Alfredo Gaspar perdeu até para a abstenção, que se imaginava seria menor no segundo turno. Ele teve 156.704 votos, enquanto 164.736 eleitores deixaram de comparecer às respectivas zonas eleitorais no segundo turno (no primeiro foram 148 mil).

Há muitos motivos para explicar essa performance abaixo das expectativas iniciais, mas acho que a mais importante, sem dúvida, foi a rejeição aos padrinhos dele.

Vou além: na reta final, pesou ainda mais a ampla articulação informal anti-Renan.

Maior derrotado, Renan Filho levou um choque de realidade do eleitor
Eleito com folga, JHC precisa vencer a desconfiança da população de Maceió
  • Chega

    Vamos em frente com mais essa página virada.

    • Tarciso

      Essa derrota dos Calheiros, já é um reflexo de Arapiraca, com o quê estão fazendo com Luciano Barbosa, e, se mexerem com o prefeito eleito de Arapiraca e 5 vereadores, aí, os Calheiros teram dores de cabeça no futuro, o povo arapiraquence não irá engolir fácil, essa manobra, de tomarem a prefeitura, de Luciano Barbosa, no tapetão, se isso acontecer… Os Calheiros caíram por terra… Nisso eu tenho certeza.

  • Mudança ja!

    Alfredo se uniu as pessoas erradas assim como Davi Davino (o povo esta mudando a mentalidade). Parabéns aos eleitores que apostaram na mudança.

    • Marcos

      Mudança, você chama isso de mudança? Pelo amor de Deus 🙏 Nada mais nada menos que o Ronaldo Lessa e Cia para governar novamente, e com isso acabar de uma vez por toda com a nossa cidade que tanto sofreu nas mãos desses podres. Agente teve a oportunidade de mudar essa cidade de verdade. Nós tivemos um candidato sério para tal que era o Josan, esse sim, seria uma mudança radical. Agora você chamar a esquerda de mudança? meu Deus 😱

      • Chega

        Bem posto, Marcos. Sem idolatria cega, vamos aos FATOS:

        O moço vem de uma família toda política e muuuuiiiito rica. Ele já foi deputado estadual e é deputado federal. Pai dono de várias empresa, rádio, ex-prefeito, ex-deputado federal. Mãe médica, capitã da PM, empresária, ex-prefeita, suplente no senado. Irmão deputado federal.

        A mudança precisa ser de cada um, mudança de caráter, mudança de postura diante da própria cidade, não esperar que alguém faça por você o que você mesmo não faz. Cuide do que está a seu alcance e tudo ficará mais simples. Cuide de sua rua, de seu bairro, de sua comunidade. Faça seu trabalho com maestria, pague seus impostos, cobre seus políticos, exerça sua cidadania. Sem idolatria, não espere o impossível de ninguém, faça o possível você mesmo! Respeite as leis estabelecidas, questione de maneira ordeira e civilizada as leis com as quais não concorda. Cumpra as normas de boa vizinhança, respeite os demais, respeite no trânsito, cuide das praias, praças, espaços coletivos. Seja cidadão e não vai precisar esperar que a cada 4 anos surja uma “nova” promessa que vai cuidar de tudo.

        Óbvio que podemos levar séculos para mudar do ponto de inércia em que estamos, mas sempre pode haver um começo. Por que não ser hoje?

        • Marcos

          Eu não posso olhar só para minha rua, eu não posso só olhar só para o meu bairro, eu preciso ter um olhar abrangente, um olhar que tenha a clareza que toda cidade merece ser cuidada sem ideologia, ou seja, eu não posso votar em um candidato que tem como objetivo trabalhar para quem mais precisa, isso é pura hipocrisia. Agente precisa aprender que o representante tem o dever de cuidar da cidade como o todo,pois toda cidade merece ser tratada com dignidade e sobretudo, respeito. Deus abençoe nossa cidade, e nos livre desses esquerdistas, pois a esquerda mata mais que a peste.

      • Andréa

        falou tudo.. isso mesmo !

