Se você não consegue esconder quando planeja algo bom ou conhece alguém especial, sofremos do mesmo mal. É praticamente impossível não perceber o sorriso e a empolgação ao falar daquilo que alimenta bons sentimentos. Mas precisamos tentar.

Aprendi, a duras, penas que quando compartilhamos um sonho com uma pessoa, também damos a ela o direito de nos julgar a partir de suas experiências pessoais. E a falta de empatia acontece não por falta de carinho ou consideração, mas simplesmente porque a história de vida da tal pessoa é uma, a sua é outra.

Um exemplo simples: falar de uma paquera para uma amiga que só teve más experiências afetivas, ou comentar com alguém que prefere guardar dinheiro sobre uma viagem que você pretende fazer. A pessoa pode até gostar de você, mas não compartilhará de suas expectativas. É um saco furado por onde escoa toda sua empolgação.

Acredito que bons pensamentos, planos para o futuro que incluem crescimento pessoal, boas doses de perseverança e o silêncio geram um tipo de energia que nos motiva a levantar todos os dias. Essa motivação precisa ser alimentada para os momentos difíceis que todos enfrentamos. Por pior que eles sejam, não duram para sempre.

Repito: se compartilhamos nossos projetos com alguém que não está na mesma estrada, calçando os mesmos sapatos, corremos o risco de escoar nossa energia pelo ralo. Um ciclo de frustração se inicia e fica complicado sair dele, já que o ânimo também vai embora com as críticas que geralmente chegam feito coice.

Seus sonhos só pertencem a você. Cuide, zele e alimente ideias que te tragam retorno. E quando cito retorno, não falo de dinheiro, mas de realização pessoal e paz interior. Trabalho voluntário em regiões carentes, por exemplo, trazem satisfação humana, não financeira.

Seu silêncio vai te ajudar a sonhar seja lá o que for. Agora, quando conseguir realizar…deixe que a notícia se espalhe. Celebrar com quem realmente se importa contigo é a melhor parte, quando tudo fica completo. Deixe que seus frutos falem por você.

Poucas pessoas saberão o quão difícil foi a caminhada, mas no fundo quase ninguém quer saber das pedras pelo caminho. Serão seus troféus. Seus, de mais ninguém.

  • Guedes

    Na verdade o que acabamos de ler é um ensinamento que serve pra todos e que se encaixou perfeitamente em mim

  • Edson Romão

    Excelente texto gostei muito tento seguir essa linha de pensamento.

  • Elaynne

    Que texto lindo!

  • Afrodite Aniz

    É dureza vencer a si mesmo e fazer sacrifícios para atingir objetivos. Mais dureza ainda é saber que ninguém torce a favor.

  • Cláudenice canuto

    Lindas palavras e reais
    Já passei por situações mencionadas.
    Obrigada

  • Solange

    Amei! É desse jeito.