Resiliência, porque devemos conquista-la? – Vamos Falar da Gente

Quantas vezes já precisamos nos refazer em meio as dificuldades da vida ein? A resiliência chega para nos ensinar que quanto mais nos adaptarmos mais possibilidade de sucesso e paz teremos. Os escritos de hoje servem para te levar a refletir o quanto você tem sido resiliente e se de fato isso é importante para você. Se acomode melhor na poltrona e vamos conversar um pouco.

Lembro dos desafios que a vida me impôs e sempre busquei tirar um aprendizado sobre tudo isso, por vezes acreditamos que certas coisas só acontecem com a gente e entramos no movimento da vitimização, mas quero estimular você a pensar que tudo que te aconteceu te ensinou a ser melhor, ou pelo menos esse era o propósito.

Se olharmos para trás, por pior que possa ter sido nossa história, ela existiu para nos mostrar do que somos feitos e como podemos aguentar firme um pouco mais. As vezes nosso lar familiar não é tão propício a prosperidade, aos estudos e tão pouco a valorização afetiva, mas vale compreender que nossos cuidadores também tiveram suas criações comprometidas, então porque não dar um desconto a eles? Vale sim mudar o curso da nossa história e sermos o que sempre sonhamos.

Ser resiliente consiste em passar pelo estresse e voltar a forma original, uma habilidade necessária no universo profissional e na vida pessoal. Mas para conquista-la precisamos buscar o autoconhecimento, senão soubermos quem somos, nossos limites, virtudes e defeitos, como vamos saber para onde voltar? Quando iniciamos o conhecimento por nossas questões aprendemos a lidar nossas deficiências e pontos fortes, respeitando assim tudo aquilo que nos faz bem e também o que faz mal.

Uma das características do resiliente é que ele respeita o silêncio, sempre que algo acontece que o tira do seu centro de homeostase, ele busca refletir sobre o que houve e como pode se refazer em meio a tempestade. Outra estratégia é que ele sabe a quem procurar para pedir ajudar, seja seu Psicólogo, seu Coach e quem sabe um amigo sábio, ele não perde tempo falando com pessoas que não poderão ajuda-lo.

Conquistar a resiliência não é fácil, exige um treino durante a vida inteira, mas vale investir nisso, os ganhos são infinitos e os prejuízos não existem. Portanto comece hoje a buscar suas melhorias e voltar a sua forma original, sempre que algo acontecer que lhe tire do eixo.

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].