(Atualizado às 19 horas e 50 minutos)

O governador Renan Filho anunciou hoje a prorrogação do atual decreto da flexibilização  da economia por mais duas semanas – período em que Maceió permanecerá na Fase Amarela. Este prazo, entretanto, pode ser modificado se houver alguma alteração nos números da Covid-19 no estado, como alertou o secretário Fábio Farias.

No interior, entretanto, ele anunciou mudanças, com o avanço na reabertura das atividades econômicas em regiões que estão na fase vermelha.

Nesta segunda, em uma rede social, o governador externou sua insatisfação com o comportamento de uma parcela da população no primeiro final de semana da abertura de bares e restaurantes, principalmente, e alertou:

“A situação em Alagoas continua grave, mesmo com a estabilidade e até a redução dos números. Se eles voltarem a subir, também teremos que cancelar a reabertura das atividades econômicas”.

Não creio no fechamento, mais uma vez, do que foi reaberto, mas a cobrança de Renan Filho deixa claro que novos avanços só ocorrerão depois que os números (bem razoáveis) da Covid-19 no estado se mostrarem estabilizados e com tendência de queda.

Ou seja: a ampliação da flexibilização vai depender de quem já está em atividade.

Cumprir os protocolos sanitários acordados pode ser um ato de solidariedade da classe empresarial.

O governador e equipe continuarão avaliando a situação para tomar uma nova decisão, se necessária.

ARSAL apreendeu 450 veículos de transporte irregular de passageiros durante a pandemia
Rui Palmeira exonera da prefeitura indicados por Davi Maia
  • Chega

    Cumprir os protocolos sanitários é um ato de respeito para com a própria vida, bem como a vida e saúde de todos.

  • Chega

    Infelizmente, não vemos esses atos quando nos deparamos com os lixos despejados nas ruas, praças e calçadas: com quem dirige sem habilitação, na contramão ou sob efeito se álcool.. enfim, o desrespeito aos protocolos sanitários, nesse momento, apenas refletem características do cotidiano: as pessoas não são solidárias, são egoístas e irresponsáveis.

  • Eduardo T.

    A população nunca respeitou regras , leis e deveres. Cobraram flexibilização e quando foram atendidos agem como se não existisse o vírus e o perigo iminente de um retrocesso dos poucos passos que foram dados.
    As vezes acho que o ser humano é um ser desprezível pelo seu egoísmo.

  • Carlos

    Não preciso de decreto para usar máscara e se governador por ventura liberasse não usar a máscara, continuava usando , higienizando as mãos . distanciamento e nada de aglomeração. Agora é preciso uma fiscalização no centro do comércio para abordar as pessoas que não estão usando máscara.

  • Carol Rocha

    Decisão acertada. Deveria estender por 15 dias. As pessoas não estão respeitando NADA. Estão achando que o vírus acabou com a flexibilização. CONSCIÊNCIA ZERO . Muitas pessoas nas ruas sem necessidade . Aqui na parte alta da cidade desrespeito total…salões de beleza cheios, aglomerações em bares, padarias sem cumprir as regras, distanciamento nem se fala. Tá DIFÍCIL! ! Como boa parte da população está levando na brincadeira o certo é colocar medidas mais intensas sabendo que prejudicará alguns. Quando voltar para fase vermelha não reclame população. .. Consciência é de cada um. Respeito pelo próximo também. Não é nenhum autoridade pública que vai ensinar a respeitar o próximo e que a situação ainda é grave. Muita gente está achando que descumprindo as medidas estão fazendo mal ao governador kkk, mas não sabe que o mal é para si mesmo e para seus familiares. Quem já teve ou conhece alguma pessoas que foi infectado sabe que não é tão simples assim.

    • Chega

      Quem teve ou conhece alguém que morreu, após semanas de luta… esse pode respeitar, dos demais, a empatia é algo completamente estranho!!

  • Sombra

    Renan filho vai prorrogar essa fase agora por mais 7 dias e depois vai mandar fechar tudo novamente!! Isso vai acontecer pois os números nunca pararam de subir… e o mesmo perdeu a time line do lockdwon! Então ele vai fazer isso agora tentando corrigir onerei que cometeu no terceiro e quarto decreto! Aguardem!

  • Eduardo Campos de Góes Costa

    Infelizmente a população não ajuda, aí fica difícil.

  • Antonio Moreira

    Sou idoso, quase 60 anos, faço uma hora e pouco de atividade física (gosto mais de correr), não sinto nenhum desconforto em usar máscara. É comum encontrar pessoas caminhando sem ou levando a máscara na mão.
    Seria desconforto/psicológico/teimosia/proteção de Deus/Nunca vai pegar/Está com o Jair???
    Ah, entendi !!! Jesus te ama.

    Já estou precisando comprar um tênis, mas estou sem coragem de sair para comprar. Faz muitos dias passo mais de 22 horas em casa.
    Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa!!! Oh frase tão atual!!!

  • jorge

    e os empregos ele diz alguma coisa?

  • James

    Eu realmente não entendo essa repentina preocupação do governador com a saúde do povo. Antes da pandemia sempre morriam pessoas na porta do HGE, sempre teve corredores lotados pessoa deitadas no chão , de repente o REInanzinho tá preocupado .

  • Interiorano

    Desde algum tempo que eu venho comentando que : “o menos ruim” é que até enquanto não se descobrisse a vacina e se promovesse uma vacinação global em massa, tudo (Bares, Colégios, Comércio em geral, Empresas em geral, Escolas, Estádios de Futebol, Faculdades, Hotéis, Igrejas, Indústrias em geral, Restaurantes, Serviço Público, Supermercados, Universidades), quando voltasse a funcionar, só funcionasse em escala tipo revezamento! Cada setor faria sua escala de trabalho e/ou forma de funcionar! Quem puder continuar trabalhando home office, que continuasse! A realidade é que vai se passando de fase e muitos acham que tudo voltou a normalidade! E haja aglomerações! Do jeito que vai, nós vamos terminar o ano, do mesmo jeito! E oremos/rezemos e peçamos a DEUS, para que faça com que descubram urgentemente uma vacina, a fim de evitar se mais mortes! É a simples opinião desse matuto velho do Interior!

  • adelmo liberto

    Homem animal que destrói o meio onde vive.

  • Consciência

    Vão ser mais 7 dias perdidos, as pessoas n vao mudar de uma h p outra , esqueça consciência das pessoas pq n existe ou se pune e se fiscaliza realmente ou retrocede para fser vermelha de onde não deveria ter saído. Se fala muito e pouca ação. A situação é grave. Absurdo.