Durante nosso desenvolvimento ao longo da vida podemos experienciar situações que vão formando nosso caráter e personalidade, nos permitindo também vivenciar momentos felizes, alegres, de conquistas, vitórias, tristezas, decepções e frustrações. A depender de como passamos por cada uma destas situações alguns comprometimentos emocionais podem ser adquiridos, gerando inabilidades sociais, profissionais, afetivas e intelectuais. Eis a importância do Psicólogo que chega para auxiliar no reencontro com nosso propósito, sonhos e nos acompanhar na incrível jornada do novo relacionar-se com nossas emoções e sentimentos.

Durante muitos anos pensou-se que buscar um auxílio psicológico era para aqueles que estavam passando por grandes problemas ou até mesmo beirando a loucura. Esse preconceito ainda resiste ao tempo e permanece instalado na mente de algumas pessoas. A Psicoterapia realizada por um Psicólogo dura de 30 a 50 minutos, em média, e varia de acordo com sua abordagem, ou seja, a teoria o qual ele escolheu se aprofundar para enxergar o ser humano no mundo.

O Psicólogo possui um papel importante no processo de Psicoterapia, cabe a ele acolher cada paciente/cliente, sem preconceitos, sem julgamentos e sem possíveis conceitos formados sobre o ser humano. Seu objetivo é permitir que aquele que chega em seu consultório possa se sentir acolhido, amparado, apoiado e acima de tudo, ouvido e compreendido.

Através de uma escuta apurada, refinada e atenta o profissional vai ajudar o cliente a se encontrar, perceber suas razões, compreender suas emoções e a lidar com seus sentimentos de uma forma mais madura, eficiente e assertiva.

E depois de toda essa história, você deve se perguntar, mas quando eu devo procurar um Psicólogo? Um Psicólogo deve ser consultado sempre que você perceber que algo não está indo muito bem, que não está em harmonia. A vida vai passando e nossa inabilidade com alguns processos não nos permitem viver uma vida plena, seja por uma frustração, traição, perda ou comprometimentos na autoestima. Se você está com dificuldades em lidar com suas emoções, não compreende o que sente, os relacionamentos afetivos e sociais sempre são preenchidos por ciúmes, possessividade e agressividade, então chegou o momento de buscar o autoconhecimento e acolher sua melhor versão.

Ao procurar um Psicólogo observe se ele está devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia do seu Estado e se ele possui uma postura ética, isso o ajudará a ser melhor assistido.

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].

Atualmente não há comentários.