Harmonização em rostos já belos, lipoaspiração em pneuzinhos que são até charmosos no mundo em que somos mais que um corpo. Como se estivéssemos em um supermercado, pedimos: quero mais peitos, mais roupas, só mais um retoque na pele.

Perdemos tempo, dinheiro e energia com nossas inseguranças, carregando nos ombros não só uma incômoda insatisfação, mas também sinais físicos da ansiedade. O descontrole, o mais perceptível deles.

Que tal então dar um basta neste ciclo vicioso e fazer pequenas mudanças na tentativa de controlar os sintomas e alimentar sua saúde emocional? Especialistas apontam que a inclusão de alimentos ricos em compostos ativos pode aliviar ansiosos.

A nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica, Velluma Lima, indica alguns alimentos que ajudam no controle do sistema nervoso central:

Oleaginosas: castanha-do-pará, de caju, amêndoas, nozes;

Folhas verdes: rúcula, couve, alface, agrião, espinafre entre outras; 

Alimentos fontes de Ômega 3: salmão, atum e sardinha;

Sementes de chia e linhaça;

Alimentos fontes de Ômega 6: sementes de girassol, nozes, óleo de girassol, óleo de soja, amendoim;

A cavalinha também tem papel importante no controle da ansiedade.;

Aumente o consumo de legumes frescos e cereais integrais;

Chás de camomila e erva-cidreira controlam a compulsão alimentar e auxiliam no sono;

Frutas vermelhas como a lichia e a pitanga;

Ovos;

Aveia;

Feijão preto;

Quais evitar?

Alimentos e bebidas estimulantes tais como açúcar, cafeína, álcool;

Alimentos ultra processados (leia mais sobre o tema aqui);

Alimentos que causam sensibilidades alimentares: soja, lácteos, trigo e milho;

Ajuda

Fazer atividade física, nem que seja uma caminhada;

A combinação – ou sinergia – de três óleos essenciais: bergamota, toranja e canela, que ajudam na saciedade e autoconfiança (eles podem ser encontrados na loja Amor de Maynha, no bairro do Poço, em Maceió).

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