O longo depoimento de Sérgio Moro, em sua despedida do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi até uma tentativa de apresentar os resultados obtidos na pasta durante o período em que ele esteve no comando.

Mas, ao fim e ao cabo, aquele que foi apresentado, ainda em novembro de 2018, como o superministro revelou-se tão somente um homem derrotado, humilhado e sem forças para continuar.

Bolsonaro conseguiu desconstruir o juiz que comandou a Lava-Jato – independentemente do valor jurídico e moral que se dê à operação -, tornando-o um espectro de homem público.

Alguns pontos do seu discurso merecem a consideração das autoridades que compõem os demais poderes:

– o presidente lhe revelou, disse Moro, que estava fazendo uma “interferência política” na Polícia Federal, o que não aconteceu em outros governos “com problemas”;

– que é mentira que a demissão do diretor-geral da PF tenha sido “a pedido”;

– que é mentira que ele tenha assinado o ato de exoneração do delegado federal Maurício Valeixo, publicado no D.O.;

– que é verdade que o presidente está preocupado com um inquérito que corre no STF (e que envolve o deputado Eduardo Bolsonaro), sobre as manifestações pró-golpe, da última semana;

– que é verdade que o presidente não o queria mais no Ministério da Justiça;

– que é verdade que quem assumir a pasta – e a direção da PF – o fará em obediência absoluta às vontades do presidente e família.

O que Moro não disse, e que fica claro, é que a tão propalada “nova política”, que levou Bolsonaro à presidência da República, com 57 milhões de votos, tem como modelo a prática dos velhos “coronéis” dos Sertões do Brasil, que sempre priorizaram a nomeação dos chefes de polícia locais, para seu absoluto controle sobre a população.

Se a turma que segue cega o presidente não entendeu o que o Moro disse, não há mais nada a dizer sobre ele.

Vamos ver, agora, qual o tamanho das instituições brasileiras.

(O próximo a cair deve ser o Posto Ipiranga.)

Bolsonaro revela uma qualidade de Moro: "Ele é antiarmamentista"
Deputado entrega ao MP documentos com denúncia sobre o Lacen
  • um ALAGOANO

    O Bolsonaro deu um tremendo tiro no pé, o Moro tem mais credibilidade que o Presidente e era o selo de qualidade do governo que apostou, e vai perder com certeza, na mesma repercussão na saída de Mandeta, mas comparar o Moro com o Mandeta é o mesmo que comparar um Fusca com uma BMW, plantou chuva e vai colher tempestade.

  • Marcelo Brabo

    Caro Ricardo, Rui Barbosa definiu tudo o que tá acontecendo, dizendo: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto“.

  • Antonio Moreira

    Curiosidades que se acha no google:

    Milícias(organizações criminosas) – Rio de Janeiro – Brasil- Planeta Terra.
    Tais grupos se mantêm com os recursos financeiros provenientes da extorsão da população e da exploração clandestina de gás, televisão a cabo, máquinas caça-níqueis, agiotagem, ágio sobre venda de imóveis, etc.

    Marielle Franco.
    Foi executada em 14/03/2018.

    15/02/2019 – “Eu posso cair. Caso isso aconteça, Bolsonaro cai junto!”
    Conversa de Gustavo “Bebiano” com um jornalista de Brasília.
    Morreu em 14/3/2020.

    Em 9/2/2020 – Miliciano Adriano da Nóbrega é morto em operação na Bahia – Ex-PM era ligado a Flávio Bolsonaro e apontado como chefe do Escritório do Crime, grupo investigado no caso Marielle Franco. Foragido há mais de um ano, ele morreu em troca de tiros com a polícia…

    Por onde anda Fabrício Queiroz?
    Em mensagem de áudio, o ex-PM Fabrício Queiroz, diz a um amigo, antes de uma cirurgia em março: “Valeu, valeu, meu irmãozão. Gratidão não prescreve, cara, não prescreve mesmo. Serei eternamente grato, entendeu?”. O amigo não está identificado no áudio. Mas Queiroz tem manifestado gratidão ao clã Bolsonaro seguidamente.
    //
    Uma brincadeira que disseram – Os 3 motivos da saída de Moro:
    1-Carlos
    2-Eduardo
    3-Flávio

    • Carlos

      Antônio Pereira, seu comentário comentários, podia ser dez e no entanto só por erro gravíssimo foi de não citar de quem foi quem matou o prefeito do PT, Celso Daniel. Então fica com zero.

      • APOSENTADO DO ESTADO

        Até aqui tem isso? O texto fala da porra do nove dedos? Deixa de doença, gado!

      • Antonio Moreira

        Professor Carlos, o ministro da educação Abraham Weintraub
        precisa de profissional como o Senhor para trabalhar no Enem(Exame Nacional do Ensino Médio). Que pena, a minha nota!

