O jornalista Joaldo Cavalcante lançou agora um novo livro-reportagem: Salgema – do erro à tragédia conta a história da empresa de mineração que atua em Alagoas desde a década de 1970.

Mais do isso, o trabalho do ex-secretário de Comunicação faz um balanço dos eventos que marcaram a história da indústria que hoje é um dos temas dominantes da campanha eleitoral.

Foram vários os erros e acidentes registrados ao longo de mais de mais de 40 anos, desde que a indústria de mineração do Salgema se instalou aqui, por força da ditadura militar.

– Antes de a Salgema dar início às operações, aconteceu a primeira morte: em setembro de 1976, quando explodiu um reservatório de salmoura, instalado na área de mineração.

Outros vieram, a exemplo do vazamento de 150 toneladas de dicloretano no lençol freático do tabuleiro de Marechal Deodoro (o volume foi calculado pela  própria empresa), provocado pela ferrugem nos parafusos das estruturas.

Joaldo conta a história da risível “Operação Catavento”, da década de 1980, uma “contribuição” da Defesa Civil para evitar pânico e risco à saúde dos torcedores de futebol no Rei Pelé, em dia de clássico. É uma piada, mesmo!

Tem muito mais, até chegar à tragédia vivida hoje por milhares de famílias desalojadas no Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto, após a CPRM identificar a origem das rachaduras apresentadas nos bairros.

Um horror

Vale a pena conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Neste sábado, às 13h10, na TV Pajuçara

Convidado: Joaldo Cavalcante – jornalista e escritor

Candidatos a prefeito apertam o passo à procura do grande ausente da eleição
TRE suspende propaganda de Alfredo Gaspar com ataques à Assembleia
  • FEIJÓ

    A MAIOR TRAGÉDIA FOI OS MORADORES DESTAS ÁREAS QUE VIVIAM EM SUAS CASAS HÁ MAIS DE 60 ANOS COM MUITOS LAÇOS DE AMIZADE TER QUE BATER EM RETIRADA DE UM DIA PARA O OUTRO.CENTENAS DE MANIFESTANTES DAQUELA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR FORAM TAXADOS DE COMUNISTAS POR TER FEITO MOVIMENTAÇÕES POR VÁRIAS RUAS DE MACEIÓ DIZENDO NÃO A INSTALAÇÃO DA SALGEMA .
    AGORA COMPLETARAM-SE 43 ANINHOS DE EXPLORAÇÃO DA SALGEMA, TRIKEM E BRASKEM ,E ATÉ A PRISÃO DO PROPRIETÁRIO DESTA ÚLTIMA, MARCELO ODEBRECHT POR PRATICAR O MAIOR ATO DE CORRUPÇÃO NO PAÍS.NÃO SE SABE PRECISAMENTE OS PONTOS QUE CHEGARÃO PARA CADA MORADOR ATINGIDO POR MEIO DE RACHADURAS QUE PERDERAM SUAS RESIDÊNCIAS E CONTRAÍRAM DOENÇAS DANOSAS AS SUAS MENTES AFETADAS COM A DEPRESSÃO CRÔNICA E QUANDO RECEBERÃO UMA QUANTIA LIMITANTE AS QUAIS A BRASKEM ESTÁ INDUZINDO OS MORADORES A CEDER O QUE NÃO TEM MAIS A OFERECER , QUE PODERÃO CURAR SUAS FINANÇAS E SEUS MALES ATINGIDOS POR UM TREMOR DIANTE DA MAGNITUDE, SE NÃO FOSSE AS FAMIGERADAS MINAS ESTARIAM TODOS OS IMÓVEIS DO PINHEIRO, MUTANGE, BEBEDOURO E BOM PARTO LIVRE DO DANO MAIOR.
    E AINDA TEMOS AQUELA HISTÓRIA: O CRIADOR QUE IMPLANTOU À SALGEMA NO PONTAL DORME EM BERÇO ETERNO NO CEMITÉRIO PARQUE DAS FLORES.FOI ELE SIM, UMA GRANDE ALAVANCA NA IMPLANTAÇÃO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL. ADIVINHAS ?

  • James

    Hoje a salgema virou a pior coisa do mundo, mas até pouco tempo atrás o sonho de 9 a cada 10 alagoano era trabalhar na salgema.

  • FEIJÓ

    A BRASKEM TAMBÉM FEZ OS ESTUDOS GEOLÓGICOS E LÁ SE VÃO MAIS DE UM ANO QUE OS PROFISSIONAIS DA GEOLOGIA DO CANADÁ SOBREVOARAM OS BAIRROS AFETADOS, E ATÉ A DATA DE HOJE A MINERADORA NÃO DIVULGOU O SEU LAUDO PARA SE CONTRAPOR COM OS GEÓLOGOS DA CPRM. É UM SILÊNCIO TOTAL QUE JÁ DEVIA TER PARTIDO A MINERADORA PARA O ATAQUE OU ENTÃO SE DOBRAR DE JOELHOS, PEDIR PERDÃO A POPULAÇÃO ATINGIDA E FAZER UMA INDENIZAÇÃO JUSTA.

  • FLORACY

    Ainda tem o agravante que eles nos retiram de casa sem o pagamento do imóvel, ficamos a mercê desses bandidos e com a conivência dos órgãos que se propuseram a interceder pela população afetada diante da inércia dos mesmos! TJAL, MPF, MPE, PGE e agora OAB todos silenciaram e a BRASKEM nos destruindo e a Cidade também!

  • Daniel

    Lembrando que a Odebrecht anos a fio de maos dadas com a esquerda de FHC à Dilma financiando caixa 2, antro de corrupção. Vale em Brumadinho. Por onde a mineração passa a destruição dá às maos.