É difícil mensurar o quanto a cobrança dos 14% dos aposentados e pensionistas para o AL Previdência pesou nas eleições de Maceió.

Desconfio, porém, que a questão teve uma influência maior do que imagina o Palácio República dos Palmares.

Dois argumentos neste sentido: do ponto de vista simbólico, o corte na remuneração dos aposentados e pensionistas é de uma perversidade poucas vezes vistas, cometida com os trabalhadores do serviço público.

A melhor definição para mim, até pela fácil compreensão dos efeitos dessa “facada”, veio do presidente do TJ, desembargador Tutmés Airan, que disse que esse ato cruel corresponde ao “pagamento de uma pensão” depois que o trabalhador se aposenta.

Do ponto de vista prático, há de se considerar os efeitos nas finanças das famílias – além dos próprios aposentados e pensionistas – que perderam capacidade de compra de remédios, alimentos, do pagamento de um plano de saúde.

Cada um dos atingidos tem parentes e aderentes capazes de sentir o sofrimento das vítimas da cobrança terrível – e até compartilhar da mesma dor.

O presidente da Associação dos Procuradores de Estado, Marcos Savall, um dos grandes estudiosos do tema, diz que a alíquota de 14% poderia – ou deveria – ser cobrada, mas o problema é a base de cálculo: no regime geral, a mordida é para quem ganha acima do teto da previdência – pouco mais de R$ 6.100, 00.

Em Alagoas a cobrança é em cima de tudo que exceder um salário mínimo (porque os servidores estaduais “ganham pouco”).

A resposta, mesmo que não possa ser calculada em números exatos, veio nas urnas.

E ainda pode vir mais.

Rever um erro social é mais importante do que fazer crescer o montante acumulado nos cofres.

JHC participa nesta quarta da primeira reunião da transição na prefeitura
Campanha eleitoral também azedou a relação entre Palácio e Assembleia
  • Wellington

    Ainda procuro o caminho para casa, depois da covardia dos 14%.

  • Maria José

    Só Deus sabe a dor de ver o problema de saúde do meu pai se agravar por causa dessa crueldade dos 14% que o governo de Alagoas fez.
    Depender do HGE é terrível.
    Por isso, toda família foi mobilizada, além de amigos, vizinhos, igreja, pra votar contra na eleição municipal e em qualquer outra.
    Se possível, até campanha de graça pra adversários minha família vai fazer.
    Dar uma “facada” dessa em quem trabalhou toda uma vida é o mesmo que condenar à morte.

    Só acha justa uma crueldade dessas, quem tem do bom e do melhor na mesa, tem dinheiro pra comprar remédios e quando adoece vai se tratar nos melhores hospitais de São Paulo e do mundo.

    Jamais esqueceremos!

    • Fernando

      Todos os 27 ESTADOS do Brasil mais o distrito federal estão descontando em média 14% dos aposentados e pensionistas, se não fosse o Renanzinho seria outro, mas todos os estados aderiram a reforma da previdência estadual. Se assim não fizessem iriam quebrar. Até o governador comunista, o Dino, aderiu. Com a Lei do teto dos gastos quem não aderisse não teria capacidade de pagar os salários dos aposentados e pensionistas.

  • APOSENTADO DO ESTADO

    E como essa “facada” foi determinante na eleição em Maceió. Perdi emu plano de sa´úde, deixei de comer carne de boi, estou com dificuldade para ir ao médico pelo sus, com dificuldade em comprar remédios…
    Enfim: os aposentados e pensionistas estão em uma situação de calamidade.

  • Luciano Santos de Castro

    Boa noite! Essa resposta nas urnas deve se estender a todos os deputados estaduais,ele foram unânime e voltaram a favor do governo, nessa lei satânica e cruel,povo Alagoas,sinta a dor dos aposentados,pensionistas e pessoas enfermas, que perderam o pode compra com essa atitude diabólica do governo e seus 27 deputados.