        • Carlos

          Com certeza um revisor de texto na minha assessoria. Já o cargo no ministério da educação, acho o senhor melhor qualificado. É um assunto que incomoda muito os petistas é o assassinato do prefeito Celso Daniel do PT. Desculpa se fui indelicado .

      • Jovem Eleitor

        O bom, Carlos, é que agora o Bolsonaro é presidente, logo, é chefe da Polícia Federal (como ele gosta de dizer, a caneta é dele). E ele vai cair em cima da corrupção e quebra o PT investigando a morte do Celso Daniel ….. ou não ….. Infelizmente Bolsonaro está ocupado tentando aparelhar a PF para salvar os filhos da cadeia.
        Enquanto isso, o gado continua mugindo a mesma ladainha de sempre, sem comprovação.

  • Modido do poico

    Antes meu fone só vivia cheiroso e limpo , pois só se falava e recebia áudios e notícias da lava jato…Depois , nas eleições de 2018 , só se falava em Lula e Bolsonaro. Depois esqueceram Lula, e só dava Bolsonaro .
    Passou.se o tempo , e meu fone passou a tossir…, pois só se fala e recebe mensagem, no que toca o corona vírus e etc…. Agora pode anotar, daqui a uma SEMAMA , o covid 19 será esquecido, e só aparecerá com as investigações das compras super faturadas….. Agora a BOLA VEZ , são as eleições deste ano, e até 2022, é a candidatura de Sérgio Moro a presidência… Pode anotar Ricardo, daqui para frente a conversa será essa. Adeus COVID 19 !

  • Vítor

    Quem pagou pra ver, viu… taí!!!! Só faltou Lampião.

  • Aderval Viana

    Caro Ricardo Mota,
    Acredito que o Presidente Bolssonaro já cumpriu o seu papel, que foi o de naquele momento da eleição ser o candidato que melhor incorporou o anti-PT, mas no decorrer do seu Governo, temos verificado uma falta de equilíbrio emocional nas suas entrevistas e ações, diante dos graves problemas que um Chefe de Estado tem de conviver e encontrar as melhores soluções, a cada dia que passa, tenho mais convicção de que se aproxima a hora do Vice-Presidente General Hamilton Mourão, assumir o destino desta grande Nação, pois nota-se claramente que é uma pessoa equilibrada e preparada intelectualmente, e tem vários pré-requisitos que somam e o ajudam no cumprimento desta Grande Missão. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

    • Leni

      Senhor Aderval nao existia candidato antiPT e sim AntiSucessor de Lula! Pois se não houvesse o Golpe pra tirar Lula da Eleição poderia juntar Bozo, Moro, Guedes e até Huck que não tiraria a Eleição de Inacio Lula da Silva! Coloque na sua cabeça que Lula só perderia Eleição pra qualquer candidato do Brasil ou sendo Preso ou Morrendo! Se queria um candidato AntPT teve varios e com experiência em Administração: Meireles, Alckmin, Ciro e outros! Mais escolheram o Pior Para administrar o Brasil, um Cara que 30 anos na Política nunca protocolou um Projeto! Eleito com o discurso de acabar com o toma lá, dá cá, o seu presidente se aproxima de lideranças do Centrão, algumas acusadas de corrupção, para oferecer cargos em troca de apoio ainda estaria disposto a entregar a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ao PSD; a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Secretaria de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, ao Republicanos; e o Banco do Nordeste e a Secretaria de Vigilância em Saúde, ao PL. Depois que acontecer o Impeachment quero ver se vão chamar de GOLPE os eleitores do AntiPT!

      • Carlos

        Olá Leni, só pra lembrar o ex – presidente Lula lá, no congresso como parlamentar tem uma coisa em comum com o Bolsonaro, Também nunca protocolou um projeto.

  • Há Lagoas

    Pelo andar da carruagem, Bolsonaro precisa “nascer de novo” para manter e se reeleger novamente!
    E o ex-ministro Moro que tinha por objetivo alcançar as estrelas, lhe tirada a chance de ser ministro do STF, sairá candidato ao Planalto. Afinal, o sonho não acabou.
    Ficando imaginando os calafrios de Lula…
    Em 2022, no segundo turno teremos Dória e Moro, no salve-se quem puder.

  • Maria Betânia Carvalho

    Que bela jogada de “mestre”, no meio à uma epidemia um Ministro pede Demissão, se o Covid19 ainda não ganhou essa guerra os próximos dias serão decisivos para “morrer” ou” viver”.

  • Edi

    A máscara do Bolsonaro está caindo aos poucos.

  • De Lima

    Não há julgamento justo quando se julga ouvindo só uma das partes.

  • Carlos

    Já tem um forte candidato a presidente é ele Sérgio Moto!

  • um ALAGOANO

    O Presidente apostava que o Moro não tinha essa coragem e deu no que deu.