Desde a última sexta-feira, os três shoppings centers de Maceió estão testando para a Covid-19 todos os seus funcionários operacionais.

 

São 800 trabalhadores, no total: 300 no Maceió Shopping; 250 no Parque Shopping; e 250 no Shopping Pátio (os três são da capital).

 

A expectativa do setor, disse o empresário Robson Rodas, é que a reabertura dos estabelecimentos aconteça “até o dia 20, segunda-feira” – em horário reduzido, que fique claro.

 

Eles têm se reunido com representantes do governo, que se mostram otimistas com a flexibilização “graças aos números alcançados – e que têm se mantido estáveis”.

 

O decreto do governador Renan Filho tem vigência até esta terça-feira, quando ele deve anunciar a próxima fase da reabertura (ou não) econômica. O decreto da prefeitura de Maceió vai até o dia 16, quinta-feira, com as mesmas medidas restritivas.

 

Em tese, a reabertura dos shoppings, diz Rodas, pode acontecer já na sexta-feira, dia 17:

 

– Nós já estamos preparados para receber a clientela, dentro do novo normal. Todas as lojas já testaram os seus funcionários, ou estão fazendo, o que deve ser corriqueiro, a partir de agora.

 

O setor – como já dissemos aqui – deve seguir o rigoroso protocolo sanitário preparado pela equipe do Hospital Sírio-Libanês.

 

Diz o empresário: “Na entrada de cada loja, ou na própria vitrine, estará uma placa com o número de pessoas que podem entrar, por vez, e que será proporcional ao tamanho da loja”.

 

O controle externo também será rigoroso, garante, com a medição de temperatura dos clientes, com indicador de fluxo dos consumidores – haverá “mão e contramão” nos corredores dos shoppings centers.

 

Robson Rodas faz uma observação interessante: a na reabertura dos estabelecimentos aqui em Maceió deu oportunidade para que “aprendêssemos com o que deu errado em outras capitais”.

 

Tomara.

Quem será o candidato de Bolsonaro a prefeito de Maceió?
Governador vai escolher novo defensor-geral do Estado na lista votada pela categoria
  • Corona mata

    Milhares e infectados e mortes,por essa abertura com as curvas ainda subindo,deveria abrir em Dezembro e olhe lá

    • JESUS salva

      Dezembro de 2030 É melhor. Loteria, supermercados e farmácia não pega o corona.

    • Bel

      No Brasil fecharam tudo com 100 mortes/dia e agora querem reabrir com 1.000!

  • Luciano B. Carvalho

    Acredito que abrir com um protocolo, e essas normas serem seguidas o risco é mínimo. Uma série de estabelecimentos não ficaram abertos ? Pior é como está, uma série de pequenos comércios abrindo às escondidas.

  • Bel

    Com 15 dias fecha novamente!

  • Carol Rocha

    Estão testando os funcionários? ?? Onde? ?? Pq conheço algumas pessoas que estão trabalhando nas lojas dos shoppings que já estão funcionando pq fazem parte dos estabelecimentos essenciais e nunca foram testados. Não estou falando das lanchonetes, e sim das lojas. As clínicas e laboratórios não estão testando seus funcionários quanto mais as lojas. Quem quiser que acredite na fala dos empresários. Passe em uma loja e pergunta se 9 funcionário foi testado. Fiscalização
    acontecerá somente nas primeiras semanas depois é contar com a sorte. Não existe fiscalização. Várias pessoas “batendo perna” sem necessidade e sem máscara. Outro dia entrei em uma farmácia e o cliente estava falando com atendente e a máscara no queixo. E aí? A funcionária não falou nada….continuou o atendimento. Acabei indo embora pq não ia correr o risco de ficar ali esperando. Isso em uma farmácia. Imagina em shopping. ….

  • Zezim

    Tem ninguém sendo testado em shopping. Nenhum desafio mostrarem algum exame

  • Sidcley

    Os supermercados lotados ninguém mandou fechar. Pelo amor de Deus, vamos deixa de besteirol!

  • Sid

    Os shoppings têm um controle maior do que lojas de rua por exemplo. – Há não vou no shopping porque tem ar condicionado. Mas vai no supermercado, lachonete pegue leve, clinicas, corre na rua sem máscara, vai pra casa dos amigos fazer farra….

  • Corona mata

    Os shoppings abertos nessa fase,vai matar muita gente,os assitomaticos vão transmitir de rolo.