São vários sindicatos e, principalmente, aposentados e pensionistas do serviço público estadual, que aguardam ansiosamente pelo julgamento do TJ sobre a ADI do AL Previdência, impetrada ainda no início deste ano.

O MPE pede a suspensão liminar do artigo da lei que estabelece a cobrança de 14% para os servidores estaduais inativos – por “inconstitucional”, segundo a manifestação do procurador Sérgio Jucá.

Segundo a assessoria do MP, a instrução do processo foi concluída – “todas as partes já foram ouvidas” -, mas a apreciação pelo pleno está à espera de que o relator da ADI, desembargador Klever Loureiro, ponha a matéria na pauta.

Independentemente da discussão jurídica, a cobrança da alíquota de 14% – do que exceder do salário mínimo – para aposentados e pensionistas é de uma crueldade sem precedentes (eles pagavam 0%).

É uma mordida e tanto no bolso de quem já vive momentos de grande dificuldade – e não só por causa da pandemia.

Agora, mais do que nunca, aposentados e pensionistas sentem no bolso o corte brutal (que foi atenuado com a liberação do 13% no início da pandemia) em suas remunerações.

Há de se registrar: nem a reforma da Previdência bolsonarista/guedista foi tão perversa com os trabalhadores já aposentados quanto a local.

Curso de Medicina da UFAL e HU criam o Disk Covid-19
Saiba o que os candidatos a prefeito de Maceió acham do adiamento da eleição
  • Aposentada

    Realmente esse governo foi de uma crueldade com o aposentado que eu ainda não vi igual, como pode prejudicar os aposentados que já contribuímos a vida toda,isso é um direito adquirido está na constituição espero que as autoridades reveJam essa maldade, esse governador e perverso demais.

  • Há Lagoas

    “Há de se registrar: nem a reforma da Previdência bolsonarista/guedista foi tão perversa com os trabalhadores já aposentados quanto a local”. Só lembrando que o governo de Renan – o filho – tem apoio irrestrito de figuras como, Paulão – PT e da CUT Alagoas, ou seja, os sindicalistas de plantão pouco esboçaram alguma reação…

  • NIVALDO

    Governo Renan Filho botou pocando nos funcionários públicos,sobretudo nos aposentados e pensionistas, e os sindicalistas do partido dos petralhas aceitaram calados, tá aí bando de babacas petistas apoiadores do Renan o que vocês queriam,engulam seco agora.

  • Celso

    Ricardo, o MP/AL pediu a suspensão em caráter liminar, do art. 14, II da Lei Complementar n° 52/2019, é não do art. 22 como dito na matéria.

  • Aposentada desesperada

    Muitas ações foram propostas no final de 2019 e o Tribunal de Justiça alagoano, sempre moroso, continua insensível e não pauta o julgamento dos diversos processos, levando milhares de servidores públicos aposentados e pensionistas ao desespero, porque obrigados ao extorsivo recolhimento de 14% dos seus parcos ganhos mensais. Dizia o grande Rui Barbosa que justiça atrasada não é justiça, senão injustiça manifesta e qualificada!

  • Contribuidor

    RENANZECO e Deputados, os aposentados e pensioneistas do governo de Alagoas, te aguardam nas URNAS.

  • Zé indignado ,

    Os sindicatos só foram atuantes até o dia que a esquerda chegou ao poder… Após é um cabide de emprego para os ” líderes” e seus familiares. Já Al previdência, foi do tamanho do desnaturado governador Renan Filho.

  • Contribuidor

    O Governo e a grande maioria da assembleia legislativa do estado.

  • Contribuidor

    A reforma da previdência na esfera federal estabeleceu um escalonamento de tarifas, conforme a renda, e o desconto só é aplicado nos valores recebidos acima do teto da previdência, atualmente em aproximadamente R$ 6106,00. Portanto, o Governador Renanzinho, que tem o apoio dos partidos de esquerda, inclusive de alguns sindicatos, implementou uma reforma desumana e além da que foi imposta aos servidores aposentados federais. Sem dúvida um desrespeito a todos aqueles que devotaram suas vidas profissionais na construção desse Estado. Lembremos, dessa situação nas próximas eleições!

  • Ailton

    A propósito, não nos esqueçamos que essa reforma maldita foi aprovada pelo nosso parlamento. Seu deputado aprovou essa crueldade. Portanto, os servidores, ativos e inativos, precisam responsabilizar toda essa corja no momento do voto! Banir da vida pu8esses abutres que só vêem seus interesses próprios.

  • Carlos

    É bom lembrar que foi unanimidade a votação. Davi Maia, cabo Bebeto e a quase deputada independente Jô Pereira, Bruno Toledo e o candidato dos deputados a prefeitura de Maceió, David Davino Filho…