Chegou o momento de nos importarmos com nossas escolhas e entender que cada uma delas são importantes para o cumprimento do nosso propósito de vida

Ao longo da nossa vida somos envolvidos por diversas circunstâncias que nos levam por caminhos distantes do nosso propósito de vida e só nos damos conta disso quando estamos muito longe do ponto de partida. Muitas vezes acreditamos que não dá mais tempo de dar um novo sentido ao nosso futuro e criamos desculpas que sustentam nossa falta de coragem e ousadia, mas algo que não podemos e nem devemos esquecer, é que nossas escolhas podem nos levar para onde quisermos, a única coisa que precisamos fazer é decidirmos o que queremos para o amanhã.

Caminito – Buenos Aires

Quando somos pequenos sonhamos em ser grandes, quando somos estudantes sonhamos em ser profissionais bem sucedidos, quando estamos solteiros sonhamos em estar acompanhados e quando planejamos uma viagem sonhamos em vivenciar aquela experiência. Seja qual for o nosso sonho, a etapa que antecede sua realização chama-se – Escolha –, por meio delas poderemos estar mais próximos ou mais distantes da concretização desses anseios e desejos.

Vamos fazer um rápido exercício juntos, tenta imaginar uma meta, algo que você deseja alcançar, um sonho antigo, o plano que não saiu do papel ou uma promessa ainda não cumprida. Agora reflita, suas últimas escolhas te aproximam ou distanciam disso que você havia pensado na parte inicial do exercício? Sempre escuto das pessoas que elas desejam emagrecer, ter uma vida com mais qualidade de vida e manter-se saudáveis por mais tempo, mas elas não se dão conta que estão se auto sabotando quando evitam consultórios de nutricionistas, academias, treinos funcionais e piscinas. Se desejarmos mudar nosso estilo de vida precisamos nos cercar de profissionais os quais podem nos ajudar a permanecer focados e comprometidos com nossos objetivos, caso contrário, não chegaremos a metade do caminho.

Não a como fugir da premissa, “juntos somos mais fortes”, quando estamos acompanhados de pessoas que possuem os mesmos objetivos a jornada fica mais leve e a conquista de resultados mais eficiente. Se eu desejo economizar para investir em ações, em um primeiro imóvel ou quem sabe até em uma viagem pela América do Sul, não posso estar acompanhado de pessoas que possuem uma dificuldade quando o assunto é poupar dinheiro.

Nossas escolhas do presente definem a consistência do nosso futuro, ou seja, tudo o que somos hoje é resultado do que escolhemos ou deixamos de escolher no passado. Essa reflexão nos permite considerar que se nos comportarmos de uma maneira diferente do que sempre fomos, novos resultados virão e não é nada tão nosso quanto nossas escolhas e nosso livre arbítrio.

Portando eis que chegou o momento de nos importarmos com nossas escolhas e entender que cada uma delas são importantes para o cumprimento do nosso propósito de vida. Tente refazer seus passos e se no meio do caminho duvidar da sua capacidade de chegar ao fim, dobre a aposta e persista. Me conta como foi essa experiência depois.

 

 

 

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].

  • Bia

    Gostei! porém as variáveis externas têm seu papel na história de avaliar sua trajetória. Desemprego crescente, é uma delas, pelo seu texto, “o que somos hoje é resultado do que escolhemos ou deixamos de escolher no passado.”, acho meia verdade. há pouco tempo atrás fazer engenharia civil era sinônimo de empregabilidade, hoje temos um exercito de arquitetos, engenheiros sem trabalho, e isso é só um exemplo!! só porque alguém no governo achou que o programa de aceleração do governo federal era um erro!!!! mas entendo o espirito motivacional do texto.

    • vitorluz

      Oie Beatriz, gratidão pelo seu feedback.

      O texto surgiu para podemos ampliar nossa visão sobre nossas escolhas e como elas são importantes no tempo presente e futuro. As decisões do passado já foram tomadas, não temos nada a fazer sobre isso, mas o que podemos modificar hoje? Devemos aproveitar essa oportunidade. A vida pede recomeços e novas iniciativas, seja em que área for.

  • Maria de Fátima Coêlho Batista Ferreira dos Santos

    Entendo que os nossos comportamentos, passados e presentes, invariavelmente, influenciarão no nosso comportamento no futuro.
    Partindo dessa premissa, acredito que tudo é aprendizado e enriquece o alicerce da formação da nossa personalidade.

    • vitorluz

      Isso mesmo, tudo torna-se um aprendizado quando estamos dispostos a aprender.

  • Adriele Coêlho

    E quem disse que viver é fácil, não é?!?! A gente passa a vida inteira fazendo escolhas, vivenciando os seus resultados, fazendo novas escolhas, colhendo os seus frutos… e por aí vai!! A vida é justamente passar por tudo isso; passar por situações favoráveis e desfavoráveis, que nos fazem aprender em cada uma delas.