Seja qual for a situação ou enfermidade que possamos enfrentar no decorrer da nossa caminhada, sabemos que a presença de alguém tranquilo próximo a nós, pode ajudar emocionalmente. Mas não é só isso.

A ciência tem descoberto que o toque feito nos locais certos altera nosso estado químico, e faz com que nossas ‘formiguinhas’ invisíveis (as células), trabalhem na harmonização de todo nosso sistema nervoso. Como consequência, o físico responde da mesma maneira.

Dores no corpo, principalmente nas costas, podem ser amenizadas com uma boa sessão de massagem, além de acalmar todo o sistema nervoso, geralmente sobrecarregado pelas angústias e crises de ansiedade que as pessoas que enfrentam a depressão precisam lidar. Mas lembre-se: é preciso contar com um bom profissional.

Em Alagoas é possível encontrar ótimos massoterapeutas com um bom custo X benefício. A grande arma é seguir com o tratamento medicamentoso (caso seja necessário, indicado por um psiquiatra), terapia convencional, e agregar a tudo isso pelo menos uma sessão relaxante, uma vez por semana, para quem está em crise. Investir em qualidade de vida vale cada centavo.

No Litoral Norte de Maceió, indico Diego Felix. Já fiz e indiquei para amigos e todo mundo diz a mesma coisa: ele é diferente em tudo. Massagista raiz, impossível não apagar do mundo externo durante uma sessão.

View this post on Instagram

É importante saber que sessões de massagem, a massoterapia, não só ajudam a relaxar como também podem servir de tratamento para alguns problemas de saúde, dentre eles a depressão. A depressão é um tema que está nos cercando cada vez mais, seja no rádio, tv, vizinhanca ou até mesmo dentro de sua própria casa. O nosso sistema nervoso responde aos métodos de massagem terapêutica por meio da estimulação dos receptores sensoriais pelo toque. Esta estimulação interrompe um padrão existente nos centros de controle do sistema nervoso central, resultando numa mudança de impulsos motores. Esta mudança acarretaria uma alteração da homeostase (equilíbrio do organismo) e regularia os padrões vitais e a liberação de neurotransmissores. Numa sessão de massagem relaxante de 1h, o corpo produz um turbilhão de substâncias neuroendócrinas, como: Dopamina, Endorfinas, Ocitocina, Serotonina e Cortisol. Tudo isso deixando você mais animado, disposto, entusiasmado, alegre e bem humorado. Diminuído o estresse, insônia, preguiça e ansiedade. A depressão ela não escolhe cor, sexo ou classe social, ela pode está presente até mesmo na pessoa ao seu lado neste exato momento. O dia mais importante da sua vida é hoje, por isso abrace, escute, sorria, seja presente, e se precisar agende uma sessão de massagem. . . #massagem #massoterapeuta #massoterapia #toque #depressao #hormonios #inseguranca #medo #dor #solidao #angustia #insonia #desacreditar #fraqueza #amor #luta #persistencia #vencer #voltaporcima #tnh1 #alagoas #maceio

A post shared by DIEGO FELIX MASSOTERAPEUTA (@diegofelixmasso) on

Meu amigo, que tem me ajudado com essa trilogia que trata sobre a depressão, o professor de Psiconeurobiologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Gérson Alves da Silva Junior, explica que uma boa sessão de massagem incentiva a produção de um hormônio chamado Ocitocina, ou o hormônio do amor.

“O ganho de Ocitocina inibe outro hormônio chamado de Cortisol, geralmente em excesso no organismo dos pacientes deprimidos”, explicou ao blog. “O Cortisol altera nossas emoções e atos quando achamos que corremos algum risco, mas em excesso ele faz o indivíduo ganhar peso – principalmente na linha da cintura – e altera nosso nível glicêmico. Ele também não permite que o indivíduo tenha uma boa noite de sono e passe a enfrentar a insônia”, explicou.

Leia também: Entenda por que pessoas felizes também podem desenvolver a doença

Na Praia do Francês, Litoral Sul do Estado, tem a enfermeira especialista Mônica Batista. Ela atende no Espaço Complementar e sua simplicidade e competência é muito conhecida entre os que curtem massoterapia.

Em Maceió, indicarei dois pontos que conheci e sei o quanto são especiais. O melhor: são acessíveis para todos os tipos de clientes.

Vergel do Lago

Na região central de Maceió, próximo à comunidade espírita Nosso Lar, encontrei um lugar de relaxamento tão bom que gostaria que TODOS pudessem conhecer. Parece que entramos em um sonho quando cruzamos as portas da cabine de massagem. O ritual que a massoterapeuta Andrezza Lira nos proporciona vai muito além do esperado. Serve para corpo e alma.

Ponta Verde

O Qualy Spa é meu queridinho sempre. Além de boa estrutura e localização, este spa tem pessoas iluminadas em sua gestão e colaboradores felizes. A massagem é de primeira, mas vai bem além disso. O encanto maior está com os detalhes como climatização, som ambiente e toda uma atmosfera propícia ao relaxamento.

Lembrando que caso o cliente queira fechar pacotes mensais, as quatro indicações que dei podem fazer um pacote combo e conceder algum desconto. Isto porque além de serem ótimos profissionais, também são seres humanos cheios de altruísmo.

É preciso parar e respirar. Respire e organize seus pensamentos. Nem tudo que está acontecendo é culpa sua, de quem está perto ou ausente. Às vezes nosso corpo não está funcionando como deveria por questões químicas e podemos ajudá-lo com atitudes simples.

Tente, mas se a coragem para tentar faltar, comece por um abraço que dure uns 15 segundos em alguém que você ame. Este será o estímulo inicial para que a vontade de pedir ajuda nasça de dentro de você.