O fechamento diário da BR-104, nas proximidades da UFAL, virou um drama persistente para quem precisa se deslocar em direção à parte mais alta da cidade ou para quem de lá vem.

As mães e mulheres, principalmente elas, dos presos bloqueiam a passagem e não permitem que ninguém siga caminho. O motivo: as visitas e a entrada de alimentos no Sistema Prisional de Alagoas estão proibidas há meses devido à pandemia do novo coronavírus (?).

Os agentes penitenciários- agora, policiais penais – estão irredutíveis. Elas também.

Nesta sexta-feira, à tarde, o – revoltado – advogado João Uchôa protestou contra o protesto. E todos parecem ter suas razões no caso. A resposta objetiva, entretanto, cabe ao governo do Estado, que tem os instrumentos para solucionar o que parece sem solução.

Creio que o governador está certo ao determinar que a polícia não use da violência contra as mulheres que protestam.

Não fazer nada, no entanto, é a pior resposta.

Enquanto persistir o problema, a culpa será do governador.

Secretário de Agricultura: "80% dos hortifrutigranjeiros vendidos em AL vêm de fora"
Ronaldo Lessa tem quatro "candidatos" a vice-prefeito
  • Francisco Jose Souza

    Ao contrário ele incentivou e disse que prostestaria com elas. Tudo isso para jogar a culpa para o sindicato. Lastimável.

  • RICARDO GOIS MACHADO

    O governador é um covarde. Se tiver que se usar a força, que a use.
    O que não pode é deixar que esses protestos tumultuem a vida das pessoas.
    Parece o governo do Ronaldo Lessa, que permitia os sem-terra fecharem as rodovias frequentemente.
    Não passa de um covarde, sim.

  • Daniel

    CONCORDO 100%!!!! JÁ BASTA O ATRASO DE VIDA QUE ATRAVESSAR SATUBA NO HORÁRIO DE PICO PORQUE ATÉ HOJE NÃO FOI TERMINADO A AL QUE FOI INICIADA AINDA NO GOVERNO TÉO… LAMENTÁVEL EM TODOS OS SENTIDOS!!!!

  • Pedro Antônio

    A culpa é desse inconsequente desse governador. Ele e seus secretários não cumprem com nenhum acordo.
    Ele pensa que ta lidando com os servidores de outras categorias que ele massacra e humilha.

  • Chega

    BR104… mais uma vez são os interesses de alguns em prejuízo de muitos.

  • Alerta

    É o único movimento onde o governo não autoriza aos policiais militares agirem rápido com sprey de pimenta, gás lacrimogenico, balas de borracha e cacetete, como fazem em outros protestos que acabam em 30 minutos. Sabe por que? Porquê o bicho pega. As penitenciárias entra em ebulição, ônibus serão incendiados e o terror pode tomar conta. Enquanto isso o governador fica refém dos familiares dos reeducandos e dos policiais penais.

  • Gustavo

    Em tempo: O trecho citado pertence a BR 104 e não a BR 101.

  • Nivaldo Mota

    Bom dia, ali não é a BR-104?

  • Suzana

    Os governos sempre fecharam os olhos p o sistema prisional e esse acha que os PPenais são super homens e mulheres, para conduzir numa sujeira, fossas estouradas, e outros problemas que o baixo efetivo de profissionais tem administrar… enfim, ele aproveitou a pandemia, em março, e deu o bote, falando que não tinha como cumprir a palavra do que tinha sido acertado em Ata em 2019. Ele tem responsabilidade, sim.

  • José

    País civilizado tem lei e ordem.

  • José

    No livro porque as Nações fracassam, Daron, explica o que é uma nação sem lei e sem ordem.

  • Sampaio

    Vergonhoso, o único culpado o que vir acontecer com os funcionários público é os presos e de exclusividade do nosso tirano Renan tutimes. Ele tá colocando os servidores públicos em perigo quando vai a uma emissora de dtelevisão e diz que também protestava com os familiares dos presos. Isso mostra o quanto ele tá preparado para esse cargo . Aposentados e pensionista tá chegando a hora.

  • OBSERVADOR

    UMA VERGONHA!!!!! Sou contra qualquer manifesto que contrarie o direito sagrado de ir e vir do cidadão. Pode ser qual categoria for. Não importa! Falta de autoridade do Governador, que já deveria ter um protocolo para acabar de imediato com manifestação desse tipo, ou seja, sem prévia comunicação as autoridades competentes, para efeito de autorização ou não, e perfeito controle e acompanhamento dos órgãos, caso autorizada. Tenho certeza que se a manifestação fosse na frente do apartamento do Governador, não demoraria muito para a borracha comer nós atrevidos manifestantes.

  • Laskdo

    Essas mulheres, esposas e mães, na sua maioria, por causa do amor, são cúmplices dos seus maridos e filhos. Sim, porque o amor não é condicional ao amor do outro, nem de suas características físicas, tão pouco dos seus maus feitos, pois se assim fosse não seria amor. Pode parecer loucura, mas está é a natureza humana. Algumas vão de encontro a essa natureza, não aceitam ser cúmplice, se libertam e até se afastam. Mas o que fazer então com pessoas tão sinceras, nos seus sentimentos? Não é fácil, mas um caminho seria negociar esse amor. Por meio de visitas on-line, onde a mãe ou esposa pudesse ver a reação dos seus homens, recebendo a demonstração do amor delas. Além vê-los e falar com eles, a demonstração prática seria; a feirinha, as roupas, os presentes e as fotos. Sem falar que tudo poderia ser monitorado.
    Sei que muitos dirão: frescura! Tem que baixar o pau nelas e removê-las a força! Tudo bem, mas estaremos nos afastando, cada vez mais, da nossa humanidade. Não só a sociedade aqui fora, mas principalmente, os detentos e seus familiares. O ódio cultivado será tão grande, que nenhum deles desejará ser inserido nesta sociedade, muito pelo contrário, no consciente deles desejarão, transformar o nosso mundo, do mesmo jeito do mundo deles. O Rio de Janeiro, hoje, está nessa transformação.

  • Daniel

    RESTA A PERGUNTA: E SE BLOQUEAR DE NOVO? VIROU O QUE AGORA ISSO? CADÊ A RODOVIA AL VIA UTINGA LEÃO PARA TER COMO ESCAPAR DESSE BLOQUEIO?

  • Roberto

    Culpa exclusive desse sindicato. A categoria usa a dignidade daas pessoa spara negocias sala´rio. Triste demais,.