Quantas vezes já ouvimos as pessoas falarem sobre ser resiliente, sobre nos refazermos em meio as crises e o quanto devemos enxergar oportunidades quando os problemas aparecem. Sempre quando nos submetemos a uma mudança de país, de casa, de relacionamento ou de vida, acabamos por viver coisas novas, desafios jamais experienciados e situações inesperadas. Então se você está de mudança ou já se mudou, essa conversa é com você.

Existe algo que devemos lembrar e jamais esquecer, sempre quando saímos da nossa caixa e nos aventuramos no mundo, precisamos acolher o novo que se apresenta, seja um idioma, uma cultura, as pessoas, o clima e acima de tudo, a perspectiva existencial daquele lugar. Por vezes esperamos que todo o mundo se adapte as nossas expectativas e se comportem da maneira como achamos adequado, mas a parte que não entendemos é que quando chegamos a casa do outro, precisamos respeitar seu funcionamento e sua forma de ser no mundo, o que exige de mim flexibilidade, sensibilidade e muito bom senso.

O que me ajuda a lidar com qualquer tipo de mudança é a palavra planejamento! Isso fará uma incrível diferença na permanência e sustentação da sua decisão. Fazer um plano nos exige fazermos uma previsão do que vamos encontrar, ensaiar possíveis situações as quais precisamos estar prontos e certamente permitirá que estejamos mais seguros quanto ao nosso processo decisório.

Uma outra dica é estarmos cientes do que nos motiva a tomar tal decisão, você só entenderá o quanto isso é importante quando já estamos vivendo longe do que nos trazia conforto. Essa lista possui um poder gigante na manutenção do nosso processo motivacional e de resiliência no tocante ao que escolhemos fazer das nossas vidas. Ela também serve para nossos momentos de crise existencial “por que escolhi viver isso? Por que estou passando por isso? Por que estou me submetendo a isso?”.

Por fim, deixei o melhor para o final, faça psicoterapia! Você sentirá falta disso quando estiver em momentos muito difíceis. Por meio da psicoterapia online podemos aprender a lidar com nossas dificuldades, virtudes e pontos a melhorar. Sem falar que quando nos conhecemos, descobrimos até onde podemos ir, quando devemos frear e quando devemos nos retirar. Aprender a lidar com as emoções nos eleva para um outro nível de resolutividade e assertividade, afinal de contas quando nos conhecemos, a vida fica muito mais fácil e leve.

Confira um Podcast que gravei para e quipe do site Vagas pelo Mundo (https://vagaspelomundo.com.br):

 

https://anchor.fm/vagas-pelo-mundo/episodes/Adaptao-morando-fora-dicas-para-te-ajudar-e8seo4

————————-

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].

Atualmente não há comentários.