Se você é daqueles que gosta dos festejos do Carnaval, eu posso imaginar o quanto esteja se sentindo frustrado neste momento. Muitos brasileiros esperam esse feriado para poder descansar, festejar, relaxar e até mesmo começar o ano, mas esse em especial será diferente, precisaremos nos manter em segurança, vivenciá-lo de outro modo e ressignificarmos o sentido dele.

A frustração surge sempre que criamos expectativas em prol de alguma coisa ou alguém, algumas pessoas são mais resistentes a essa situação, mas existem outras que a sensibilidade é bem elevada, mas seja qual for o seu perfil, existem algumas dicas para tentar vivermos esse momento presente com menos comprometimentos emocionais. Se você assim como eu, acreditou que a pandemia logo seria resolvida, isso significa que fomos surpreendidos e experimentamos os efeitos da frustração: descontentamento, decepção, desanimo, baixa energia, redução da esperança, estresse, ansiedade, pensamento acelerado e irritabilidade.

As orientações da Organização Mundial de Saúde são claras, não aglomerem! Quando buscamos refletir sobre isso, chegamos à conclusão que os festejos de Carnaval ao redor do mundo precisarão acontecer de uma forma diferente, mas não menos original. Quando temos consciências das nossas decisões passamos a entender o porquê das coisas e quais as consequências das nossas escolhas e consequentemente o fruto das nossas renúncias. Burlar orientações sanitárias, fingir que nada está acontecendo, fazer vista grossa para o impacto da pandemia no mundo, não nos coloca em uma posição privilegiada, mas pelo contrário, nos faz retornar 10 casas no jogo da empatia e da solidariedade.

O momento que estamos vivendo nos exige inteligência emocional, discernimento, consciência coletiva, empatia e acima de tudo, amor próprio. Se nossos desejos mais genuínos podem colocar a vida de outras pessoas em risco, chegou o momento de avaliarmos o quanto de fato nos preocupamos com o bem-estar daqueles que nos amam e nos querem bem.

Busque praticar 5 dicas para lidar com a frustração deste Carnaval diferente:

  1. Busque viver o momento presente, se precisou adiar uma viagem e não poderá estar com seus amigos e familiares, busque criar um momento para refletir sobre sua própria vida e de como deseja viver um 2021 diferente.
  2. Se seus planos para esse feriado podem colocar sua vida em risco, reavalie o quanto você está disposto a abrir mão da sua liberdade e paz interior. Faça uma listinha de prós e contras, ao fim deste exercício você terá a resposta para as dúvidas que insistem em aparecer.
  3. Se todos os seus planos foram frustrados, não fique triste. Entenda que tudo pode ser feito de um jeito diferente, reúna os amigos online, crie experiências de interação a distância, flexibilize um pouco, isso te ajudará a se adaptar.
  4. Aproveite sua casa, encontre conforto, busque se sentir acolhido, faça o que a muito tempo não faz, descanse a mente e o espírito.
  5. Valorize as companhias, seja a sua ou a de outros, por vezes vivemos ao lado de pessoas e elas nem sabe o quanto são especiais para nós. Viver o hoje exige coragem e verdade.
Atualmente não há comentários.