Ao longo da nossa vida fazemos planos e muitos de nós sonhamos com uma carreira promissora e próspera. Essa preparação inicia durante nossa criação, nos ambientes os quais crescemos e ao redor das pessoas as quais nos relacionamos. Durante o segundo grau nos damos conta que precisamos fazer uma escolha importante para nosso futuro e isso envolve sabedoria, talento, dons e acima de tudo, desejo de fazer a diferença na vida das pessoas. A escolha da carreira é difícil e exige muitas pesquisas e informações, tudo isso para que possamos desempenhar uma vida profissional com satisfação e sermos remunerados por isso. No último domingo, 11, aconteceu o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e mais de 1 milhão de candidatos faltaram.

Esse êxodo apresentado no segundo dia de provas que representa 29,2% do total de candidatos inscritos pode ter vários motivos: muitos candidatos estavam fazendo as provas como teste, outros não tiveram um bom desempenho no primeiro dia de provas e desistiram do segundo e muitos outros simplesmente acreditaram que não iriam passar, por mais que se esforçassem. Seja quais foram os motivos, se você conseguiu concluir as provas do Enem 2018, agora é momento de relaxar!

A nota do Enem nos possibilita ingressar no ensino superior e quem sabe até conquistar alguma bolsa de estudos no Brasil e em outras universidades do exterior. Tenho recebido alguns relatos do quanto os candidatos estão ansiosos na espera do resultado. Devemos compreender que fizemos o possível e demos o nosso melhor, não é momento de se culpar acreditando que deveríamos ter estudado um pouco mais ou quem sabe ter descansado menos. Não podemos voltar no passado para modificar absolutamente nada, o tempo presente é repleto de possibilidades e isso é de fato um privilégio. Nosso futuro é a soma das nossas escolhas e quando compreendemos isso passamos a levar a vida com leveza.

Tire uma semana de férias, relaxe, pegue uma praia, deixe os livros e cadernos um pouco de lado, aprenda a descansar. Encontrar o equilíbrio entre as auto cobranças e nossos anseios é uma habilidade a qual precisamos desenvolver.

Manter-se tenso e pensando em um possível mal desempenho na realização das provas não te levará mais rápido ao seu objetivo e quando entendemos isso conseguimos diminuir nossa ansiedade e aceitar o futuro que nos foi reservado.

Portanto, uma nova semana está iniciando e com ela novas possibilidade de fazermos tudo de um jeito novo e diferente.

Caso não consiga relaxar, talvez precise avaliar como andar o amor próprio e sua auto percepção.

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].

  • Adriele Coêlho

    E não podemos esquecer que sempre é possível fazer reopções ao longo da vida. Se a nota do Enem deste ano não foi satisfatória, no ano que vem, faz a prova de novo!! Isto sem falar de tantas outras escolhas que podem ser feitas em relação a estudos e trabalho.