Você é feliz???
Chá para quê te quero???

Desde que comecei a escrever em meu blog, que falo sobre uma grande variedade de terapias holísticas, todas “alternativas” como se convencionou chamá-las ou “complementares”, considerando que a medicina complementar é usada junto com a medicina convencional, medicina alternativa é usada no lugar da medicina convencional.

Mas o que vem a ser terapia holística? Do grego holos = todo, total. É a terapia que, em vez de tratar apenas os sintomas físicos, trata o ser humano como um todo: o físico, o energético, as emoções, a mente (os pensamentos, crenças) e a parte espiritual, pois entende que cada um desses níveis afeta o outro. É o mesmo que terapia alternativa.

jardim-zen-casa-banho-decoracao-ideias-dicas

O terapeuta holístico, usa técnicas diferenciadas de diagnóstico para descobrir distúrbios no corpo físico ou energético (aura – campo energético que envolve o corpo humano), prestes a se manifestar também no corpo físico, tidas como as “doenças da alma”, ou simplesmente, doenças causadas pelo nosso emocional!

Há hoje uma infinidade de técnicas terapêuticas consideradas holísticas, como o Reiki, Shiatsu, Acupuntura, Massoterapia, Cromoterapia, Biomagnetismo, entre muitas outras das quais já abordei aqui também, todas trazendo cada qual sua prática específica.

Mas uma coisa é unanimidade nas terapias tanto complementares como alternativas, todas promovem equilíbrio, relaxamento, bem estar, auto estima, alívio de dores e muitos outros benefícios, sendo o maior deles ao meu ver, a não utilização de medicamentos!

Para a terapia holística, a doença não é nada mais do que um desiquilíbrio de energias, de bloqueios, pensamentos e sentimentos negativos!

Os bloqueios são acúmulos de energia vital (Yin e Yang) em alguma parte dos canais de energia (meridianos – canais de energia por onde a energia vital circula pelo corpo e chega aos órgãos.), causados pelo stress, má alimentação, vícios, etc…

Ninguém quer adoecer e como diria Gonzaguinha “ninguém quer a morte, só, saúde e sorte!”, então não custa nada dar uma paradinha em nossa rotina estafante e pensar se estamos nos cuidando, física e emocionalmente, a meditação é uma das maiores aliadas nesse processo de nos “ouvirmos” internamente e ao primeiro sinal de desarmonia, devemos buscar identificar a causa desse mal estar e não tão somente eliminar os sintomas, muitas vezes através da auto-medicação!

Essa foi mais uma super dica, Super Astral!

universal-consciousness-770x445