A nossa vida é sempre tão corrida que muitas vezes deixamos algumas perguntas para depois. Será que você já se perguntou quando deve procurar um psicólogo? Talvez alguém já possa ter te recomendado, ou em algum momento você tenha sentido a necessidade, mas de fato, quando é o momento de procurar um psicólogo?

Já ouvimos o mito que Psicólogo é para quem tem problemas ou quem está sofrendo de loucura e se pararmos para pensar sobre essa crença disfuncional, ela não faz o mínimo sentido. O profissional da Psicologia estudou no mínimo cinco anos para compreender emoções, pensamentos e comportamentos a fim de equilibrá-los para que a humanidade possa lidar melhor com suas próprias questões e desafios.

Ao longo do nosso desenvolvimento vamos experimentando diversas sensações, emoções, sentimentos e experiências que nos ajudam a formar conceitos, ideias, preconceitos e fantasias. Mas como as histórias nem sempre são lineares, acabamos vivendo alguns imprevistos neste percurso o que permite com que conquitemos situações mal resolvidas. Não somos ensinados a nos relacionarmos com nossas emoções, as deixamos em segundo plano e quando a vida nos solicita habilidades específicas que necessitem de inteligência emocional, podemos enfrentar algumas dificuldades.

A Psicoterapia com um Psicólogo nos permite expandir nossa visão para enxergarmos o que por muito tempo esteve fora do nosso foco. Ela também nos ajuda a ter consciência da nossa existência para que enfim possamos encontrar nosso propósito existencial nesta terra. O autoconhecimento pode ser desenvolvido e assim poderemos perceber, ao nosso tempo, o porque nos sentimos tristes, irados, alegres, entusiasmadas e gratos.

Quem nunca criou expectativas e esperou que os outros atendesse-las? Pois é, isso acontece com frequência e mostra o como estamos nos enganando. Onde já se viu criar realidades em nossas mentes e acreditarmos que quem está ao nosso redor tem o dever de realizar como planejamos? Difícil ein… A Psicoterapia nos ajuda a agir diferente para conquistar resultados diferentes.

Mas você me pergunta, “Certo Vitor, mas quando devo buscar um Psicólogo?”. Você pode buscar um Psicólogo quando entender e perceber que está com dificuldades de lidar com suas questões. Quando não conseguir encontrar uma razão para sua vida. Quando olhar ao redor e entender que não conseguiu evoluir por uma série de fatores. Quando descobri que nenhum relacionamento deu certo e você possui uma grande responsabilidade sobre tudo isso e por fim, quando entender que precisa conversar com alguém que possa lhe ouvir sem julgamentos e preconceitos.

Se você ainda não teve a experiência de passar por um consultório psicológico, experimente. Certamente irá se dar conta do tempo que estava perdendo em resistir ao novo.

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].

  • Maria de Lourdes Gomes

    Boa tarde! Faço terapia com uma psicóloga há uns seis meses,fico ansiosa para chegar o dia, é lá onde falo tudo que me aflige,me paralisa,me constrange,saio de lá muito mais leve,as vezes tenho vontade de levar ela para minha casa, porque com ela por perto tudo parece ser mais leve e fácil.

    • vitorluz

      Que coisa boa, fico feliz que ela esteja fazendo a diferença em sua vida. Aproveite a jornada!

  • Maria de Lourdes Gomes

    Boa tarde! Há mais ou menos seis meses, faço terapia,eu amo, lá eu me sinto mais segura para falar sobre o que me aflige, me paralisa,me constrange,a minha psicóloga, não é só uma psicóloga, ela é um ser humano incrível, gosto demais de fazer terapia, está me ajudando muito.Louvado seja Deus pelo s psicólogos.

    • vitorluz

      Que coisa maravilhosa, fico muito feliz que você esteja se reencontrando!

  • JOSI VERAS

    CAMPANHA DOS PSICÓLOGOS PRA GANHAR PACIENTES…EU NÃO ACREDITO NELES… O TEMOS QUE FAZER É NOS CONCENTRARMOS NAS NOSSAS ATITUDES E PROCURARMOS MELHORAR POR NÓS MESMOS…

    • vitorluz

      Oie Josi, realmente precisamos refletir sobre nossas atitudes e encontrar o que de fato é melhor para nós. Por vezes a maioria das pessoas possuem dificuldades nesse processo e com isso os Psicólogos são necessários para auxiliar neste processo. Existem Psicólogos sérios que compartilham conhecimentos e muito conteúdo relevante, a fim de despertar os seguidores a refletirem sobre suas próprias vidas.