A professora Ana Dayse Dorea, secretária de Educação de Maceió, quer sim o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino.

Sem atropelos, seguindo os mais rigorosos protocolos sanitários, já apresentados e analisados, entendendo que “a escola é o melhor lugar” para que crianças e adolescentes preservem sua saúde nesses tempos de pandemia.

Claro, tudo com cautela, serenidade e conhecimento: além de médica e professora universitária de Saúde Coletiva – na mesma UFAL onde foi reitora -, com a alma de educadora.

Convidada do Ricardo Mota Entrevista desta semana, a professora Ana Dayse acentua os cuidados que serão adotados para assegurar a tranquilidade possível para alunos, professores e funcionários das escolas municipais:

– Nossas diretoras e diretores têm medo, mas querem a volta das aulas presenciais.

Aliás, ela considera absolutamente normal e legítimo o temor que todos carregam da pandemia, mas “temos de aprender a lidar com esse novo ser, o coronavírus, que habita gora as sociedades humanas”.

E a desconfiança geral de que o serviço público não dá conta do que precisa ser feito para evitar risco de vida para a comunidade escolar?

“Temos de enfrentar essa nova realidade e forçar os gestores públicos a investir na educação de forma também excepcional, como se dá agora com a saúde”.

O protocolo da rede municipal prevê o funcionamento de uma unidade de referência para atender as crianças das escolas públicas, com a presença de pediatras e atendimento aos primeiros sintomas.

Pelo planejamento, voltam, inicialmente, os nonos anos e até duas escolas infantis, como experimento – cercado de cuidados.

A palavra final, agora, deve vir do governo do Estado, definindo datas e dando as diretrizes para o retorno “antes da vacina”.

A conversa é boa e tem muito mais.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidada: Ana Dayse Dorea – secretária de Educação de Maceió

------------------------------------------------------
Embate Luciano x Calheiros é a prova de que a política é o sepulcro da amizade
  • Arlene Leão

    Queria muito saber onde foi feita esta pesquisa com os(as) gestores(as), não é o que tenho escutado nas duas unidades em que trabalho. “Çei… conte-me mais sobre isso Dra. Ana Dayse, sobre não tem pessoal de limpeza suficiente pra fazer a higienização da unidade, sobre a SEMED não ter feito nenhuma ação pelos estudantes, tudo que foi feito até hje, foi feito pelos professores com seus recursos…”

  • Salles Baff

    “Os gestores querem volta as aulas”?! Como assim?! O retorno só depende da vontade deles?! É isso?! O que os professores e demais profissionais da educação disseram sobre o tema não vale?! Os pais já foram consultados sobre o assunto?! Retorno as aulas sem uma vacina, senhora secretária?!

  • Josivania Lessa

    A precariedade das escolas municipais e visível basta fazer uma visita. Não tem recurso para higienização necessária nos tempos normais, imagine em uma pandemia. Gostaria de ver um deles dentro de uma escola o dia todo, sugestivo a poeiras, insetos, banheiros sem higienização, bancas quebradas, escolas com ventiladores enferrujados, sem água adequada, frente de escola sem saneamento Básico, sem segurança. É uma piada!

  • Laskdo

    Fico imaginando centenas de criança na fila do bebedouro e outras tantas nos banheiros. Ninguém vai poder emprestar a lapiseira ou borracha, lápis ou brinquedos, no caso dos pequenos, o pior, toda criança quer o brinquedo da outra. Os adolescentes também querem o “brinquedo” das adolescentes. A professora se estiver presente está ferrada, mesmo de luva, máscara e protetor facial (acho que esse o nome), em alguma momento alguém vai implorar o seu contato físico ou aproximação, o que fazer? como consolar de longe, com um monte de criança berrando? Grandes desafios!

  • Maria

    No povoado onde moro faleceu hoje uma mulher com covid-19, ainda não acabou. Não entendo essa pressa para as crianças voltarem à escola. Conteúdos depois são recuperados.
    As crianças não têm entendimento suficiente para proteção, só Deus!

  • Dri Melo

    Secretária…. Da mesma forma que vc não queria o fechamento das escolas em 20/03 e apoiada por muitos…. agora quer a volta. Mas está certa não é você….Mas só quero lembrar que nossas escolas estão sucateadas…. Lotadas….

  • Mãe solteira

    Quero logo a volta as aulas, botar meu filho na creche pra eu ir trabalhar

  • Professor afortunado

    Quero doar meu salário de horista que a prefeitura economizou durante 7 meses pra o rateio dos professores no final do ano, pois entendo que vai sobrar muitos recursos.