O novo secretário de Educação, Fábio Guedes, tem um grande desafio pela frente, mas terá tempo para planejar, pelo menos, a volta às aulas presenciais na rede pública estadual.

Ele há de saber que o governador Renan Filho só pretende reabrir as escolas públicas estaduais “após a vacina”. Ou seja: em 2021. Se levar a sério esta convicção, só no segundo semestre do próximo ano.

Como já teve de enfrentar os setores da economia que estavam proibidos de funcionar – bares, restaurantes e comércio -, agora ele resolveu ouvir e seguir suas redes sociais.

Que refletem, ressalte-se, o pensamento majoritário do momento: nada de retomar as aulas presenciais.

Há riscos, e o governador sabe disso, de que crianças e adolescentes possam adoecer. E ninguém pode afirmar o contrário com certeza absoluta.

O custo-benefício para as famílias cujos filhos estão na escola pública não é preciso (o que seria?).

Bom planejamento ao novo secretário.

Poderia fazer como o Maranhão – sempre o Maranhão -, que fez duas consultas públicas, ouvindo a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários e pais ou responsáveis.

O resultado por lá: o geral, o resultado apontou que 54,58% dos entrevistados não são favoráveis a volta das aulas presenciais, contra 45,42%.

PT entra com uma ação no STF para anular o leilão da Casal
Luciano Barbosa queria adiar sua aposentadoria marcada para 2022
  • João

    O Maranhão respeita seus servidores. Pergunta a qualquer professor de lá quanto ganha de salário. Renan Filho não valoriza profissional de educação!

  • BozoGENOCIDA

    FÁBIO GUEDES É PROFESSOR DE ECONOMIA DA UFAL, E POR LÁ NINGUÉM QUER SE INFECTAR COM AULAS PRESENCIAIS. TUDO ONLINE.
    NÃO CREIO QUE ELE SERÁ ESCROTO A PONTO DE MANDAR A MENINADA PARA AS SALAS DE AULAS DESTRUÍDAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS SE INFECTAR, E LEVAR O VÍRUS PARA CASA. AULA PRESENCIAL APENAS QUANDO TIVER A VACINA, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, DIFICILMENTE ESTARÁ PRONTA “COM SEGURANÇA”, EM MEADOS DO ANO QUE VEM.
    O CORRETO É FORNECER A MERENDA AOS ALUNOS HIPOSSUFICIENTES, E IR LEVANDO AS AULAS DE FORMA ONLINE DA FORMA QUE DER, POIS SE PEGAR O VÍRUS E FOR PRA UTI, JÁ ERA!!!!!!

  • ALEXANDRA

    Educação não é PRIORIDADE NO ESTADO DE ALAGOAS, e nunca SERÁ. Precisa é AJUSTAR isso, AJUDA DE CUSTO PARA O SETOR QUE VIVE DA EDUCAÇÃO, DONOS DE ESCOLAS, TRANSPORTES ESCOLARES TODOS JUNTOS SOFRENDO E SEM NENHUMA AJUDA DO GOVERNADOR.

  • Carlos

    O grande problema é que as crianças não estão em casa. Estão passeando em shoppings, praias, centro da cidade, brincando com os colegas na rua ou no condomínio onde moram, enfim. Vejo como hipocrisia não querer aulas, tenho filhos e sou a favor do retorno das aulas presenciais, visto que meus filhos estão levando uma vida normal, e a grande maioria das crianças também. Qual pai está mantendo seu filho em quarentena até agora?

    • Enquirídio

      Além disto, muitas crianças ficarão sem escola para estudar, pois muitas não conseguirão reabrir suas portas por esgotamento financeiro, operacional etc. Muito conveniente derrubar todo o problema da pandemia na educação, sabendo, conforme já colocado, que crianças não estão trancafiadas; estão em shoppings, praças, indo e vindo de casas, da cidade ao interior e vice e versa. Hipocrisia, sem sombra de dúvidas, incluindo os diversos interesses políticos do governo para questões eleitoreiras e fiscais.

    • Charles

      Concordo com você, Carlos!

    • Yuri Souza

      excelente

    • Margarete Vaz

      Eu! Estamos mantendo nossos filhos em casa, de quarentena, desde março. Amamos nossos filhos e voltar só com segurança.

      • sandra

        A minha filha de 5 anos infelismente esta trancada em casa. esses dias tava tao chorona q a levei no shoping no horario q tem pouca gente. Mas c todos cuidados. pq sem mães elas nao terao cuidados. longe dos nossos olhos nunca terao cuidado. E como professora digo nao tem como vc conseguir deixar essas criancas em segurança. basta dar as costas.
        tudo muito confuso. moro com minha mãe idosa. cuidado redobrado.

    • Vânia

      Concordo plenamente com vc , não só as crianças , todos estão levando a vida normal , hipocrisia pura , essas aulas presenciais tem q voltar.

