Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro sentiu o peso da pancadaria virtual de uma parcela do seu eleitorado de 2018.

Ele baqueou, a princípio, mas “descobriu” o que parece óbvio, a este altura: o vilão das populações do mundo inteiro neste momento, o coronavírus, pode ser um aliado político para ele.

Seus discursos e mensagens nas redes, nos últimos dias, mostram que sua tropa está sendo mobilizada pela fé de que a pandemia é apenas uma “gripezinha”.

Os bolsonaristas – que já existiam antes de Bolsonaro – retomaram sua frente de luta no teatro de guerra: as redes sociais.

Por óbvio, o presidente sabe lidar com essa turma, e está, mais uma vez, tentando replicar no mundo real a sua ruidosa comunidade virtual.

Por esses dias, tenho recebido vários comentários com o mesmo conteúdo, praticamente, agressivos e sem nenhuma proposta de reflexão.

É uma mobilização permanente, de estado de guerra. Exatamente como o comandante/capitão gosta e sabe fazer.

Tomara, sinceramente, que ninguém da tropa da “gripezinha” seja vítima do coronavírus.

Mas que se preservem aqueles que confiam na ciência e na sensatez.

(Sugiro a leitura de Ensaio sobre a cegueira, de Saramago, e Nêmesis, de Philip Roth – dois livraços.)

Governadores e prefeitos preferem a voz da Ciência ao barulho do Planalto
Governador precisa dizer se aposentado vai pagar 14% ao AL Previdência na crise
  • JEu

    Que tal ler o Evangelho, RM? Um livraço…!!! o maior best seller do mundo… ainda sugiro (novamente…) a leitura de PSI Quântico, de Hernani Guimarães… e mais, é gratuito na internet… e quanto ao Bolsonaro fazer do coronavírus um aliado político isso é uma grande tolice… afinal, o que sempre disse foi: não tem motivo para pânico ou histeria… e que, se é preciso cuidar da saúde, também é preciso cuidar do emprego e da renda… afinal, todos precisam comer e comprar remédios… por isso fico com Jesus que afirmou: “deixe-os, pois não desejam enxergar”… ou seja, o pior cego é o que não quer enxergar… ou que só deseja ver o que lhe interessa… se há falhas, essas existem de todos os lados… afinal, medidas precisam ser adotadas… agora, medidas exageradas não ajudam, só prejudicam mais ainda… e mais, se fossem tomadas só com o objetivo de proteger o povo seria uma coisa, porém, o que se vê é o “uso politiqueiro” da situação para atacar o Bolsonaro… então, quem é que está usando o coronavírus como base política?!!! sejamos mais justos… PS: também desejo que vc não seja atingido pela praga… porém, em tudo, devemos nos sujeitar às Leis Divinas…

    • ROBERTO PAIVA

      JEU
      ¨ NÃO HÁ MAL QUE DURE PARA SEMPRE¨.

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      O evangelho, caro JEu … com todo o respeito à minha FÉ cristã, ‘mig@:
      os EVANGELHOS – são 4 no plural – Vc lé, com quantas qualidades de FÉ, sujeito?
      – Quase que só propaga FEZES, rapaz!

      # Pula no esgoto e nada acontece? … – ‘táQpariU!
      – Brasil tem + de 300 mil internações por ano
      por doenças causadas por falta de saneamento. [BBC News, Londres], 27mar20
      https://www.bbc.com/portuguese/geral-52067247

      De fato, os + de 100 lívros da Bíblia, e a ½ dúzia de relatos EVANGÉLICOS milenares,
      são textos FANTÁSTICOS – poéticos e de livre interpretação – são d’outros tempos.

      Dos tempos do SARAMPO e catapora SEM vacina, lembras? … – Pois Éééé!

      As melhores VACINA contra mentiras de quase-BANDIDOS e pós-milicianos,
      são as PROVAS do que se diz impondo respeito perante aliadXs e adversáriXs!

      O que esse maluco CRIMINOSO nunca fez na vida, gasta em parte n’inferninhos lotados de carnes PAGAS.
      # Um maníaco do ódio é só FUÁ de mariposa em cabaré SEM amor!
      – Miliciano, ASSASSINO … – Gritam pessoas nas JANELAS de SPaulo e Rio: xô satanás! [27mar20], 20h50
      https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/03/27/cidades-registram-mais-panelacos-e-gritos-de-fora-bolsonaro.htm

      ½

      • JEu

        Discordo, amigo Sertanejo… o Evangelho é um só, pois só tem uma única fonte: Jesus… agora, os narradores são quatro: João, Marcos, Mateus e Lucas… um grande abraço cristão…

      • JEu

        Complementando: e temos, nos tempos atuais, mais uma narração do Evangelho de Jesus: O Evangelho Segundo o Espiritismo… só para constar…

  • JUNIOR

    acho não

  • Alagoano T

    Verdade Ricardo, ele e todos os outros políticos! E quem precisa trabalhar para viver tem que passar necessidade obedecendo a estes mesmo políticos e, mais uma vez, sendo massa de manobra dessas lastimas. Já perceberam que quem está dando as ordens na restrição não serão afetadas por elas? Podem esperar a convulsão social a partir da semana que vem, ninguém vai ver sua vida desmoronar e obedecer a esses desmoralizados.