  • APOSENTADO DO ESTADO

    A resposta contra o desconto dos 14% foi dada, aposentados e pensionistas do estado foram grandes cabos eleitorais pró JHC. isso sem esquecer do atual prefeito de Maceió que foi decisivo para a derrota de Alfredo Gaspar.

  • Sampaio

    Parabéns a todos maceioense, recado foi dado. Quanto ao candidato Alfredo levante a cabeça seja humilde é procure amigos melhores saia depressa da companhia desse governador é seus comparsas, principalmente desses deputados que votaram contra o povo alagoano. Agora vamos esperar as próximas eleições para dá um recado a esses deputados é o nosso governador é sua família.

  • Luiz Claudio Alexandre

    Votei em JHC. A primeira fala do eleito me agradou porque vai na contramão dessa lógica neoliberal então em voga, apesar de JHC não ser nenhum “socialista raiz”. Todavia não gostei do baixo nível da campanha. Espero que JHC um dia reconheça que o apelido em Alfredo Gaspar não lhe ajudou. Aliás,explorar um defeito físico ou deformidade do adversário, é de uma falta de ética tal que chega a ultrapassar qualquer limite de civilidade. Entendo a dureza da disputa, mas esse vale tudo não aceito.

  • Alagoano

    Quando o Gaspar pôs seu nome como candidato tinha meu voto garantido, mas daí foi se unir ao Rui e o Renan e perdeu a credibilidade, se tivesse ido sozinho teria ganho no primeiro turno, hoje não fui votar e deixei o resultado na mão do povo

  • Sebastião davino dos santos filho

    O Alfredo Gaspar não perdeu para abstenção, perdeu para o apoio dos Calheiros que nimguem suporta mas essa familia.

  • Rosi Barros

    Cansada desse ” novo” que de “novo”não tem nada.

  • Alagoano T

    Sou um admirador do Governo Renan Filho, mas na hora que ele coloca cabresto no insosso do Rui Palmeira e lança o Alfredo como prefeito deles o candidato perde a legitimidade. E foi aí que o Alfredo perdeu meu voto e, acredito, vários outros também. Alagoas não é Murici!

  • Marcelo

    LEMBRO MUITO BEM HA EPOCA DO FECHAMENTO DA CIDADE POR COBTA DO LOCKDOW, INUMETAS LOJAS, RESTAURANTES, POUSADAS QUE ENCERRRAM SUAS ATIVIDADES E AUTOMATICAMENTE INÚMERAS PESSOAS DESEMPREGADAS, ALI JA SE FALAVA DO TROCO QUE SERIA DADO AO CANDIDATO DOS RENANS E DE RUI, SOME-SE A ISSO A ALTA REJEIÇÃO DO GOVERNADOR NA CAPITAL, O RESULTADO ESTA AI! RENAN CALHEIROS FILHO VAI TER MUITO, MAIS MUITO TRABALHO PRA SER SENADOR, TEM QUE COMECAR SE DESCULPANDO COM LUCIANO BARBOSA QUE É PREFEITO DA MAIOR CIDADE DO INTERIOR.

  • neto bala

    “Me dizes com quem andas, que te direi quem és.” Alfredinho aprendeu hoje, que é melhor estar só, que mal acompanhado…

  • Mário

    Com um governador midiático e um dos piores prefeitos que Maceió já teve, não seria diferente. “A democracia não é um sistema feito para garantir que os melhores sejam eleitos, mas para impedir que os ruins fiquem para sempre”. (Margaret Thatcher).

  • Modido do poico

    Caro Ricardo Mota..Alfredo Gaspar ,a muito tempo que deixou de ser fiscal da lei ,e compactuar com o que existe de mais nefasto em Alagoas, que a família Calheiros, e os demais da turma de políticos que é o que tem de pior neste Estado , assim como Rui Palmeira que resolveu também seguir o mesmo caminho… Está ai nas urnas, a resposta dos eleitores. Agora se prepararem para em 2022 levarem outra Lapada…. Aos poucos vamos fazer a faxina geral nos que restaram de ruim neste Estado, esperando e pedindo a Deus que o povo que se vendeu , tomem vergonha e não venda seu voto, e que este hoje que se elegeu faça o novo pela população sofrida de nossa Capital.
    Servidores públicos que se lascaram com o desconto de 14% em seus salários, pensões e aposentadorias, com a cruel reforma da previdência do estado e da prefeitura ,também fizeram a diferença nessas eleições dando a resposta a eles. Parabéns!!!👏👏👏👏👏👏

  • Paulo Magalhães

    Perdeu por se alinhar a familia política mais detestada do estado…..