  • João

    VÁRIAS ESCOLAS ESTÃO FECHANDO POR NÃO TER NENHUMA SOLUÇÃO POR PARTE DO GOVERNO, PRINCIPALMENTE AS ESCOLAS QUE SÃO EM BAIRROS PERIFÉRICOS. O QUE NINGUÉM TAMBÉM ESTÁ FISCALIZANDO SÃO AS CRECHES IRREGULARES QUE ESTÃO FUNCIONANDO NESSES BAIRROS, BASTA FISCALIZAR NO BAIRRO DA SANTA LÚCIA, NO TABULEIRO. CADÊ QUE AJUDAM A CLASSE DA EDUCAÇÃO?

  • Nina

    CONCORDO PLENAMENTE COM O CARLOS. TUDO ABERTO E COM AGLOMERAÇÕES. MAS SÓ CONTRAI O VÍRUS NAS ESCOLAS?!? HIPOCRISIA. SEM CONTAR Q ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NÃO SÃO CRIANCINHAS E JÁ SABEM QUE DEVEM MANTER O DISTACIAMENTO.

  • Bel

    Tá complicado esse negócio. Tudo já voltou, menos os serviços do Estado e Prefeitura. Ñ estou entendendo nada!

  • Charles

    Caso essa regra seja também para as escolas particulares de só retornar quando a vacina estiver pronta, não teremos escolas particulares para esperar esse tempo todo. Como já falaram em outros comentários acima, as crianças estão isoladas? Acho difícil!
    Da mesma forma que protocolos foram criados para vários setores, precisamos criar para retornar as aulas para garantir o funcionamento das escolas em 2021.

  • Professor

    Por favor, secretário, dê uma forcinha pra o meu auxílio doença ser liberado, já faz um mês que saiu no diário oficial. Preciso comprar o meu medicamento.

  • João de Deus

    Engraçado… Muito engraçado… Está tudo liberado praticamente no Brasil inteiro, bares, shopem center, praias, restaurantes, puteiros , enfim, tudo liberado, em nenhum desses lugares não se contrai COVID 19, porém nas escolas sim, contrai, aliás não pode nem passar na calçada. SABE PQ NAO VAI VOLTAR AS AULAS? PQ O GOVERNO E AS PREFEITURAS ESTÃO ECONOMIZANDO RIOS DE DINHEIRO COM ESSA HISTÓRIA DE CORONAVIRUS, ALIÁS O BRASIL JA É DESENVILVIDO DEMAIS EM TERMOS DE EDUCAÇÃO, DEIXA AS ESCOLAS MAIS UNS 10 ANOS FECHADAS ORA…

  • Sandraline

    Meu caro. O protocolo está aí pra ser seguido…se sob cuidados de RESPONSÁVEIS as crianças estão na rua o problema não é do governo. Apenas o governador está ouvindo órgão s competentes que realmente entendem do assunto dos riscos dessa doença. Ele abre a flexibilização com responsalidade . Agora ele não tem culpa se soltam as crianças e adolescentes. E se a escola estivesse aberta no momento te faço perguntas: Será que nas escolas esses meninos vão cumprir protocolos de higiene? Será que tem funcionários o suficiente para ficar na cola de cada um deles ? Será que mesmo com todo material de higiene esses meninos não seriam os vetores da doença pra dentro de casa? Será que o que o governo está oferecendo mesmo …essas aulas remotas online, impressas, a rádio, mães indo a escola buscar atividades, não dá pra continuar pelo menos por enquanto?
    E pra vc até agora eles ficaram em casa e tão passando porque estudo pode recuperar mas a vida talvez não possa. E morrendo não recupera… só no outro mundo. Reflita caro!!!!

  • Osmar Neto

    FÁBIO GUEDES É PROFESSOR DE ECONOMIA DA UFAL.
    Olhe a economia dos Pais e famíliares que trabalham no transporte Escolar, 7 meses sem receber nenhuma ajuda e a maioria devendo carros e não tem como pagar .
    Como que fica isso meus amigos ? Escolas estão monitoradas com leitor digital que mostra temperatura e tudo e porque agora só isso ? A Classe do Transporte Escolar mal vista porque ?

  • Rosivaldo

    FÁBIO GUEDES e RENAN FILHO são ricos, não precisam de dinheiro, Renan filho está em portugal , nem preocupado com Alagoas está e porque isso ? Querem acabar de matar os trabalhadores da Rede de Transporte Escolar ? Crianças que saiem da fazenda para a escola para comer merendas e da descansos aos seus pais como que ficam ? Pais que depende deixar seus filhos na creche como que vão fazer ?

  • Rosivaldo

    Pura verdade e o renan nem preocupado com isso está, ele está em portugual só de boa .

  • Roberto

    MUITA HIPOCRISIA AS AULAS PRESENCIAIS NÃO VOLTAREM, MINHAS FILHAS E A DE MUITOS PAIS ESTÃO VIVENDO NORMALMENTE, BRINCANDO NAS PRAÇAS, INDO PRA SHOPPING, SUPERMERCADO, BRINCZ XOM AS COLEGUINHAS DA RUA, ENFIM, SÓ NÃO VÃO PARA ESCOLA.

  • Adalgisa

    Praia: Pode
    Shopping: Pode
    Ser mesário: Pode
    Festa: Pode
    ESTUDAR: NÃO PODE