Terapia, é a alternativa?
Signo do mês: Sagitário!

Sei que os chás não são unanimidade em termos de preferência, principalmente em um país quente como o nosso, a não ser que você seja do sul e tenha o hábito do Chimarrão, porém, o que muita gente não sabe é que essa bebida, o Chá Mate, é rica em antioxidantes – prevenindo o envelhecimento das células – e que também auxilia na redução do colesterol e da glicemia. Mas fica o alerta: O chá mate possui cafeína e não deve ser tomado em grandes quantidades por pessoas hipertensas e que tenham dificuldades para dormir (melhor optar por um chá de camomila! zzzz!).

O Chá de Erva Doce também é conhecido por ajudar a acalmar os ânimos, assim como a camomila, mas o Chá de Erva-Doce tem diversas outras utilidades como por exemplo diminuir gases, retenção de líquidos, cólicas e problemas no estômago.

Mas será que é possível criar o hábito da ingestão dessa bebida, que traz em sua composição uma série de benefícios para nossa saúde, sem precisar torcer o nariz ao ingerir?

Nas versões quentes (infusões) ou mesmo gelado, podem ser extremamente saborosos se preparados da forma correta, acrescidos ou não de algum tipo de adoçante (de preferência natural, como o mel ou mesmo o açúcar orgânico).

images-4

Para preparar chás corretamente, aproveitando ao máximo seu sabor e propriedades, é importante colocar a água para ferver numa panela de inox e apagar o fogo quando as primeiras bolinhas de ar começarem a subir, adicionar as folhas, flores ou raízes da planta medicinal nesta água e deixar descansar devidamente tampado por 3 a 5 minutos. Após este tempo de espera é preciso coar para que o chá não fique amargo.

São muitas as opções de sabores e também de tratamentos disponíveis através das frutas, plantas, verduras e até flores, como é o caso do Chá de Hibiscos, que está entre os chás aliados da boa forma e emagrecimento graças ao seu poder de acelerar o metabolismo e queimar gordura mais rapidamente. Além disso, ele também age como diurético e laxante, baixando os níveis de colesterol e glicose no sangue (mas vale lembrar que o chá de hibisco não é indicado para pessoas hipertensas!).

images-1

Para quem sofre de enxaquecas constantes, o Chá de Laranja pode ser a solução para o alívio das crises, além de ser delicioso, é rico em vitamina C e muito eficaz para fortalecer o sistema imunológico, no entanto, lembre-se que o chá de laranja apenas alivia as dores, não trata o problema em si, que deve ser acompanhado por um médico.

Abusou daquela feijoada de sábado??? O Chá de Hortelã pode ser um ótimo aliado da azia e má digestão, tratar de náuseas e enjoos, o Chá de Pera também ajuda a combater a azia e queimação, porque auxilia na digestão, para preparar, basta bater no liquidificador 2 peras maduras com um pouquinho de água e, se preciso, adicionar algumas gotinhas de limão para que o suco não escureça.

Quem realmente não gosta de chá, quente ou frio, pode optar por tomar o suco no lugar, suas vantagens são comprovadas, sobretudo se os chás forem tomados com frequência. Dê preferência para os chás preparados com ervas frescas, outra dica é sempre tomar o chá imediatamente depois que ele for preparado, porque só assim ele preserva todas as suas propriedades!

Essa foi mais uma super dica, Super Astral!

remedios-caseiros-para-azia-5-5-315-210