  • Ricardo

    Como servidor publico digo que, se este trabalhasse como deviriamos, a população votaria em servidor.
    Se olhem no espelho, um estado de serviços falhos, e até não úteis….. Uma pena..

  • Mauricio

    Alfredo meus parabéns, pois se você estivesse em outro partido e sem o apoio desses Renans com certeza você era o prefeito eleito de Maceió, votei em você e te conheço desde os seus 17 anos, trabalhei na segurança de seu sogro quando governador de Alagoas, não baixe a cabeça e acredite no seu sonho e não se junte com pessoas que só pensam no poder para se livrar de inúmeros processos que se encontra na justiça, estou contigo para senador,governador ou deputado estadual ,federal,abraço.

  • Bruno

    E não se enganem pensando que a quantidade de votos que receberam tanto Alfredo quanto Davi será garantia de vitória nas próximas eleições. Se bem que se quiserem tirar a vaga que os Calheiros ainda podem almejar no senado…Que lutem!

  • Manoel Maia

    Saia dessa turma que vc , sozinho, vai longe

  • Peres

    Aos poucos o povo está acordando. Aí está a resposta, JHC, Prefeito de Maceió. Estou de alma lavada, pois essa vitória representa além de outras questões, a indignação do servidor público, que amarga os 14% (o que representou redução salarial) e o congelamento de reajustes desde 2019. Não apenas isso, a falta de valorização, principalmente na educação. Espero agora que Luciano Barbosa consiga segurar sua vitória em Arapiraca para que o cerco se feche ainda mais. E que em 2022 o povo suba mais um degrau de sabedoria.

  • Will neto

    O que eu acho interessante é a briga…de um lado a derrota frente ao clã de Murici, do outro a vitória que vem da velha política também, lá das bandas de ibateguara, com máfia disso, máfia daquilo e o povo que se faz de besta, balançando bandeira e brigando também, pelo seu pedaço da bolacha. Na verdade, na verdade, não vai mudar nada, é só verificar a hereditariedade, os padrinhos, as fotos com políticos que se elegeram e sumiram, e outras velhas raposas.

  • Luiz

    Ele perdeu em TODAS as urnas, a abstenção foi pra o JHC, a sorte do Alfredo é q tiveram as abstenções, pq a humilhação seria maior, ia ser uma pisa ainda maior!!! Kkkkkk

  • Escaldado

    Veremos o final de ” caso de amor ” com o titulo de NOVO. Aguardem!

  • Tony

    A abstenção alta já era esperada. Eleição em tempo de pandemia, véspera de feriado e o descredito politico dos atuais governantes estadual e municipal, não poderia ser incentivo para o eleitor ir votar. A abstenção, como alguns andam falando, não prejudicou ou beneficiou qualquer candidato, ambos ganharam e perderam com a abstenção. A mudança almejada pela população – em especial pelo funcionalismo público municipal, é um recado direto ao novo prefeito de Maceió, JHC. A mudança tem que ser geral e irrestrita. Nada de velho poderá continuar na futura administração. É a vontade do povo que deve prevalecer, caso JHC queira ter sucesso como prefeito e politico com o apoio do povo.

  • ANDRÉ

    Não votei em Alfredo Gaspar por causa de Rui Palmeira, que está sendo um péssimo prefeito.

  • Armando durval

    QUEM GARANTE QUE AS ABSTENÇÕES IRIAM PARA O GASPAR?

  • Daniel

    O pior foi a ingratidão dos moradores do Pinheiro com Alfredo Gaspar, nesse caso, a politicagem e o marketing venceram.