O futuro sempre trouxe a magia e encantamento da incerteza, talvez ele acredite que não estamos prontos para saber o que virá a ser, inclusive nada. Nos últimos dias as eleições políticas estão mexendo bastante com a população, aumentando a ansiedade de alguns, medos de outros, ousadia de poucos e intolerância de metade da população. A reflexão que se faz necessária é onde desejamos chegar com nossos comportamentos, escolhas e atitudes.

Ao longo dos dias ouvi relatos de casais que deixaram de se falar por escolherem candidatos diferentes a presidência da república, observei amigos desfazendo amizades por não concordarem com a opinião do outro e pude constatar que muitas pessoas estão esquecendo do que verdadeiramente importa quando o assunto é relacionamento com o outro.

A sensação de insegurança se alastrou na sociedade e muitos não estão sabendo lidar com elas, sendo esse motivo causador de muita ansiedade, estresse e raiva de alguns. Todo processo ansioso é desencadeado quando estamos tentando viver o amanhã e permanecemos presos no presente e foi pensando nisso que quero deixar um alerta: a única coisa que podemos fazer hoje é viver um dia de cada vez, plantando amor, compreensão, generosidade e acima de tudo, possibilidades de crescimento e evolução.

Os antigos já diziam, “o futuro só a Deus pertence” e existe verdade nisso, mas como tudo é uma questão de ponto de vista, vale refletir. Seja como estiver se sentindo, pare, respire, entre em contato com seus sentimentos, pensamentos e sensações. Pergunte para você mesmo, qual a chance desta teoria que criei se cumprir? Será que isso realmente faz sentido ou estou exagerando? Caso isso aconteça, o que posso fazer? Se isso não acontecer o que posso fazer? Seja qual for a resposta, buscar o autoconhecimento nos ajudará a diminuir nossos processos ansiosos e estresses gerados pelas incertezas da vida.

E para concluir este nosso encontro de hoje, não existe nada tão nossos quanto nossas escolhas e possibilidades. Que possamos realizar nosso propósito nesta terra, fazer a diferença na vida das pessoas e nos orgulharmos do que plantamos quando chegar o amanhã.

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato [email protected].

Atualmente não há comentários.