Parece claro que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, sabia que estava prestando um serviço e tanto ao presidente Bolsonaro ao levantar suspeita sobre os números da vacinação. O presidente vive de ruído e confusão, com o que alimenta a sua turma.

É claro que qualquer governante que tenha juízo e responsabilidade tem de se precaver contra as repetidas mentiras sobre a quantidade de vacinas distribuídas – ou a serem distribuídas – pelo Ministério da Saúde. A verdade nunca bateu com os calendários pazuellicos.

Aliás, foi o ex-ministro quem mais foi desmentido pelos fatos – nos três primeiros meses, o governo federal não entregou nem mesmo a metade das doses anunciadas.

Mas vamos ao que importa.

Esta semana, publicamos aqui que o secretário Alexandre Ayres disse que 20% das doses que chegam a Alagoas ficam formam uma reserva: “A prudência, enquanto não houver a prometida regularidade no envio das vacinas, manda que guardemos uma parte para a segunda dose dos idosos”.

O ideal seria acelerar o processo em todo o país, mas com o que nós temos em Brasília toda cautela é pouca, fica evidente.

Não por acaso, nos transformamos num problema para o resto do mundo. Foi o que construímos.

Átila Vieira tinha uma história de vida, rara e quase desconhecida
Número de mortes por Covid em Maceió acompanha a ocupação de UTI - 92%
  • EDSON DE OLIVEIRA PEIXOTO FILHO

    Não é a melhor medida nesse momento, devíamos vacinar o mais rápido possível com a primeira dose e adiar a aplicação da segunda dose.

  • Pedro

    Decisão acertada. Se não aplicar a segunda dose, joga-se no lixo um estudo criterioso feito pela ciência. Não se pode, em nome de um achismo de negacionistas, por em risco todo estudo científico. Quem recebeu a primeira dose precisa ter assegurada a segunda. O restante do rebanho, para usar a expressão do genocida, deve esperar calado ou, no máximo, ruminando e mugindo!

  • Sebastão Iguatemyr Cadena Cordeiro

    NÃO´ É À TOA QUE O LEGADO MACUNAÍMICO NOS REPRESENTA . . . NESTE POVO QUE SE ALIMENTA DA FARSA E DA MENTIRA PARA SOBREVIVER , A VERDADE SE ENCONTRA HUMILHADA E OFENDIDA EM UM CANTO DE PAREDE , NOS PORÕES DO PODER . . . TENHO DITO !

  • Luciano

    Estamos em guerra, poderia baixar de 20% para 10%. O histórico vem mostrando que estamos recebendo mais vacinas a cada mês, só nos ultimos 2 dias foram 200 Mil doses. Outra coisa, de acordo com CNN, Alagoas é 3o estado que mais aplica, mas mesmo assim está aplicando 71,2% de toda Vacina que chega aqui, ou seja, nem os 80% que o Secretário quer pq ele fala que guarda 20%, está sendo feito.

  • Jeane Vieira Silva

    Bom dia a todos! É preciso esclarecer que só tem eficácia comprovada após a segunda dose e que existe um intervalo de tempo seguro entre a primeira e segunda dose para que a eficácia da vacina aconteça. Infelizmente se faz necessário essa reserva para garantir essa eficácia e o organismo possa criar anticorpos. É imprescindível que sejam disponibilizados o quanto antes mais vacinas

  • Alexandre

    Não concordo com esse procedimento, pois o Gov Federal vem cumprindo com sua logística de destruição das vacinas, se faz necessário vacinar o máximo de pessoas, não convém “guardar” doses de vacina.

    • Eduardo

      Realmente é destruição da vacina, na medida que é contra e não fez as compras antecipada, a mãe do presidente já tomou . O outro candidato já tomou a vacina e o presidente vai tomar . Quero ver os patriotas continuarem na cloroquina.

  • André Duarte

    Diante de um Genocídio, decisão foi acertada

  • ADRIANO

    SE OS NUMEROS DE BRASILIA NÃO BATEM MUITO MENOS OS DAQUI. SE ESTAMOS PRODUZINDO MAIS DE HUM MILHAO DE DOSES DIA PRA QUE GUARDAR SUPOSTAMENTE 20%.

  • EDSON DE OLIVEIRA PEIXOTO FILHO

    A Inglaterra lar da oxford /astrazeneca adiou a segunda dose. É o país com maior queda em mortes e internamentos, 96%, quanto mais rápido vacinar com primeira dose melhor.

  • Juarez Mathias

    Desinformado, o Presidente disse que só tomara a avcina depois que o ultimo5brasileiro tomar, ele está imunizado.Quanto a mãe do Presidente, ela tem 93 anos e entrou na primeira turma de idosos vacinados, acima de 90 anos.Que feio ser desinformado e passar desinformação para outras pessoas.

  • um ALAGOANO

    Também acho correta esse posicionamento pois com a quantidade de mentiras e notícias falsas vindo do Planalto sobre vacinas é prudente guardar mesmo.