  • José A. Nascimento

    Ricardo, espero que Renan pai e Renan filho sumam do mapa político do estado de alagoas nas próxima eleição. Não fomos nós servidores públicos da ativa e aposentados, que fizemos rombos orçamentários no al previdência, vamos aguardar as próximas eleições, que o recado vai ser dado nas urnas com certeza.

  • Zezil

    Espero que na proxima eleição o povo lembre que os deputados foi quem aprovaram esse absurdo, fora governador e deputados também.

  • Paulo

    Posso falar por sentir na pele, não é fácil ver sua mãe sem condições de pagar seu plano de saúde que sempre lutou pra pagar. Meu voto e da minha família foi de repúdio, pois não vimos em jhc um plano de governo convincente. Mas por repúdio votamos no jhc apesar de gostarmos do gaspar.

  • Cidinha

    Fora a demissão e baixa salarial no estado. Principalmente na sesau alagoas. Eles foram e são muito arrogante.

  • Washington

    É PRECISO MANTER ESSE FOCO E NÃO VOTAR NO RENAN FILHO PARA SENADOR NAS ELEIÇÕES DE 2022. SIMPLES ASSIM, INFELIZMENTE DR. ALFREDO PAGOU O PATO DA IRRESPONSABILIDADE DO MENINO CALHEIROS E SEU SECRETARIADO, TAMBÉM NÃO DEVEMOS ESQUECER OS DEPUTADOS ESTADUAIS.
    #ARespostaSeraDadaEm2022

  • Leonardo de Oliveira Castro

    O povo acordou! Chega de tantas demagogias, o povo não aguenta mais.

  • Edjer

    Meu voto foi de repudio ! Raça de Renan pai e filho nunca mais ! Sejamos unidos aposentados desse governo, juntos em todo o Estado somos fortes!

  • Rosanilde B.S

    E uma sacanage sem limites

  • Rosanilde B.S

    Essa é uma sacanage sem limites desse Governo

  • Fernando

    Só uma pergunta, tem algum Estado da federação que não está descontando?
    Será que o próximo governador, mesmo sendo de oposição ao governo atual, vai acabar?
    Todo candidato a presidente reclama da carga tributária, todos sem exceção, mas quando eleitos aumentaram ou deixaram como está. Mas se vcs querem continuar se iludindo vão em frente, sonhar é de graça. Tem Estado que não é 14% não, é 16 por cento.
    São Paulo o Estado mais Rico da Federação está cobrando alíquota de 12, 14 e 16 por cento e Alagoas não precisa?

    • Mirelly

      Companheiro, a questão aqui não é sobre a alíquota de 14% aplicada aos servidores de AL, a questão é sobre descontar 14% de aposentados e pensionistas, em um ato mais que cruel. Deixando quem já não ganha bem, mais lascado ainda, para cobrir um rombo feito pelos ladrões de terno e gravata. Acorda! Procura saber o que se passa de verdade com os servidores públicos aposentados, pensionistas que perderam o poder de pagar um plano de saúde, comprar seus remédios de uso contínuo, se alimentar e morar de maneira digna.

      • Laskdo

        Infelizmente isso aconteceu no Brasil todo, mas o próximo governador vai zerar a alíquota, aguarde. É normal o outro assumir e desfazer os mau feitos do outro, aí será o paraíso.

  • Jediel

    Temos que dar o troco tbm a todos os deputados q aprovaram esta covardia contra os aposentados e pensionistas.
    Vamos divulgar a relação destes deputados canalhas e covardes… 2022 a gente dá o troco, aguardem!!!

  • Jane Costa

    A toda ação, corresponde uma reação. Essa revolta é geral. Isso foi desumano

  • Maria Cicera

    A vingança dos meus 14% será total em 2022 , agora foi só um aperitivo.
    Renan Filho aguarde que sua hora também vai chegar.

