As aulas presenciais, ainda que escalonadas, na rede pública não retornam mais este ano.

Esta foi a parte da decisão do governador Renan Filho e equipe não divulgada ao público, nesta quarta-feira.

O retorno às aulas nas faculdades e cursos profissionalizantes já estava decidido desde setembro, mas o governador não bancou e optou por ganhar tempo, até tornar impraticável qualquer nova iniciativa sobre o tema este ano.

Ele foi convencido não apenas “pela equipe técnica”, mas também pelas redes sociais, que, majoritariamente, se manifestam contra a volta às aulas presenciais nas escolas de ensino médio e fundamental.

Aliás, em quase todo o Brasil esta é a mais presente: retorno das escolas em geral só depois da vacina.

Pelo andar da carruagem, tudo há de voltar ao “normal” no segundo semestre de 2021, já com os novos (ou velhos) prefeitos, eleitos agora.

Quase 40 mil alunos da rede municipal de Maceió não terão mais aula em 2020
Luciano entrega sua defesa ao MDB - julgamento deve ser na segunda
  • Há Lagoas

    A Argentina continua mantendo a maior quarentena estendida do mundo, levando a economia ao precipício.
    Não que a mesma já não se encontrasse em frangalhos, mas o presidente Alberto Fernández, insiste em postergar a abertura, apesar dos números de infectados aumentar!
    Em outras palavras, isolamento social por si só não é a resposta, mas quem acha que o mundo ideal se sobrepõe ao real, continuará vociferando a respeito do Covid-19.
    E uma pergunta: quem defende o isolamento social apaixonadamente, acredita que o TSE pode garantir pode garantir a nossa segurança nas eleições?!

  • Castillo

    Um absurdo o que fizeram aos professores de escolas particulares que estão com seus salários defasados – vivendo de 30% da escola e 70% em cima do seguro desemprego. Um absurdo o que estão fazendo com os alunos de terceiro ano do ensino médio que foram obrigados a pagar um ENEM que eles sabem que não estão bem preparados para faze-lo. Um absurdo o que fizeram com as escolas particulares que mais aprovam os filhos desses senhores que fizeram com que as mesmas fechassem as portas. Obrigado governador pelo senhor optar por todos os segmentos estarem abertos menos a educação que é tão importante para nosso desenvolvimento. Mas devemos mesmo é nós preocupar com uma sociedade medíocre que vive a bater palmas para um isolamento ineficaz. Essa mesma sociedade que enche bares, praias, shoppings, parques de diversões entre outros. Iremos sobreviver, mais tenham certeza de que essa conta será cobrada. Não adianta depois querer culpar os professores – como sempre o fazem – de um colapso na educação criado por todos vocês que defendem o fechamento das escolas. Para encerrar, temos que lembrar que o protocolo de segurança mais rígido são os das escolas, é mesmo assim não pode voltar.

  • Diego

    Com todo o respeito às duas opiniões dos senhores que fizeram comentários acima, mas suas opiniões são puramente econômicas e não médico-sanitárias. Me parece que estão mais preocupados com lucros e salários do que com a saúde daqueles que ficariam expostos à contaminação pela covid-19 se houvesse uma abertura do setor elencado. Outra coisa: as escolas privadas vivem em crise financeira há anos, muito antes da pandemia, devido a inadimplência da maioria dos pais de alunos. Não culpemos o isolamento social pela crise secular das escolas privadas!

  • Reinaldo cruz da silva

    A infraestrutura ainda não foi possível, só demorou-se a confirmação desde o início. MOBRAVO.

  • Castillo

    Meu caro Diego, gostaria muito que você me falasse quando foi que existiu isolamento no estado. Tudo já voltou meu camarada. Expostos eles já estão meu querido, só não pode ficar exposto na escola. E vale lembrar que a abertura seria feita no sistema híbrido, ou seja, vai a escola quem quer, que não desejar assistir de casa. Outra coisa, o senhor não deve trabalhar em escola, mas posso lhe dizer quem nem todas as escolas estão quebradas, a que trabalho a 10 anos nunca atrasou um salário se quer. Então falo com embasamento. Acho que você se enganou.