Esta é a expectativa do secretário Fábio Farias, do Gabinete Civil, que coordena os Grupos de Trabalho setoriais, que estão elaborando os protocolos sanitários para que as empresas possam começar a reabrir.

Mas ele adverte: “A reabertura não será imediata.Teremos um período de transição, além de considerarmos cada situação individualmente. Alguns protocolos já estão bem adiantados, mas ainda serão submetidos a outras exigências”.

Farias aponta como principais condicionantes para a reabertura das atividades econômicas os indicadores científicos de Saúde Pública, a exemplo do avanço do contágio da Covid-19, a ocupação do número de leitos, inclusive de UTI, e a capacidade da rede hospitalar.

Resumo da ópera: a reabertura não deve ocorrer já a partir do dia 11, quando se encerra a vigência do atual decreto de isolamento social:

– O governo ainda pode estender as medidas por mais alguns dias, para que sejam feitos os ajustes necessários.

Isolamento social cai mais de 11% em Alagoas no início da semana
Covid-19: Marcelo Lavenére deixa UTI do Arthur Ramos após 63 dias
  • Luiz R S Filho

    É uma situação muito delicada, diferente de qualquer outra nesses últimos 100 anos pelo menos. Vale a pena ler este artigo/reportagem, vindo de organismo científico conceituado e renomado mundialmente – a Fundação Osvaldo Cruz. Muito se tem discutido/opinado/comentado a respeito do nosso agora e do futuro. Uma coisa é inquestionável: a vida é a coisa mais importante.

    https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/02/estados-anunciam-flexibilizacao-em-epoca-de-alta-circulacao-de-virus-respiratorios-apontam-series-historicas-da-fiocruz.ghtml

  • Há Lagoas

    Enquanto isso: 68% das famílias alagoanas estão inadimplentes e mais de 30% não conseguirão pagar as suas dívidas.
    Será que os indicadores científicos da saúde avaliam isso, ou a saúde mental dos mais pobres e necessitados não é levado em consideração?
    São perguntas que Renan – o Filho – precisa fazer, inclusive para continuar acalentando seus sonhos políticos.

    • Wendell

      Nunca ouvi falar de alguém que morresse a curto, médio ou longo prazo por não pagar suas dívidas. Mas estamos vendo diariamente pessoas perdendo a vida em questão de horas por causa da estupidez humana, uns colocam o dinheiro em primeiro lugar, outros o poder e muitos os dois, já a vida virou algo descartável, que só tem sentido se tiver um meio de sustento financeiro, do contrário, deixa morrer.

      • Há Lagoas

        Compreendo o seu ponto de vista, Wendell. Mas é preciso levar em consideração o pós-pandemia, e as mazelas sociais – que redundam na saúde – com relação aqueles que sobreviverem. E eu estou me referindo aos mais pobres, que amanha poderá ser um miserável. Lembrando sempre que o que define o remédio ou o veneno é a dose.

  • Fernando

    Há Lagoas, você diz que “68% das famílias alagoanas estão inadimplentes e mais de 30% não conseguirão pagar as suas dívidas”. E antes da pandemia também não era assim? Nosso problema vai muito além de “covids” e “Renans” e não é de hoje. Não estou dizendo que o que está acontecendo em nada tem influenciado, mas nunca vi a população geral tão preocupada com desemprego e inadimplência dos seus conterrâneos, que sempre foi alta.

    • Há Lagoas

      Infelizmente, parte da população brasileira é perdulária com suas finanças, mas posso afirmar que tem muito pai de família sem condições alguma de honrar os seus compromissos, até porque, o auxilio emergencial de R$ 600,00 reais não é para pagar conta. Na realidade, mal dá para alimentação.

  • James

    Só acho estranho porque falar em relaxamento agora seria um absurdo. Depois que o psicopata que está como presidente liberou dinheiro para os malandros,,,,, ou ,, governadores , tá tudo liberando a quarentena.

  • Wendell

    Já está decidido!
    Mesmo com a curva em franca ascensão, a quantidade de exames represados, a estimativa de um enorme número de assintomáticos disseminando o COVID-19 e a alta ocupação de leitos resultando num iminente colapso da saúde pública!
    A responsabilidade é do povo que acredita se tratar de uma gripezinha e do governador que agora se curva a vontade do empresariado! Agora é cada um por si e Deus por todos!

  • Consigliere Alagoano

    **

    Deve haver uma MEGA AÇÃO EDUCATIVA junto a POPULAÇÃO.

    A FLEXBILIZAÇÃO não é DESCUIDO da HIGIENE+MÁSCARAS+LAVAR AOS MÃOS.

    Isso deve ficar LATENTE na CABEÇA das PESSOAS, como um MANTRA

    **

  • Bebeto

    Ora , se há uma crescente dessa pandemia, porque estão querendo liberar agora ? Receberam dinheiro federal não tomaram nenhuma providências , então porque não deixaram as empresas funcionar desde o início.

  • Carlos Frederico

    Fred
    E ainda tem quem queira nos explicar o inesplicável! Infelizmente, esse protocolo deve ser para ingles ve

  • Carlos Frederico

    Fred
    ainda tem quem queira nos explicar o inexplicável! Infelizmente, esta comprovado que estes tais protocolos devem ser para inglês vê. Ou não!?

  • Sérgio Almeida

    É preciso, e é justo reconhecer, que o aumento do número de leitos, inclusive de UTI, e da capacidade da rede hospitalar foram ações importantes contra a Covid – 19 promovidas pelo Governo de Alagoas. Elas serão, sim, determinantes para a antecipação da reabertura das atividades econômicas em nosso Estado. Infelizmente, o viés político que permeia as discussões sobre tais ações impede alguns de reconhecer o relevante benefício por elas trazido.