  • Mário

    O que adianta culpar A, B ou C de usar a pandemia politicamente? É histórico alguns políticos usarem a desgraça do povo para angariar votos. É lamentável presenciar o fomento de desunião, intolerância, radicalismo e outras mazelas por boa parte da imprensa. A nação doente e alguns fazendo panelaço, ele não, ele sim, impeachment, etc. Pergunto: o vírus vai acabar ou vai tomar partido? Do jeito que as demandas são tratadas no Brasil, tenho receio de tempos sombrios. Triste realidade.

    • ROBERTO PAIVA

      MÁRIO
      COM CERTEZA ELE TENTA PROVOCAR A VOLTA DESTES TEMPOS SOMBRIOS.
      MAS, AS LIDERANÇAS DO PODER LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, JÁ PERCEBERAM
      A ARMADILHA.
      TODOS TÃO AGINDO COM CAUTELA E MUITO EQUILÍBRIO.
      DE ONTEM E HOJE O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL CONSEGUIU
      VITÓRIAS IMPORTANTES SOBRE O DECRETO.
      O BRASIL NÃO PODE PARAR.
      MILÃO NÃO PODE PARAR . RESULTOU ATÉ AGORA EM MAIS DE 5 MIL MORTES.

  • Antonio Moreira

    O teimoso do Faraó II é a favor de manter igrejas abertas. São os fieis que estão sentindo falta da igreja? Isso já faz um tempinho -> Uma mulher era rebocada por 2 homens e eles me pediram socorro. No meu carro, prontamente peguei o destino do Pronto Socorro-Trapiche. Já tinha andado um bocado e eles disseram que ela precisava ficar na igreja quadrangular(Prado ou trapiche?) pois ali ela tinha o “remédio” que precisava… Confesso que fiquei mordido do porco, mas logo entendi, se ali ela encontrava a solução do problema dela então era menos um doente na emergência. Minha gente, deixei de almoçar e eu tinha outros compromissos, mas a vida não pode esperar…

  • Carlos

    Exatamente já o PT ,usa o coronavirus como aliado pra derrubar o presidente o quanto pior melhor. Sempre foi assim no mundo a oposição quer que o governo de ferre e o povo para assumir.

  • CLAUDIO FRIAS BRAGA

    Querido Ricardo Mota, parabéns por suas sabias palavras. Sou micro empresário e tenho apenas seis funcionários, (já foram nove) e votei nos dois turnos neste cidadão Jair Messias. Mas usando a sabedoria do grande mestre Jesus em relação a Maria Madelena, atire a primeira pedra aquele que nunca errou. Foi uma escolha que fiz para meu Brasil na época tão sofrido pela decepção com Luiz Inácio. Bom, agora é tarde ou talvez não e sei que muitos vão me odiar pelo meu desafeto com esse mentecapto e sem noção.
    Estou sem saber como pagar minha valiosa equipe, são eles que através de seu esforço fazem com que minha empresa tenha o reconhecimento no mercado a 16 anos. Porém, jamais me manifestaria contra a razão e a logica. Levem para passear na Itália, Estados Unidos, Espanha e demais regiões esses empresários que querem abrir o comercio. Eles farão com que apenas as funerárias lucrem com essa estupida reivindicação. Estou sofrendo? Sim, estou, más ainda me sobra consciência e acima de tudo amor por meus semelhantes. Desejo a você saúde e paz e em nossa juventude tive o imenso prazer de conviver com sua amável pessoa.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Com ou sem defluxo ou estilicídio, os esquerdistas de esquerda e à esquerda ou convictos escarlates (particularmente os petistas) são típicos e autênticos “socialistas-sinceros”:
      “Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer”- Nelson Rodrigues.
      Bem por isso, sendo incapazes de entender os porquês dos processos, julgamentos, sentenças de condenações e prisões do deca-réu (ora solto pelo STF) imaginem-se ler, entender e compreender, por exemplo, os projetos de reformas trabalhista e previdenciária ou o pacote anticrime, especialmente, in caso, às acres, sarcásticas, sagazes e mordazes ou irônicas palavras do Presidente – eLLes foram “educados pelo método de Paulo Freire: passavam de ano e série mesmo sem saber nada de nada”.

      Vamos relembrar: os adjetivos diminutivos “gripezinha” ou “resfriadinho” ditos e expressos clara, voluntária, serena, tranquila, manifesta e espontaneamente pelo global “dotô-abraçador-de-trans”; lembram disso? 😉 (y) :O ????????????????????

