Nunca tinha ouvido falar na Terapia de Florais de Bach até notar seus efeitos em uma de minhas amigas. Karol parecia mais solar e cheia de ânimo em nosso último encontro. Quando perguntei, ela me contou que estava fazendo o tratamento há cerca de um mês.

Com o contato de sua terapeuta, fiz uma breve pesquisa e descobri que, em 1930, um médico homeopata inglês chamado Edward Bach descobriu que da essência de algumas plantas e flores era possível extrair 38 soluções de elixir.

Segundo Bach, a doença é o resultado de um desequilíbrio emocional que altera o campo energético das pessoas. Se o desequilíbrio emocional persistir, acabará por provocar alterações no corpo físico.

Cada uma das 38 essências descobertas pelo médico trata uma sensação, ou traços de personalidade diferentes. Eles ajudam a lidar com os comportamentos emocionais do dia-a-dia e com os sentimentos que afetam a vida diária.

A terapeuta

Sonia com uma de suas pacientes / Foto: Simples Assim

Cheguei à primeira consulta curiosa em ouvir as explicações da terapeuta. Sonia Lima atende apenas aos sábados e leva em média uma hora com cada paciente. A primeira consulta, no entanto, pede um pouco mais de tempo.

Muito além de uma conversa, Sonia sondou não só o estado emocional em que cheguei, mas também tentou sondar o que causou tais emoções. Ao término do atendimento, a terapeuta explicou que iria me receitar dois florais e os motivos pelos quais seriam indicados.

Me senti acolhida. Isso também faz parte do tratamento. Os atendimentos ocorrem uma vez ao mês e tem acompanhamento integral de Sonia. “Depende de como o paciente chega até mim. O ideal é que os florais sejam um complemento da terapia convencional, feita por um psicólogo”, explicou.

Onde encontrar?

Receita em mãos, o principal cuidado é escolher uma farmácia de manipulação de confiança. Eu, particularmente, gosto da Ao Pharmacêutico. No dia seguinte ao pedido, os dois frasquinhos chegaram em casa e desde então tenho seguido à risca a recomendação. Cada um custou R$28.

Resultados? Sim. Perto de completar um mês com os florais fazendo parte da rotina tenho me sentido bem melhor. Concentração, ansiedade moderada e ânimo renovado. Foi surpreendente, já que nos primeiros dias ministrei as doses meio descrente dos resultados. Mas as flores nunca decepcionam. Além de me encantarem com sua beleza, agora também cuidam de mim.

Florais têm dado resultado / Foto: Simples Assim

Obs: na Organização Mundial da Saúde (OMS), o tratamento de florais consta como opção alternativa. Não há contraindicação e pode ser usado por adultos e crianças .