Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/cworkscl/tnh1.com.br/blog/superastral/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 4993
A difícil arte de silenciar! | Super Astral


Seu signo é mau humorado?
Biomagnetismo, o equilíbrio que atrai!

Para quem vê de fora, pode parecer um tipo de dança, uma coreografia com movimentos lentos e sincronizados, o Tai Chi Chuan, é uma arte marcial milenar, uma espécie de meditação em movimento, muito difundida na China e hoje espalhada pelos 4 continentes!

O Tai Chi Chuan baseia-se na observação dos animais e da natureza, reproduzindo posturas e comportamentos inerentes a cada espécie.

A relação de yin e yang, os cinco elementos, o Livro das Mutações (I Ching), são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos:

blogger-image-578476416

  • Vencer o movimento através da quietude
  • Vencer a dureza através da suavidade 
  • Vencer o rápido através do lento

Composto de movimentos circulares, concomitantes com respiratórios, que vão relaxando o corpo à medida que são efetuados, sem utilização de força física. A sequência aprendida dos movimentos são contínuas, delicadas e circulares, desenvolvendo o alongamento do corpo e ativando a circulação do praticante, além de relaxar os músculos.

No Tai Chi, a respiração é a energia da vida. O praticante regula a respiração em harmonia com o movimento do seu corpo para obter saúde, a respiração controla a circulação do sangue. O estudante de Tai Chi usa o movimento para ajudar o “chi”, sua energia interior e a acelerar a circulação do sangue, assim como no Karatê e no Kung Fu.

A circulação e a energia impulsionam os membros de maneira harmônica, é essencial que a mente do praticante esteja tranquila e concentrada. A atitude mental correta para praticar é a quietude concentrada. Em Tai Chi, o interior move o exterior.

Com a prática do Tai Chi Chuan, pode-se obter uma série de benefícios como o aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição, o fortalecimento do sistema nervoso, aumento da atenção e concentração mental, equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo, conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções, auxilia na prevenção e redução do estresse, fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças, superação dos medos e limites.

Para quem se identificou e quer começar a praticar, seguem algumas recomendações:

1 – Praticar com regularidade e persistência, procurando dominar as práticas para que os benefícios sejam maiores;
2 – Sempre que possível, treine em ambientes naturais, onde o ar fresco possa circular;
3 – O ideal é praticar logo de manhã, ao nascer do sol, na chamada hora da energia criativa;
4 – Permanecer relaxado e alegre durante o treinamento, pois muitos dos benefícios obtidos através do Tai Chi Chuan são de natureza mental;
5 – Usar roupas folgadas e sapatos sem salto para facilitar o fluxo da energia pelo corpo. Tirar relógio, anéis e pulseiras também é aconselhável;
6 – Respire e se movimente suave, graciosa e naturalmente, criando uma harmonia no fluxo da energia;
7 – Seja gentil e generoso ao lidar com todas as pessoas que estejam praticando junto.

b6c49d28f4c9e2aafcedd757c6005967

Essa foi mais uma super dica, Super Astral!