  • Cleone

    Eu vou fazer campanha de graça também fora Calheiros

  • Francisco Jose Souza

    Problema é que em Alagoas o governo comete ilegalidade e o TJ passa a mão por cima. Cadê o julgamento da ação que estava no TJ? Nada, em Alagoas tudo pode e os Calheiros acham que pode tudo. 2022 é logo ali. O governador agora anuncia concurso quero só vê se vai tirar os mais de 4 mil serviços prestados da saúde, todos apadrinhados dos deputados muitos de marechal e sem trabalhar. MPE fez e faz o que? MPF? PF? CGU? CGE? NADA!

  • Kbção

    É triste você vê um parente chorando por não poder paga o seu plano de saúde por conta desse roubo que foi esse corte de 14%, já mais esqueceremos os Calheiros e os nobres Deputados, 2022 vem aí.

  • José i r melo

    Por gentileza alguém Que possa saber, divulguem a listas dos deputados que foram do lado do governador que votaram a favor do AL PREVIDENCIA, para que todos pensionistas e aposentados dêem o troco nas próximas eleições, que se junte toda família dos aposentados e pensionistas e votem contra a todos, o troco será bem dado nas urnas, unidos derrotaremos todos os políticos que votaram a favor do AL PREVIDENCIA.

    Resposta
    Todos os 27.

  • Bruno2021

    Próxima resposta é em 2022

  • Floracy

    Essa corja de deputados tbm serão eliminados da política, o apoio deles foi fundamental para o assalto de 14%! Renan…nos aguarde, sua batata tá assando!

  • Pensativo

    Lembrando que o Ruim Palmeira tbm fez o mesmo com os servidores municipais!!! Espero que nunca mais seja eleito nem para sindico do prédio!!! O povo de Maceió tem que acordar! Maceió não é só Ponta verde e Pajuçara!!
    #renaneruinuncamais

  • Carlos A Toncelli

    Perfeito tudo falado acima. O destino desse arrogantizinho Reinao ainda vai chegar. O pior ele está preparando agora, concursos pra encher a folha do Estado, pensando igual o falecido Suruagy que isso da voto. O que justifica e como a PGE deixa passar um concurso num Estado onde mais de 40 % dos servidores tem subsídio menor que o salário mínimo recebendo complemento, ? como pode colocar mais gente se não tem dinheiro pra reajuste ? Que matemática é essa Ricardo Mota?.pode fazer o que for 2022 vai ser pior ainda pra essa miséria.

  • André

    Foi um soco que nocauteou, principalmente a maior parte dos aposentados e pensionistas, com proventos pequenos e defasados, que já estavam em grandes dificuldades financeiras. E agora pagam esse desconto vergonhoso e desumano. Que todos gravem na memória todos os nomes dos deputados que votaram a favor do projeto do reinanzinho. Logo chega 2022 para darmos o troco.

  • Carlos Alfredo de Farias Costa

    ESTES 14% VÃO CUSTAR CARO PARA VOTAS NO RENAN FILHO E SENADOR NAS ELEIÇÕES DE 2022. SIMPLES ASSIM, INFELIZMENTE DR. ALFREDO PAGOU O PATO DA IRRESPONSABILIDADE DOS CALHEIROS E SEU SECRETARIADO, TAMBÉM NÃO DEVEMOS ESQUECER OS DEPUTADOS ESTADUAIS. VAMOS AGUARDAR 2022. NA MINHA FAMÍLIA SÃO TODOS CURSADOS E TEM VÁRIOS APOSENTADOS, SÓ DE IRMÃO SÃO 10 DEZ E JUNTOS COM ESPOSA, FILHOS, CUNHADOS …UNS 300… ELES ESQUECERAM QUE AQUI NÃO É CURRAL ELEITORAL DELES, PODE ADIANTAR 13° SALÁRIO, VAMOS RECEBER, APOSENTADOS SÃO QUANTOS ESQUECERAM NOS DECIDIMOS QUALQUER ELEIÇÕES NO ESTADO TODO, AGUARDE E VERÃO 2022!!!

