O ano em que o AL Previdência começou a moer aposentados e pensionistas do Estado
Foi, sim, um ano de eleições municipais, necessárias, mesmo em tempos de pandemia.
Quem assume agora carrega consigo alguma esperança, de que não podemos abrir mão – nunca.
Se tivesse de escolher um fato local, entretanto, que marcasse a dolorosa passagem do tempo – nesses tempos -, eu apontaria a entrada em vigor do “novo” AL Previdência.
Lembrando que o projeto de reforma do órgão previdenciário estadual, destinado a servidores públicos e seus dependentes, foi aprovado no apagar das luzes de 2019 – por unanimidade, na Assembleia Legislativa.
A maldade, no entanto, não foi sentida naquele ano – trouxe para a pandemia o seu golpe mais perverso: a cobrança de 14% de alíquota do AL Previdência para os já aposentados e pensionistas (acima de qualquer coisa que exceda um salário mínimo).
A punhalada?
Eles e elas não pagavam nada, até o “novo” AL Previdência começar a moer.
De 0% para 14%?
“É como se o aposentado passasse a pagar uma pensão, de repente”, na definição do desembargador Tutmés Airan.
Para quem acha que tinha de ser assim mesmo – por força de lei -, reproduzo a afirmação convicta de um dos mais profundos conhecedores da matéria em Alagoas: o presidente da Associação dos Procuradores de Estado de Alagoas, Marcos Savall.
Ele é enfático: o governo de Alagoas deveria ter seguido o padrão da Previdência Social brasileira: descontar dos aposentados apenas o que exceder o teto do Regime Geral, hoje em torno de R$ 6.100,00.
Ou seja: quem fez o que fez aqui sabia o que estava fazendo, tornando ainda mais difícil a vida de idosos, viúvas e órfãos de Alagoas.
Uma gente que nem pode gritar, e se o faz não será ouvida por aqueles que poderiam atenuar seu sofrimento.
Esse tipo de traição junto ao povo se paga nas urnas.
Uma parcela já foi paga na recente eleição municipal. O saldo devedor deverá ser parcelado com o primeiro vencimento em 2022.
E no regime geral algum aposentado ou pensionista recebe acima do teto de R$ 6.101,06?
Resposta
Servidores federais aposentados.
Eu imagino como ficou o servidor aposentado e até mesmo o que ainda está na ativa com esse reajuste na alíquota da previdência, num salário defasado, sem reajuste e nem mesmo a reposição das perdas salariais. O aposentado ao invés de ter um reajuste no salário, perdeu mais 14%. Os da ativa, tiveram os descontos aumentados, consequentemente, seu poder de comprar diminuiu. Tudo isso para cobrir o rombo da previdência estadual, causado pela má administração do erário público por parte dos governantes, que se diga, mal escolhidos pela população alagoana. Que o erro não se repita, e que nas próximas eleições o povo saiba escolher melhor seus governantes e também os representantes do Legislativo.
nÃO FOI SÓ IDOSOS , VIÚVOS E ÓRFÃOS…. VC ESQUECEU TB DOS APOSENTADOS POR INVALIDEZ, SE OS OUTROS ESTÃO SOFRENDO IMAGINE OS APOSENTADOS POR INVALIDEZ, QUE ALÉM DE AUMENTAR GASTOS CON REMÉDIOS, SALÁRIOS DIMINUINDOS, NÃO PODEM TRABALHAR PARA COMPLEMENTAR O QUE LHES FOI TIRADO.
Fico imaginando – e não com inveja – como terá sido a ceia de Natal e ano novo na mesa de Renan – o filho – e de todos os deputados da Assembleia Legislativa?!
E fica a minha pergunta, será que eles conhecem o significado da palavra empatia?
O governador quer matar os aposentados para fazer a melhor reforma. É um miserável que nunca trabalhou sempre foi playboy. Os servidores públicos que o elegeram merecem. Aguardem 2022 e votem nele novamente ou então votem no candidato que tenha o apoio dele. O TJ que já deveria ter julgado as ações que por lá correm mas também é omisso, ou fim quando for julgado será um ano de precatório para todos, daí sabe qual o resultado ? Se o estado for pagar o que roubou dos aposentados quebra, então fica tudo como está. Fumo nos aposentados.
A “reforma” da previdência estadual foi uma aberração.
Pow, nem reajuste tivemos, e o cara ainda tira. O nosso poder de compra já tava ruim. Ficou pior.
2016, reajuste zero, 2019 e agora 2020. Pode não cara. É lei Constitucional, artigo 37, X.
E a lei de responsabilidade fiscal em seu artigo 22, ៛único, I. Nos dá esse direito.
Esse governo pisou na bola com os servidores da saúde. Falta de sabedoria.
Nem ceia de natal tive, tenho que comprar os remédios, e a ceia de natal do governador e dos deputados estaduais, como foi?
O governador e alguns deputados foram os críticos de primeira hora da reforma da previdência nacional, bateram o quanto poderam no presidente Bolsonaro, em Paulo Guedes e nos demais apoiadores da reforma, por fim, reformaram a estadual um pouquinho mais perversa .
Espero que o povo de Alagoas tenha mem´ória, e sobretudo vergonha na cara, e nunca mais vote nos Calheiros e nos Deputados Estaduais autores desse crime contra os menos favorecidos do Estado de Alagoas!
2022 vem aí!
Uma maldade tão grande que o desnaturado governador Renan!
Tinha que ter o apoio dos compradores de mandato os deputados estaduais.
A indiferença dos deputados e do governador mostra o valor que o povo tem com esses políticos!
Foi dose dupla o coronavírus vírus e o novo Al previdência.
2022 daqui a pouco chega, e vamos fazer igual as eleições da Capital..
São 70.000 servidores estaduais , entre ativa , aposentadoa e pensionistas ,se multiplicar esse número por 5 , são 350.000 eleitores, pois cada emprego se reflete em 05 bocas que NÃO vão votar em candidato de Renan Filho, como também não esquecer do nome de cada deputado e deputada estadual que foi conivente com esta crueldade, vamos em 2022 , fazer novamente a faxina ,e aos poucos fazer a limpeza dessa turma É este cidadão Renan Filho, ainda colocou o seu nome desposiçao para concorrer a presidência da República..
Das duas uma ou está tirando onda com a cara do povo , ou comeu bosta de cachorro doído.
Aqui em Coruripe, o deputado Marcelo Beltrão, foi eleito prefeito se comenta que pode fazer um projeto igual ao do estado.
Ele gravou um vídeo desejando a todos alagoano e que foi um ano difícil para todos devido ao coronavírus imagine para os aposentados e pensionistas do Al, que ele e o primo votou para ferrar os idosos!
MAS A FAXINA PARA ELEGER QUEM ? OUTROS CORRUPTOS !