      Todavia, “A Esquerda Pirou!! Bolsonaro Sobre Globo e Corona-vírus: “Eu Seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou um resfriadinho” – (Sic.) Salve Dráuzio! 😉

      Ainda dizem que esse cara não é um MITO: simplesmente, numa mera tuitada, fez toda a esquerda passar a AMAR aos velhinhos e às pobres pessoas, de rua e nas ruas; coisas que jamais fizeram! Inclusive, “o SUS era coisa de dá inveja no OBAMA”! Por isso, não fizeram mais hospitais, preferiram e priorizaram às “olimpíadas, pan-americanos e copa das copas, padrão FIFA”.

      Podemos inferir que, antes de 01 de janeiro de 2019, não havia imprensa nem jornalistas zelosos, cuidados e preocupadíssimos com a saúde e a vida dos brasileiros senis ou anciões, pois nunca precisou nem precisava de lei para que os respeitassem…

      O tal Covid-19 cruel assassino sanguinário invisível REDUZIU ou evitou os assassinatos, roubos, furtos, estupros e ninguém morria de nenhuma outra doença: ISOLA as famílias (o confinamento residencial não propicia nem propaga o contágio, nas casas; só nos ambientes confinados dos presídios, penitenciárias ou casas de detenção os contaminaria; por isso querem SOLTAR a todos os seus “inquilinos”) nem há aglomerações nas redações das NEWS: são imunes ao letal vírus; notaram isso?
      – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2020/03/gripezinha-e-resfriadinho-do-doto-da.html
      Abr
      *JG
      ??????????????? #AliançaPeloBrasil #B38 #Jair38 #Presidente38 ?????????????? #BolsonaroDay #BolsonaroForEver #Bolsonaro2022 #PresidenteBolsonaroDia15 #BolsonaroTemRazão #EuApoioBolsonaro #BolsonaroReeleito #MaiaNaCadeiaJá #Pln4Não #Pln4Nunca #CadeiaNoRodrigoMaia #EuQueroMaiaNaCadeiaJá #DóriaTraidor #DóriaInconfidenteGolpista #DóriaChantagistaComunista #CadeiaNesseDóriaCanalha ????????????????? #JáDeixeiDeCurtirEdeSeguirJanaínaPaschoalSim #JanaínaTraíra #DeixemDeCurtirEdeSeguirJanaínaPaschoal #ForaCaiadoTraíra #CaiadoTraidor #CaiadoCompradoPelaChinaComuista #CiadoVendido #CaiadoComunista #CaiadoCapachoDeDória #VERA500K #VeraPlayMobil500k #VeraMais500k #VeraMagalhães500K #ForaBandLixo #ForaGloboLixo #ForaCNNComunistaLixo

    • Ângelo

      Claudio Frias Braga,

      Meus parabéns por tamanha sensatez, equilíbrio e humanidade nesse TRISTE MOMENTO por qual toda humanidade tem sofrido, o mundo precisa de mais pessoas assim.

    • jezualdo

      Parabéns pela atitude e tente colocar o nome da sua empresa nas redes sociais pra tentar conseguir fazer sua empresa crescer. Quanto ao maluco, nada que seja ruim dura para sempre. Deus abençoe sua vida e sua empresa.

    • Diego

      Parabéns pela lucidez, Cláudio!

  • Guito

    Nada haver!!!

  • ROBERTO PAIVA

    RICARDO
    NO DIA 09 DE MARÇO O BANCO CENTRAL COM A AUTORIZAÇÃO DO
    MINISTRO PAULO GUEDES VENDEU USS 3,5 BILHÕES DE DÓLARES,
    PARA EQUILIBRAR O SISTEMA DEVIDO À QUEDA DOS PREÇOS DO
    PETRÓLEO.
    MAS, AINDA ASSIM O BRASIL POSSUI UM VALOR MUITO ELEVADO
    DE RESERVAS SÃO: USS 356,9 BILHÕES .
    TRÊS VEZES MAIS QUE AS RESERVAS DA INDIA.
    RETIRA 50 BILHÕES E INVESTE EM EQUIPAMENTOS HOSPITALARES
    E COMIDA PARA A POPULAÇÃO MAIS CARENTE.
    O CARA QUEBRADO AOS POUCOS ELE PODE SE RECUPERAR.
    MAS SE MORRER DANÇOU.

  • Jorge

    como os EUA acharam o cara deles q foi o Obama nos achamos o nosso Jair Messias Bolsonaro o cara

  • Lion

    Só li até “os bolsonaristas existiam antes de Bolsonaro…” Como escrever bem puxando sempre a narrativa para um só lado?

  • Pedro

    O corona é o grande aliado do bozo, quanto mais idodos perderem a vida, melhor para Previdência e Ótimo para o ego do louco, que está ficando completamente isolado. Acho que ele cai antes do mes de Santana.