O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, foi o grande articulador, mais uma vez, da aprovação de uma matéria fundamental para o país – o Novo Fundeb.

Há de se destacar, no plano puramente político, que ele mostrou que o deputado Arthur Lira – e outros líderes do Centrão – ainda têm muito a aprender se quiser assumir o comando da Casa.

O líder do PP é candidato ao posto ocupado por ele.

Maia, entretanto, sabe ser a média dos deputados federais – de todas as correntes. Lira, por enquanto, tem grande influência num grupo importante, mas que se divide quando as questões paroquiais se impõem – e sem maioria.

A questão do Novo Fundeb deixou isso claro.

Lira, primeiramente, tentou segurar a votação. Depois avisou ao Palácio que a causa do governo estava perdida.

Foi o que deu.

Sem o PSD de Marx, JHC aposta em conquistar o apoio do DEM de Nonô
Veja: reabertura da economia não reduz isolamento social em Alagoas
  • José A de Oliveira

    Problema do Artur Lira, que ele representa só a ala fisiológica da Câmara dos deputados. Outra coisa, Bolsonaro está tentando usar o Centrão para passar seus projetos Newfacista, como projeto do uso de armas, se reeleger para depois fechar o Congresso e STF. Aproximação do Centrão nessa etapa é puramente estratégico.

  • Pedro filho

    Sério, Oliveira?…..
    Mas é melhor ler esse tipo de pensamento do que ser analfabeto.

    • José A de Oliveira

      Pedro Filho, você é um cara bem informado sabe que é isso é verdade. A estratégia atual do Bolsonaro é desgastar as instituições democráticas para se apoderar delas, fechando se elas insistirem em serem independentes ou simplesmente sendo instituições manobradas pelo executivo. Esse é o sonho do Bolsonaro, que não se realizará, lógico, mesmo porque ele não irá nem para o segundo turno, assim espero. Lembro quando Renan Calheiros era presidente do Senado e a Dilma ainda era Presidente, foi votado uma PEC no primeiro turno no Senado acabando com a reeleição para executivo. Vou torcer para Renan Calheiros volte a presidir o Senado Federal para terminar a votação dessa PEC. Eu até gostava da reeleição, porque dava oportunidade do governante fazer um trabalho de longo prazo, mas Bolsonaro não quer trabalhar só quer fazer firula para seus apoiadores, estou detestando a reeleição.

  • TuntâKhamon

    Num País sério onde a Justiça cumpre a constituição….nem Arthur Lyra, e pior ainda o Rodrigo Maia, ocupariam uma cadeira no Parlamento, e jamais serveriam de lição a nada ! Mas aqui é o Brasil….a lei é Tofoli e seus camaradas.

  • jorge

    PRECISAMOS MUDAR ESSES DOIS E OS DEMAIS COMO ELES.

  • Pedro

    Esse Lira já dançou. O Bozo está manso. As investigações do Supremo e o corona puseram uma rédea nele e nos seguidores mais “afoitos”. Foi só a caneta do Judiciário pesar no lombo de meia dúzia de deliquentes, os outros se recolheram aos porões. A Democracia do Brasil foi construída com a Luta de milhões de Brasileiros. Não seria uma franga morta que iria mudar nossa vocação para sermos livres!