Óleos Essenciais: a cura através da natureza / Pexels

Quando pensamos em óleos essenciais sem conhecer, imaginamos que é algo que mela a pele, pesado ou pegajoso. Mas ao contrário do que pensamos, trata-se de um líquido volátil, altamente concentrado, resultado da extração de plantas e flores. Evapora com facilidade, inclusive.

Atualmente, a ciência está descobrindo que a questão química por trás destes óleos é potencialmente eficaz no combate a várias doenças como alergias, resfriados e até cólicas infantis.

Uma gota de óleo essencial pode conter até 300 princípios ativos / Amor de Maynha

Mas vamos com calma. 

Para saber qual tipo de óleo essencial (OE) é necessário para tratar sintomas diferentes é preciso consultar uma boa aromaterapeuta ou uma aromatóloga. É esse profissional que colhe dados e traça um protocolo personalizado para cada paciente

Em Maceió, encontrei Stêffani Arcanjo, da Amor de Maynha Aromaterapia, que além de concentrar as duas especialidades, ainda estuda Farmácia para se manter atualizada quanto às descobertas relacionadas aos OEs.

Mercado oferece óleos com selo de qualidade / Amor de Maynha

“Uma gota pode conter até 300 princípios ativos, por isso é preciso escolher um profissional capacitado para realizar o atendimento, considerando informações como histórico familiar, doenças hereditárias, além do estado físico e emocional do paciente”, explicou Arcanjo. Quem vai determinar a necessidade de uso de um ou mais óleos, a chamada “Sinergia”, é a terapeuta.

Stêffani Arcanjo com a pequena Maya, filha que inspirou nome “Amor de Maynha”

De sorriso leve, Stêffani contou ao Simples Assim que teve o primeiro contato com os óleos durante um curso de massoterapia que realizou no ano de 2008. “A natureza nos mostra que é possível cuidar da saúde, evitando a ingestão de tantos compostos químicos presentes nos fármacos tradicionais e o melhor: sem poluir ainda mais o mundo”, observou. Atualmente ela representa 19 empresas que produzem OEs puro e todos os seus derivados, como por exemplo a linha Pura Chuva, que é exclusiva para crianças.

Linha infantil tem diversos produtos livres de química sintética / Amor de Maynha

De repelente – o cheirinho é tão bom que pode substituir colônias infantis – até pomadas que previnem assaduras e óleos para massagear os bebês. A linha toda não possui um aditivo químico sequer e tem a presença dos óleos em sua composição. A ciência já comprovou que crianças sem toxinas são mais tranquilas, dormem bem, não sentem cólicas e metabolizam bem o alimento ingerido.

Maquiagem com componentes naturais / Amor de Maynha

Maquiagem, protetor solar e cremes que acalmam a pele do rosto (ainda mais em Maceió, onde cada um tem um sol exclusivo para si) também fascinam. O aroma deles é leve, assim como a textura.

Para o corpo, destaco o óleo de alecrim, que se usado no shampoo, ajuda no equilíbrio capilar e combate a caspa. Absorvido pelo couro cabeludo, ele também ajuda na memória e na concentração. “Mas precisamos observar se o paciente é hipertenso ou epilético”, advertiu Stêffani. “Caso seja, pensaremos em outro óleo que não estimule a pressão sanguínea”, acrescentou.

Há cinco tipos de alecrim, com indicações terapêuticas diferentes entre si. Os mais conhecidos são o Alecrim qt Cineol e Alecrim qt Cânfora.

A cânfora, que atua como antibiótico e anti-inflamatório, também ajuda na respiração de quem está congestionado. Conhecida na indústria farmacêutica como um dos ingredientes do famoso VICK VAPORUB, ela atua como mucolítica e expectorante pulmonar. Outra indicação para a cânfora é a ação analgésica, que ajuda a alivia câimbras, eliminando os cristais de ácido lático. “Vale observar que o alecrim qt cânfora, não pode ser utilizado em bebês, gestantes, grávidas e pacientes neurologicamente afetados”, relembrou Stêffani.

Óleos diferentes podem compor sinergia exclusiva / Amor de Maynha

O óleo de cedro tem sido indicado em protocolos para o desenvolvimento infantil por ser rico em sesquiterpeno. “Ele tem o poder de ultrapassar a barreira hematoencefálica e reprogramar a atividade cerebral, ajudando na mudança de hábitos”, defendeu Arcanjo. “Além disso estimula a glândula pineal que produz melatonina, melhorando a qualidade do sono mais profundo.”

Os óleos essenciais também atuam nas emoções dos pacientes. “Quem está recebendo o tratamento absorve a assinatura da planta que cedeu sua essência, ou seja, se a planta é uma raiz, que tem segurança em sua postura e os pés no chão, na prática, vai ajudar o paciente a também desenvolver essas características”, diz Arcanjo.

Bases extra virgens possuem certificado de pureza / Amor de Maynha

Em casa

É recomendado que as substâncias sejam aproveitadas de duas maneiras: sobre a pele ou em um difusor que espalha seus aromas pelo ambiente. 

Por serem potentes, devem ser aplicadas no corpo diluídas em uma base gordurosa vegetal, que facilitará a absorção. Para isso é preciso encontrar um produto de marca confiável, com todos os certificados de pureza. 

Essências tradicionais têm aroma, mas não tratam / Amor de Maynha

Essência é diferente de óleo essencial

As essências têm o perfume mais ativo, mas elas não irão interferir terapeuticamente em seu corpo. Funcionam bem para perfumar ambientes. Em seu corpo o ideal é o uso dos óleos essenciais, que possuem as propriedades necessárias para tratar e prevenir doenças.

Lembre-se: a escolha da aromaterapeuta faz toda a diferença no resultado final. Converse com seu médico antes para levar o maior número de informações possíveis em sua primeira conversa com a aromaterapeuta e siga o que for indicado à risca. 

A Amor de Maynha também tem opções de aromatizadores de ambiente

O óleo essencial é considerado medicamento natural com poder terapêutico comprovado cientificamente, principalmente por não ter agregados sintéticos em sua composição, mas ainda assim precisam de cuidados para serem ministrados com cautela, caso contrário, podem ser tóxicos ao organismo. “O médico e físico Paracelso já dizia que a diferença entre remédio e veneno é apenas a quantidade da dose. Essa advertência também é aplicada aos óleos essenciais e seguida pelos bons profissionais da área”, defendeu a aromaterapeuta.

Stêffani Arcanjo realiza consultorias e atendimentos na “Amor de Maynha Aromoterapia”, no bairro do Poço, em Maceió. Agendamentos pelo WhatsApp 9.9102-9455.

  • Nem Zinha

    Eu não tinha ideia da funcionalidade desses óleos, quando achava em algum lugar, olhava e não entendia.
    Adorei a matéria.