A constante presença do governador Renan Filho e do prefeito Rui Palmeira no guia eleitoral, com depoimentos sobre obras e ações do governo do Estado e da prefeitura de Maceió, levou a eleição desde domingo a uma condição especial: ela virou um plebiscito.

Ou seja: o eleitor, ao marcar seu voto na urna, vai dizer se aprova ou não os governos dos dois personagens marcantes da atual vida política alagoana. Se aprovar, dá Alfredo; se reprovar, vence JHC.

É preciso destacar que os dois governantes assumiram esse protagonismo no guia eleitoral por terem boa aprovação junto ao eleitorado de Maceió, como já vinham demonstrando as pesquisas de opinião.

Por óbvio, o comando político e de marketing da campanha avaliou que a presença ostensiva dos dois no guia eleitoral – na reta final, Rui desapareceu, por estar com Covid-19 – traria mais benefícios do que o contrário para o candidato Alfredo Gaspar.

Como natural consequência, eles atraíram a atenção do eleitor maceioense – para o bem e para o mal.

Em que proporção, nós saberemos após o encerramento das urnas.

FECOEP deve bancar auxílio emergencial em todo o estado a partir de janeiro
Zezito de Araújo: "Ensinaram sobre a Princesa Isabel, não sobre a escravidão"
  • Antonio Carlos Barbosa

    Caso aconteça a vitória do Gaspar, o Governador dirá que a vitória foi dele, que fez um trabalho excelente nas suas duas gestões no governo do Estado. Caso o JHC vença, a culpa será dos outros. Vida que segue.

  • Fernando

    Plebiscito ou Referendo? Plebiscito é consulta anterior, referendo, posterior, onde o povo decide se mantém algo que já existe no mundo jurídico.

  • Mário

    Não me lembro de uma eleição tão medíocre como essa, onde os candidatos são de uma pobreza sem igual. Nos “ditos debates” uma coisa só: “acusações”, e nada mais aproveitável. Triste destino da outrora cidade sorriso, onde iremos trocar seis por meia dúzia.

  • Bernardo

    Teve até ofensa física ontem no debate. Uma verdadeira LOUCURA. Aff!!!

  • Pedro Paulo Bispo Santos dos Anjos de Jesus

    O povo quer emprego, cesta básica ou auxílio, depois saúde, segurança, educação. Nanzinho e boca mole acharam que obras caras, visíveis e lucrativas ( pra eles) de fachada como calçamentos, pavimentação ou viadutos superfaturados iam enganar o povo outra vez. Fora coroneizinhos!

  • Lima

    Eu já decidi Há muito tempo: Sair de Alagoas para o Sul (Sta Catarina)…. Cansei!

  • Há Lagoas

    Quero acreditar que o principal desgaste do candidato Gaspar Alfredo não é o prefeito Rui Palmeira, apesar de seus defeitos, sendo o pior deles a letargia!
    O clã Calheiros tem um peso muito mais negativo.
    E vou além, o que aconteceu em Arapiraca, repercute aqui em Maceió.
    Enfim, parece que teremos um “novo” prefeito personalista, que terá muitas dificuldades de trabalhar junto com o governo do Estado…

  • Neide

    E testar o governo do bolsonaro tb. Um declarado, outro por debaixo dos panos.

  • Paulo Magalhães

    Uma coisa eu digo, JAMAIS votarei em candidato que seja apadrinhado desses TRANCAS RUAS dos RENANS…..DIGA NÃO AO POSTE DOS RENANS.

  • ROBERTO PAIVA

    A PARTICIPAÇÃO EXTREMADA DO GOVERNADOR RENAN FILHO NA CAMPANHA DE ALFREDO GASPAR FOI MALÉFICA PARA ELE. O CANDIDATO ERA ALFREDO E NÃO O GOVERNADOR. POR FALTA DE ASSESSORIA POLÍTICA O GOVERNADOR REPETE O ERRO DE 2016 COM CICERO ALMEIDA

  • neto bala

    Domingo, lembrai-vos dos 14 %…

  • Maria Cicera

    Meus 14 % amanhã vai de JHC Prefeito 40

  • Gilmar

    Eu iria votar no Gaspar!!!!! Entretanto quando lembrei quanta falta está fazendo meus 14 por cento, mudei de opinião, em 2022 vou lembrar também dos 27 deputados que ajudaram nesta atrocidade.