Até o final da tarde de ontem, o prefeito Rui Palmeira estava decidido a ampliar a reabertura da economia em Maceió a partir da quinta-feira – já no novo decreto. Ele chegou a conversar com representantes dos empresários de bares restaurantes e shoppings anunciando a sua decisão.

Entretanto, com o anúncio feito pelo governador Renan Filho, de que a reabertura só acontecerá na segunda-feira (dia 20), o prefeito vai seguir o decreto estadual.

Até porque o decreto municipal só pode ser mais restritivo do que o estadual – nunca o contrário.

Maceió ainda está sob as restrições do último decreto do prefeito Rui Palmeira, que vigora até a próxima quinta-feira, quando ele publica a nova decisão, regulamento a ampliação do funcionamento de outros setores da economia liberados.

Maceió sai da Fase Laranja para a Fase Amarela (ver matéria neste blog), com horário de funcionamento reduzido para shoppings centers, bares e restaurantes – além da ampliação da ocupação nas igrejas e templos religiosos.

Os estabelecimentos terão mais alguns dias para complementar a preparação para o novo normal.

Mãos à obra!

CNJ arquiva denúncia contra o desembargador Tutmés Airan
Reunião do Conselho Superior do MPE expõe críticas a acordo com a Braskem
  • Laskdo

    A que ponto chegamos, no pico da pandemia, mesmo correndo o risco de ser contaminados; empregados, empregadores e clientes, vão se expor. Indo na contramão, de todas as recomendações, das autoridades das áreas de saúde. Já vi pessoas matar por dinheiro, mas morrer por dinheiro, será a primeira vez. Não é à toa que no passado chamavam-no de “vil metal”, ou seja, dinheiro do mal.

    • Bel

      CONCORDO TOTALMENTE. 1.341 óbitos ontem.

      • Cicero

        Não é que morreram 1341 exatamente ontem… Isso é somado alguns óbitos de sábado, domingo e segunda… Observe que toda terça o número de mortes sempre cresce. Concordo com vocês… Mas, observando números, Maceió tá tendo cerca de 150 contaminados por dia( sim, tbm acho muito)… mas os Leitos estão disponíveis… UTIs tbm… Sem falar que a população não respeitava sua própria vida e iam ao centro fazer compras.. bater perna na imperador… Passear na orla… Se o povo n respeita sua vida, vão esperar que governantes respeitem? Reclamavam tanto que povo tava passando fome… Agora que tá reabrindo, vemos que povo tem dinheiro pra ir pro centro e logo logo shopping, bar e restaurante.

        • Bel

          Mais de 1.300 mortes hj também. Nossa!!!

    • marcelo peixoto

      Respeito sua opinião, mas muita gente precisa voltara trabalhar e levar alimentos pra casa. Essa ajuda de R$ 600,00 do Governo Federal, ajuda, mas quem tinha um padrão acima desse valor mensal está passando por muitas dificuldades. Pensem neles sim.

  • arapiraquense

    Caro Ricardo Mota!
    Já que o tema é a abertura de praticamente todas as atividades fico sem entender o motivo dos órgãos públicos continuarem sem o atendimento presencial.
    Outro detalhe importante: qual o motivo dos processos (inúmeros) dos funcionários concursados do HGE e Hospital do Agreste com direito a valores retroativos referentes a tempo de serviço (processos que se arrastam desde 2018), já digitalizados no Sistema, estarem “parados” desde o final de março?
    Afinal, são processos que se encontram na SEPLAG, justo ela que é a responsável pela normatização do tele-trabalho.
    E mais: a maioria são servidores de nível fundamental e médio, cujos salários se enquadram na 1ª faixa salarial e estão no batente, arriscando a própria saúde e de seus familiares para atenderem os pacientes infectados pelo Civid-19.
    Senhores gestores, vamos dar um pouco mais de atenção para essa classe de abnegados servidores.

  • Carol Rocha

    Tbm concordo com todas as opiniões anteriores. Dizer que vai ser fiscalizado a flexibilização é uma grande ilusão. Não existe fiscalização, isso acontece apenas na primeira semana. Vai ao shopping pátio e vê as pessoas após a entrada com máscaras no queixo passeando na Casa Vieira, alguns corredores com mais de 10 pessoas. E o distanciamento na loja, nenhum. Falo pq vi. Precisei ir a uma clínica médica e quando saí entrei na Casa Vieira pq estava precisando comprar algo que somente encontro lá. No corredor que vende chinelos tinha mais de 6 pessoas, uma próxima as outras. . Pessoas sem comprar nada pra lá e pra cá com máscara no queixo. Passou da entrada principal e da entrada das lojas as máscaras ficam no queixo, bolso e por aí vai…Cadê a fiscalização no interior desses ambientes? O lucro é mais importante que a vida, INFELIZMENTE. Alguns estabelecimentos os próprios funcionários estão com máscara no queixo, aí fica difícil.

  • Afrânio Godoy

    Não voto no governador nem em candidato apoiado pelo governador, mas concordo com a abertura gradual dos meios produtivos. Afinal Alagoas não está no número anunciado pela mídia local de que temos hoje 47.005 infectados em Alagoas. Na verdade ontem (14.07.20) só tinha 148 pacientes nos hospitais e 5.512 se cuidando em casa. Esses 47 mil é um número acumulado, desconsiderando que 39.929 já estão curados, e que 1.314 faleceram, nem sempre de Covid-19, mas também motivado por outras doenças.

  • Tony

    Se vai abrir tudo, as repartições públicas também devem abrir para atendimento ao público, principalmente o Fórum da Capital, DETRAN, SEFAZ, INSS, Secretaria de Finanças de Maceió e os demais órgãos públicos que funcionam em Maceió.

    • Roberto

      É admirável o civismo do servidor público nesse país. Alagoas não pode ser diferente. Aqui somos campeões em desonestidade, em pobreza e ter o pior serviço público do país.

    • Edson

      Concordo plenamente. Mas os comissionados já devem ter voltado ao trabalho, para dar continuidade à campanha eleitoral do seu padrinho político, que é ou tem um candidato nessa eleição de 2020.

  • Verdade

    O Prefeito Rui Palmeira só faz o o que o governador Renan Calheiros manda,inclusive não se pronuncia na imprensa,tá nas mãos dele,fico triste,tão cedo.