É claro que todos que o conhecem imaginam que o desembargador Tutmés Airan decidiu baseado naquilo que ele entende ser a “letra fria da lei”.

Mas não deixa de ser surpreendente vê-lo atender ao pedido – formal – da PGE para conceder liminar para cancelando 16 decisões da Justiça Estadual que suspendiam a aplicação do novo sistema de previdência dos servidores públicos estaduais, aprovado desde o ano passado. 

É sempre bom lembrar: a desembargadora Elisabeth Carvalho havia concedido uma das liminares – para os aposentados da Polícia Civil -, numa prova de que a visão do presidente do TJ está longe de ser uma unanimidade dentro de casa.

Talvez fosse o caso, e pareceria mais justo, se o pleno do TJ julgasse a ADI que pode lá espera sem esperança de decisão.

Quanto ao magistrado, ainda que não dissesse que o “novo” e perverso AL Previdência tenha qualquer ilegalidade, ele chegou a dizer ao blog, sem pedir reserva, que a cobrança de 14% de alíquota para os já aposentados – saindo de 0% – era como se os atingidos “passassem a pagar uma pensão alimentícia de uma hora para outra, ao se aposentarem.”

Há de se deduzir: a cobrança pode até ser legal, mas é profundamente injusta (o que parece não ter relação com o Judiciário).

 

Vinicius Lages (Sebrae/AL): "Está claro que não há inclusão social sem inclusão digital"
Conheça as alternativas palacianas para reconquistar Luciano Barbosa
  • Francisco Jose Souza

    Boi boi boi da cara preta. Para os servidores so em Brasília e olhe lá!

  • EX ELEITOR

    Chegou onde chegou por indicações políticas, vc espera o que de um sujeito desse?

  • Jose

    Eles também faz parte dos sem concurso público no Brasil, ministros, conselheiros de tribunais de contas, desembargadores enfim uma série de poderes que era pra faz justiça mas na verdade fazerem injustiças, o voto vale muito eu já aprendi vota e você.

  • Saogala

    Não é apenas culpa do desembargador com nome de Faraó!
    Temos que aprender que o judiciário brasileiro não é sinônimo de Justiça!

  • Franca

    Corporativismo, e os outros trabalhadores que tem o fator previdenciario que é mil vezes pior alguem falou alguma coisa?

  • ZIL

    Lembrando que o inicio de tudo foi uma articulação do Sr. Presidente Bolsonaro, orquestrado pelo Sr. Paulo Guedes e a turma do congresso que deu origem a Emenda Constitucional 103/2019, concedendo poderes aos Estados para realizar essa cobrança absurda! Só para ficar registrado, pois a turma do Bolsonaro tem mania de botar a culpa em tudo, menos no governo atual!

    • Saogala

      Os Renan’s – pai e filho – são eleitores do Lula.

  • Tony

    Desembargador Tutmés Airan, quando a Justiça vai fazer Justiça, obrigando o Governo a cumprir as leis?

    Os servidores são obrigados a cumprirem as Leis, mas o Governo não?

    Inúmeros processos conclusos nas Varas das Fazendas Públicas Estaduais e Municipais, com decisões favoráveis aos servidores. não são cumpridas pelo Governo e a Justiça nada faz. Por que?

    • FEIJÓ

      O QUE CHAMA MUITO ATENÇÃO É O APOSENTADO DEPOIS DE TANTAS LUTAS NA VIDA CONTINUAR BANCANDO SUA PRÓPRIA APOSENTADORIA ATÉ A MORTE. QUANTO AO JUDICIÁRIO É UMA SITUAÇÃO UM TANTO QUANTO CONLUIOS, JUNTOS MANDAM E DESMANDAM. TEMOS PROCESSOS NO TRT 19 QUE CHEGARAM A IDADE BATIDA DE 33 ANOS, É ISSO MESMO, A IDADE DO GRANDE MESTRE JESUS, E SEM ESPERANÇAS POR PARTE DOS QUE ACIONARAM AQUELA CORTE POR JUSTIÇA. ASSIM CAMINHA A JUSTIÇA BRASILEIRA, TODA ATRAPALHADA E ACORRENTADA PELO PRÓPRIO GESTOR GOVERNAMENTAL.