  • Carlos A F Costa

    ESTES 14% VÃO CUSTAR CARO PARA OS VOTOS NO RENAN FILHO E SENADOR NAS ELEIÇÕES DE 2022. IRRESPONSABILIDADE DOS CALHEIROS E SEU SECRETARIADO, TAMBÉM NÃO DEVEMOS ESQUECER OS DEPUTADOS ESTADUAIS. VAMOS AGUARDAR 2022. NA MINHA FAMÍLIA SÃO TODOS CONCURSADOS E TEM VÁRIOS APOSENTADOS, SÓ DE IRMÃO SÃO 10 DEZ E JUNTOS COM ESPOSA, FILHOS, CUNHADOS …UNS 300… ELES ESQUECERAM QUE AQUI NÃO É CURRAL ELEITORAL DELES, PODE ADIANTAR 13° SALÁRIO, VAMOS RECEBER, APOSENTADOS SÃO QUANTOS ESQUECERAM NOS DECIDIMOS QUALQUER ELEIÇÕES NO ESTADO TODO, AGUARDE E VERÁ 2022!!!

  • Ezequias Alves

    O povo acordou e vamos derrotar os Calheiros na próxima eleição, e daremos o troco aos deputados estaduais e federais e senadores, o BB chorão já recebeu a sua conta, é uma vergonha 14% de quem já não tem nada

  • Lima

    Logo logo o povo esquece! E a grande maioria no Estado não é servidor público…

  • Olympio

    Quero os meus 14% de volta. Governador, repense o mal que você está fazendo a nós. A resposta nossa está apenas no começo. Aguarde!

  • Cícero Alves da Silva

    Esse desgoverno é um tirano ajudo meu irmão que mora em São Paulo, porque está passando um faze muito crítica operado e sem trabalho, mas o servidor está dando o troco a ele.

  • Anna Maria Gusmão

    O Candidato do gov. perdeu porque esmagou o servidor público com 14 % de desconto Previdenciario de forma linear , sem teto mínimo , e vedou todas as reposições ( não se trata de aumento)!,Deixou a maioria do servidor público na mão em plena pandemia ! O SERVIDOR PÚBLICO AINDA TEM SUA FORÇA !!!

  • GUSTAVO

    EU SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL E JAMAIS VOU ESQUECER A SACANAGEM QUE RUI PALMEIRA FEZ COM OS SERVIDORES.

  • Dilma Honorato de Melo Rios

    Concordo,temos que dar o troco nas urnas aos deputados que foram cúmplice do Renan filho e contra a nós aposentados do estado de Alagoas. Trabalho com maior prazer para derrubar os que foram contra nós!

  • Laskdo

    Fique tranquilo JHC vai resolver, ele vai desfazer a sacanagem que seu antecessor fez.

  • Amabel

    Concordo plenamente! É um absurdo esse desconto. Sou professora aposentada e o valor que estão descontando, está me fazendo muita falta.

  • Maria

    Esse governador fez a maior das sacanagem com os aposentados e pensionistas, sem pena nem piedade. Deixou todos sem condições de comprar remédios e pagar seus planos de saúde que nem isso o estado dar. Não foram todos os Estados que aderiram esse desconto, foi a minoria. So os sabidos que aderiram esse absurdo cruel para matar mesmos os menos favorecidos.

  • Maria

    Se depender da minha familia, ele não ganha mais nenhum mandato, quem quer o povo na merda não merece ganhar mais nada na política, só pensa no bolso dele, o resto que se lasque. Não aprovou nenhuma reposições, não deu aumento, e ainda achou pouco tirou os 14% dos pobres. Os Deputados estão também na mira do povo, também foram a favor do governador. Iremos dar a resposta a eles. Quem viver, verá.