Na eminência de desejarmos adiantar o futuro acabamos adiantando alguns sofrimentos, ansiedade e estresse. Devemos entender que para cada coisa existe seu tempo e há uma mágica nisso. Se você sofre por antecipação, então essa conversa é com você!

Imagine a situação: alguém liga para você e diz que tem algo a te falar, mas deixará para o fim da semana. Como a gente se sente? Ai meu Deus, o que foi que eu fiz… Porque a pessoa não falou logo… Se não fosse sério a pessoa não iria deixar para falar pessoalmente… Os pensamentos são os mais variados, mas todos eles revelam o quanto sofremos por antecipação e não nos damos conta.

Quando passar por uma situação como essa, tente fazer um exercício: Pense quais são as possíveis situações que podem acontecer, tanto positivas, quanto negativas. Ai desta forma você poderá avaliar de forma racional e real as coisas que podem acontecer, mas não descarte que elas também podem NÃO acontecer.

Você consegue compreender que sofrer pelas coisas que podem acontecer, não te ajuda a chegar mais rápido ou evitar sofrimentos reais? Pensar no futuro nos ajuda a nos programarmos e criar um repertório mental de estratégias a serem tomadas. Busque relaxar e compreender que o que for para acontecer, acontecerá. Não há nada que possamos fazer para impedir o que está reservado para nós.

Por vezes nos inscrevemos em processos seletivos para uma vaga de emprego, uma seleção de mestrado, um curso de idiomas no exterior e ficamos contando os dias para o dia do resultado. Tente aproveitar esse tempo da melhor maneira que você puder, fazendo coisas do tipo: Estudar o país o qual você deseja estudar, pesquisas sobre a empresa a qual você deseja atuar e se preparar emocionalmente para quando a oportunidade chegar. Entende que estar pronto nos ajuda a encarar os desafios com mais coragem e energia?

Quando estiver diante dos momentos de incerteza, respire, encontre os fatos concretos e planeje-se, isso fará toda diferença.

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].

  • Staeel Santos

    É horrível este sentimento de sofrimento antecipado. Eu sou um sofredor…rsrsrs

    • vitorluz

      Eu imagino, vale ficar atento a essa antecipação tá.