A cada dia que passa o mundo está mais globalizado e passa oferecer novos recursos para estreitar as relações humanas. Há duas décadas a Psicoterapia Online vem conquistando mais espaço e democratizando a psicologia para diferentes públicos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Em Alagoas os Psicólogos Mariana Gaia (CRP 15/4907), Solange Guastaferro (CRP 15/3089) e Vitor Coelho Batista da Luz (CRP 15/4706) já realizam atendimento online para brasileiros no exterior e ressaltam os critérios de segurança para a prática digital.

A prática de atendimento online e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil e em sua última resolução nº 11/2018 ela orienta como os Psicólogos devem se portar diante da prática digital.

Os Psicólogos que desejam atender online precisam realizar um cadastro no https://e-psi.cfp.org.br e após a apreciação da sua justificativa de desejo pelo atendimento online o Conselho Federal de Psicologia encaminha a solicitação para o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas – CRP 15 para que eles façam a análise final e autorizem o profissional a atender online. Aqueles que não estiverem autorizados por seus conselhos não podem oferecer atendimento online.

Alagoas na cena digital

A psicóloga Mariana Gaia ressalta que o atendimento online é uma saída – segura – para quem considera não ter tempo para cuidar da sua saúde emocional, “com o estilo de vida atarefado ao qual nos submetemos hoje, são assumidas inúmeras tarefas e diversos papéis que tomam tanto tempo que não é raro se ver sem uma brecha na agenda para cuidar da saúde mental. Para quem convive com essa realidade, o atendimento psicológico online pode ser uma excelente solução, pois evita deslocamentos, há mais flexibilidade de horários e o atendimento pode acontecer em diferentes lugares: em casa, no trabalho ou qualquer outro lugar desde que este te garanta segurança, privacidade e que se sinta confortável para colocar suas questões. O atendimento online veio para eliminar todas aquelas “desculpas” que impediam que o indivíduo atarefado buscasse auxílio e mais, veio para democratizar a psicoterapia, já que encurta distâncias e amplia as possibilidades de acolhimento”, afirma a gestalt-terapeuta.

“A terapia online me parece tão eficaz quanto a presencial, me senti totalmente à vontade e segura, poder contar com um profissional que pode te atender com imensa competência e profissionalismo estando onde estiver é maravilhoso! Sem dúvida aproxima mais ainda muitas pessoas que talvez não tenham a possibilidade e ter o atendimento presencial. A terapia tem me ajudado bastante, estou em um novo caminho de autoconhecimento, sou extremamente grata e privilegiada por ter acesso a essa ferramenta incrível”, confessa a estudante de direito, A. P. de 25 anos.

A Psicóloga Solange Guastaferro, 59, há mais de três décadas oferece Psicoterapia para o público infantil e adulto, ela conta que já participou de muitas evoluções da Psicologia e que o atendimento online chega para democratizar ainda mais a Psicologia. “A Psicoterapia online ainda é novidade no Brasil, mas nos Estados Unidos e Europa esse atendimento já é muito difundido e utilizado. O atendimento é basicamente igual ao presencial, pois nós psicólogos temos que ter o mesmo profissionalismo, conhecimento e uso das técnicas como no presencial. O atendimento psicológico online pode ser uma ótima solução para quem se encontra com dificuldade de chegar ao consultório, por falta de tempo, enfrentar o trânsito ou também pelo fato de estar em viagem de negócios, enfim como eu costumo dizer, se o cliente não pode ir ao consultório o consultório irá até ele”, destaca Solange.

A Relações Públicas M.C.C.D. 27 anos, era atendida no formato presencial e em virtude de uma nova proposta de trabalho ela precisou mudar de cidade e optou pelo atendimento online. “Terapia online nunca foi um tabu para mim, até já havia cogitado fazer outras vezes, mas optei pela presencial por achar que era o que atendia a minha necessidade no momento da vida. Isso até precisar mudar de cidade por conta do trabalho. Tudo aconteceu de maneira muito rápida e me vi perdida sem saber como daria continuidade as minhas sessões, sem que precisasse reiniciar todo o processo de quase 1 ano. Foi aí que minha terapeuta propôs continuar  nossas consultas de forma remota. Não pensei duas vezes, era tudo que precisava no momento de transição como o meu. E não estava errada, foi a melhor decisão que tomei. Para mim, quase não há diferença entre a dinâmica da terapia online e a presencial. Sinto que temos mais flexibilidade quanto aos horários e a troca flui muito bem. Minha confiança e segurança  para falar sobre as minhas questões fluem da mesma maneira  que no presencial. Uma dificuldade que tive foi de me desligar do mundo externo, como costumava acontecer no presencial, porque optei pela praticidade do smartphone; porém, depois que aprendi a bloquear as notificações, isso deixou de ser um problema. No contexto geral, tenho me sentido satisfeita com a experiência do atendimento online, e muito disso devido a postura profissional da psicóloga que me acompanha e do meu compromisso com as sessões.”, destaca a RRPP.

O Psicólogo e Master Coach Vitor Luz já atua com Psicoterapia Online há alguns meses e revela que a prática traz resultados significativos para Brasileiros no Exterior. “O atendimento online surge como uma verdadeira oportunidade de acolhimento para aqueles que trabalham, estudam ou vivem fora do país. Por vezes em determinadas regiões não existem Psicólogos que falam português ou que entendam a cultura brasileira, dificultando muitas vezes a aliança terapêutica. Lidar com a saudade, com a renúncia e com o afastamento da  antiga realidade é desafiador e por meio do atendimento online o sujeito pode encontrar apoio e expandir sua consciência sobre sua própria realidade”, explica Vitor.

A Farmacêutica Brasileira que está morando em Luanda na Angola C. E. conta como foi sua experiência com o atendimento online. “De início fiquei em dúvida sobre ter uma consulta online, se ele ia me entender ou se eu iria conseguir me expressar, mas assim que comecei as consultas, minhas expectativas foram superadas, me senti confiante e realizada a cada sessão. A escolha pelo Psicólogo Brasileiro foi por acreditar que seria melhor compreendida em minhas angustias e perspectivas de vida. Procurei um profissional experiente, que já tivesse viajado bastante, pois assim ele entenderia meus motivos de sair do Brasil e também observei o quanto ele busca se atualizar e estar antenado com o mercado”, confessa a Farmacêutica.