O Dr. Valmir, vereador do PT, foi das grandes novidades da campanha eleitoral do ano passado, em Maceió.

O médico do PSF já tem uma longa história de militância política, que vem desde a época em que cursava medicina na UFAL, período em que participou do movimento estudantil, que  retomava seus melhores dias.

Anos depois, presidiu o Sindicato dos Médicos, marcando sua passagem no comando da entidade com a combatividade política que trazia dos tempos de estudante.

Exercendo o seu primeiro mandato parlamentar, o convidado do Ricardo Mota Entrevista desta semana busca explicar a dificuldade dos partidos progressistas – ou de esquerda – de emplacar candidatos competitivos à Câmara Municipal de Maceió nos últimos anos.

Ele avalia que “a esquerda não conseguiu estabelecer uma comunicação eficaz com a população, principalmente de baixa renda”. Isso resultou na perda de poder e de espaço local:

– Os governos progressistas dominaram por um bom tempo a política municipal e estadual de Alagoas. Mas não fomos capazes, apesar das ótimas iniciativas, de atender as demandas mais sentidas da população.

Hoje, observa, “o apartheid social se mantém em Maceió. Uma cidade em que encontramos um IDH da Suécia, em algumas áreas, e a dez quilômetros a miséria está estabelecida”.

O que a Câmara de Vereadores pode fazer para melhorar a vida dessa população?

– Estamos trabalhando para que as camadas mais sofridas tenham serviços de melhor qualidade e possam sentir que são tratadas com dignidade, como merecem e precisam.

Transporte, moradia, educação, saúde – tudo está no pacote, que deve começar a ser “desembrulhado” com o Plano Diretor de Maceió:

– Espero que o prefeito JHC encaminhe o projeto do Plano Diretor o mais rapidamente possível à Câmara, como, aliás, já nos prometeu o secretário Pedro Vieira. Sem essa iniciativa, ele pode até sofrer um impeachment, como prevê a nossa legislação.

As ideias são boas e buscam o caminho para se concretizar.

Vale a pena conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: Dr. Valmir – vereador pelo PT de Maceió

-------------------------------------------------------
Bolsonaro inaugurou o "parlamentarismo jabuticaba"
  • Rafael Emidio

    Dr Valmir aparente ser um bom homem, pelo menos com boas intenções e atitudes. Foi uma grata surpresa nos resultados das eleições. Torço que consiga desempenha seu trabalho.

  • SÓ OBSERVO.

    Uma grande oportunidade de uma mudança para Maceió. Infelizmente esse prefeito ate agora nada fez pelo município.

  • O menino mais velho

    O plano diretor que já nasce caduco, deveria ter sido implementado lá em 2017, já estamos com 5 anos de atraso, e pra piorar, está revisão que mais parece “perna de cobra” não contempla a tragédia causada pela Braskem. Desse jeito se for aprovado nas coxas, sem abordar o maior problema urbano que Maceió já enfrentou, vamos ter de esperar 10 anos pela nova revisão, deixando que as coisas sejam feitas sem a devida urgência que a população necessita. Afinal o importante era revisar o cone do farol da Marinha e o adensamento do litoral norte pelo mercado imobiliário.

  • Carlos

    Uma esquerda que era boa de oposição e quando chegou no poder se rendeu a boa vida da corrupção. Aqui em Alagoas uma esquerda onde os seus principais líderes não passa de títere do senador Renan Calheiros. Não pode chegar a lugar nenhum. Dr. Aliomar Lins, foi um exemplo de dignidade e deixou a política pelo o que viu na prática o que é a esquerda aqui em Alagoas. Dr. Valmir, Um homem de bem e uma andorinha só não faz verão.

  • Carlos Henrique

    A esquerda aqui em Alagoas come, quase todos, nas mãos dos Calheiros, Dr Valmir é um homem de bem, assim como o Dr Aliomar Lins mas infelizmente a maioria das pessoas da esquerda do nosso Estado não merecem nem serem citados.

  • Eneas

    Enquanto houver Renan, alagoas nunca irá pra frente.

  • Ederaldo

    Homem de bem Dr Valmir médico e professor da Uncisal temos que acreditar é possível basta analisar seu comportamento no parlamento municipal

  • Perdro

    Esse prefeito é o que se pode dizer: sem futuro, para Maceió, é claro!