  • Aposentada

    Eu também, a começar pelas eleições pra prefeito, vamos dizer nao ao prefeito do governo seja ele qual for,se preferir fique em casa. Tem gente que já está começando a pagar pelas maldades.

    • FEIJÓ

      NÃO SEI SE ESSA APOSENTADA ESTÁ CERTA. SÓ UM DETALHE QUEM VOTAR EM JHC ESTARÁ COM CERTEZA VOTANDO EM RONALDO LESSA. E QUEM OPTAR POR ALFREDO GASPAR ESTARÁ CAVANDO SUA PRÓPRIA SEPULTURA, DANDO UM VOTO A RENAN FILHO.

  • Sampaio

    Verdade meu amigo José ,o povo reclama muito mais na hora de votar dão voto para esses camaradas sem respeito ou viciado no poder. Troca seu voto por bebidas ou promessa de emprego. É muito difícil a situação mais tem solução é parar de reclamar é agir. Vamos votar em candidatos que nunca foram nada é não tenha ligação com esses candidatos vitalício. O nosso ex governador Ronaldo Lessa provou desse veneno. Tratou a maioria dos funcionários público é a população com desprezo é hj não se ganha pra mais nada. Juntos somos fortes.

  • Jobson

    Nas eleições compareça e vote, caso contrário, alguém vai votar por você.

  • Lourdes

    Sabe qual a resposta para isso tudo, ninguém voltar na turma do Renan Calheiros Pai e filho e os demais que estão com eles…
    Vamos dar oportunidade aos novos mesmo que se corrompam depois, mas o maior poder está em nossas mãos – o voto.

  • Sampaio

    É verdade meu amigo Jobson, não podemos deixar de votar, esses canalhas estão fraudando as eleições com as obstencões dos eleitores. Fuciona da seguinte forma vc não votar é outra pessoa votar por vc. Geralmente faltando uma hora ,para encerrar as eleições alguns mesários vendem os votos dos faltosos para os cacique dos partidos. E por isso que tem muitos políticos que não perdem uma eleição, mesmo sendo terrorista como nosso governador. Aposentados é pensionista do Estado de Alagoas tá chegando a hora.

  • Carlos

    Se tratando do desembargador Tutmes…. Seria surpresa se a decisão fosse outra!

  • FLORACY

    Precisamos mudar nossa classe política, foram eles que aprovaram o projeto de lei. Deixemos de votar nesses parasitas!

  • Valfran dos santos lima

    Meu caro repórter maioria é capacho desse governador você já viu o pequeno sair ganhando alguma coisa é ser meter o fumo no pequeno mas Deus tá vendo tudo isso o fim desses pessoal é ficar em cima de uma cama morrendo aos pouquinhos pelo que fez com os pequenos vamos pra frente.

  • marcelo

    Engraçado ver o gado revoltado com oque foi feito aqui,isso é obra começada pelo governo milicianogospel e nem uma palavra contra,claro pra puder criticar tem que ter conhecimento e isso é querer demais desse povo!

  • PAULO T N ARAUJO

    Essa conversa de “a gente bota e se não cumprir a gente tira” resultou nessa lástima que está em Brasília e que ninguém tira até 2022 ou quando o país se acabar. Na verdade quem bota é o voto, mas quem tira é o senador e o deputado corrupto se a propina não vier. Ele tá aí porque o analfabeto politico o colocou lá e, como idiota que é, pensou que poderia tirá-lo.

  • Andre

    É lamentável a decisão que é legal, mas não é moral. Seria bom que justiça alagoana colocasse pra andar, os processos dos aposentados, que reivindicam os ajustes inflacionários dos longos anos . Seria no mínimo mais Justo.